Início » Antivírus e Segurança » Você também pode ser espionado pelo fone de ouvido

Você também pode ser espionado pelo fone de ouvido

Mesmo que ele não tenha microfone integrado

Paulo Higa Por

Você deve ter visto algumas técnicas para evitar espionagem, como tampar o microfone do notebook e colocar uma fita adesiva sobre a webcam — isso é feito, ironicamente, por pessoas como Mark Zuckerberg. Mas pouca gente lembra de outro dispositivo que pode ser utilizado para ouvir suas conversas: o fone de ouvido. Mesmo que ele não tenha microfone integrado.

fone-ouvido-espionagem

A ideia é simples: a maioria dos fones de ouvido tem pequenas membranas. Seu computador envia sinais elétricos pelo fio, e as membranas vibram para transformá-los em ondas sonoras. No entanto, isso pode ser invertido: se você já conectou um fone de ouvido por engano na entrada de áudio do PC, percebeu que ainda era possível captar som, porque a vibração das membranas era transformada pelo computador.

Pois bem: pesquisadores da Universidade Ben-Gurion do Negev, em Israel, criaram um malware experimental que consegue alterar as configurações de placas de som da Realtek — que muito provavelmente é a fabricante da sua placa. Eles demonstraram que é possível fazer a saída de áudio funcionar como uma entrada, transformando um fone de ouvido em microfone e permitindo que uma pessoa mal intencionada ouça suas conversas.

Segundo a Wired, os pesquisadores conseguiram ouvir conversas gravadas a seis metros de distância por meio de um fone de ouvido da Sennheiser. Essas gravações, claro, também podem ser comprimidas e transmitidas pela internet. Então, de posse de alguma fala constrangedora sua, um hacker pode te ameaçar e pedir que você cometa crimes, o que é muito Black M… ok, não. Mas a ameaça é real.

Talvez isso seja muito paranoico, mas, se você é uma pessoa que tampa a webcam e o microfone, lembre-se de desconectar seu fone de ouvido também.

Mais sobre: ,