Início » Computador » Você ainda tem computador?

Você ainda tem computador?

O número de domicílios com PCs no Brasil caiu pela primeira vez na história

Paulo Higa Por

Novos tempos: pela primeira vez na história, o número de residências com PCs diminuiu no Brasil. A informação é do IBGE, que publicou nesta sexta-feira (25) os resultados da PNAD 2015 (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios). Entre 2014 e 2015, a quantidade de casas com PCs caiu 3,4%, mesmo com o aumento do número de moradores com acesso à internet.

pc-velho-bege

É um reflexo da mudança na forma como acessamos a internet: estamos deixando de lado os desktops e notebooks para, cada vez mais, navegarmos pelo celular. Aqui no Tecnoblog, a maioria dos acessos (50,97%) se deu pelo smartphone nos últimos 30 dias, contra 46,80% de computadores e 2,23% de tablets. No Facebookmais de 90% dos usuários ativos acessam a rede social por dispositivos móveis.

Um dado curioso é que o número de domicílios sem computador aumentou já em 2014, indicando a redução no interesse dos brasileiros por essas máquinas complexas, com teclado físico, tela grande e ventoinhas que ficam fazendo barulho quando você exige mais do processador.

A mudança do computador para o móvel fica mais claro quando vemos a quantidade de pessoas que acessaram a internet nos últimos três meses. Em 2014, pela primeira vez, o número de brasileiros conectados ultrapassou os que não estavam conectados, representando 54,4% da população. Em 2015, essa taxa subiu para 57,5%, o que significa que já somos mais de 102 milhões de brasileiros por aqui.

Vale lembrar que o IBGE considera apenas as pessoas com mais de 10 anos de idade no número de brasileiros conectados à internet, então aquele seu sobrinho que acessa o YouTube com o smartphone nas costas não está sendo considerado — ou seja, a quantidade pode ser ligeiramente maior. O acesso à internet é maior na faixa de 15 a 17 anos (82,0% estão conectados) e 18 ou 19 anos (82,9%).

E, surpreendendo um total de zero pessoas, o Brasil está cada vez mais móvel também nas ligações. A quantidade de telefones (celulares ou fixos) vem aumentando nos últimos anos, mas só por causa dos celulares — o número de residências com ambas as tecnologias está estagnado desde 2008, enquanto a porcentagem de casas que contam apenas com fixo só cai.

Você ainda tem computador? Que coisa antiga.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

NIVALDO EMILIO
Eu usava antigamente apenas PCs (meu último PC usava uma CPU i7-4770K com 4 núcleos e 8 threads e 8GB RAM, que eu me recorde com barramento 1600). Pois bem, hoje uso um MacBook Pro 2009 13 (Mid) que tem a seguinte configuração: CPU Intel Core 2 Duo P8700 2,53GHz 3MB RAM 4GB DDR3-1067 (não sei a fabricante) HDD WD 500GB 5400rpm GPU NVIDIA GeForce 9400M 256MB Pois bem, a diferença que eu senti que perdi em relação ao processamento eu imaginava que seria absurda, mas não, foi "grande", isso me levou a crer que o OS X, hoje macOS, tem uma melhor interação hardware-software, sendo que entrei em contato com a Apple e me informaram que o OS X, atual macOS é feito de uma forma diferente, assimilando informações diferente do Windows. Eu, de certa forma, para música sai ganhando com este MacBook usado, por que?
Ganbah

Entendo, Paulo. Tudo isso que você citou é verdade se você passa algum tempo do dia usando um PC pra fazer tudo isso. Mas não vejo como pode ser confortável pra alguém que não "vive no PC". Não é todo mundo do "povão" (como você chama) que precisa ou quer ficar na frente de um PC. Poder fazer tudo isso sem precisar sair da frente da TV, da mesa do jantar, da cama, da rede, do ônibus, do banco da praça, da fila do mercado... será menos confortável do que um teclado e mouse?

cristiano
Entendo, Paulo. Tudo isso que você sitou é verdade se você passa algum tempo do dia usando um PC pra fazer tudo isso. Mas não vejo como pode ser confortável pra alguém que não "vive no PC". Não é todo mundo do "povão" (como você chama) que precisa ou quer ficar na frente de um PC. Poder fazer tudo isso sem precisar sair da frente da TV, da mesa do jantar, da cama, da rede, do ônibus, do banco da praça, da fila do mercado... será menos confortável do que um teclado e mouse?
Paulo

Quais serviços? Quando o programa é pra Android, instalo através do Nox App Player.
É um "smartphone" dentro do Windows.
Não tenho smartphone e uso o Whatsapp.

Paulo
Quais serviços? Quando o programa é pra Android, instalo através do Nox App Player. É um "smartphone" dentro do Windows. Não tenho smartphone e uso o Whatsapp.
Paulo

Confortável visualmente ao abrir um site. Uma tela de 17-20 polegadas mostra muito mais conteúdo do que uma telinha de tablet que além de menor, exige várias "dedadas" pra cima e pra baixo pra mostrar mais conteúdo.
Confortável ao digitar um texto, seja num email, seja no whatsapp em emulador de android, seja ao comentar em fóruns, em seção de comentários do Youtube etc. Eu adoro expor minhas opiniões por escrito e seria muito complicado fazer isso com uma telinha e em teclados "virtuais".
Confortável ao digitar, pois um teclado de desktop é grande, espaçoso.
Confortável pra salvar fotos e editar, aliado ao tamanho da tela. A maioria dos programas de edição são criados pra desktop/notebook.
Confortável pra imprimir documentos e uma série de vantagens.

Mas entendo que o povão em geral adora smartphone porque se satisfaz com o básico. Não precisa de muitas ferramentas.

Paulo
Confortável visualmente ao abrir um site. Uma tela de 17-20 polegadas mostra muito mais conteúdo do que uma telinha de tablet que além de menor, exige várias "dedadas" pra cima e pra baixo pra mostrar mais conteúdo. Confortável ao digitar um texto, seja num email, seja no whatsapp em emulador de android, seja ao comentar em fóruns, em seção de comentários do Youtube etc. Eu adoro expor minhas opiniões por escrito e seria muito complicado fazer isso com uma telinha e em teclados "virtuais". Confortável ao digitar, pois um teclado de desktop é grande, espaçoso. Confortável pra salvar fotos e editar, aliado ao tamanho da tela. A maioria dos programas de edição são criados pra desktop/notebook. Confortável pra imprimir documentos e uma série de vantagens. Mas entendo que o povão em geral adora smartphone porque se satisfaz com o básico. Não precisa de muitas ferramentas.
Tatiani Coimbra

O smartphone ajuda em vários momentos quando há um problema no PC por exemplo. Mas nada substitui o PC e o Notebook quando o assunto é estudar e se divertir em tela grande.

Tatiani Coimbra
O smartphone ajuda em vários momentos quando há um problema no PC por exemplo. Mas nada substitui o PC e o Notebook quando o assunto é estudar e se divertir em tela grande.
Fábio Schneider da Silva

Aqui a mesma coisa... além da conta de energia agradecer!

Fábio Schneider da Silva
Aqui a mesma coisa... além da conta de energia agradecer!
Raimar Lunardi

Ridículo achar que computador é coisa antiga...

celular com tela pequena é detestável, só quebra o galho...

jogar? bons novos jogos, só no PC...

PC custa 1/3 de um note com mesma velocidade... questão de lógica...

Usar tela de 40", :D

Você não tem PC? que pena!

Raimar Lunardi
Ridículo achar que computador é coisa antiga... celular com tela pequena é detestável, só quebra o galho... jogar? bons novos jogos, só no PC... PC custa 1/3 de um note com mesma velocidade... questão de lógica... Usar tela de 40", :D Você não tem PC? que pena!
Emerson Bastos

Sou do grupo dos desktops survival também!. Montei um desktop hexacore novo parrudo substituindo meu antigo quad core para poder trabalhar, o notebook so tem a comodidade de poder levar o trabalho para algum lugar para demonstrar etc. Acredito que o PC que esta sendo substituido é so aquele do usuário comum onde os smartphones fazem esse papal (e até fazem e recebem ligação!) do mais concordo com a opinião de todos aqui....

Emerson Bastos
Sou do grupo dos desktops survival também!. Montei um desktop hexacore novo parrudo substituindo meu antigo quad core para poder trabalhar, o notebook so tem a comodidade de poder levar o trabalho para algum lugar para demonstrar etc. Acredito que o PC que esta sendo substituido é so aquele do usuário comum onde os smartphones fazem esse papal (e até fazem e recebem ligação!) do mais concordo com a opinião de todos aqui....
Exibir mais comentários