Início » Celular » Classe 10, UHS-I, U1 e A1: o que significam as letrinhas nas especificações do microSD

Classe 10, UHS-I, U1 e A1: o que significam as letrinhas nas especificações do microSD

Classe 10, UHS-I, U1 e A1: saiba o que significam as letrinhas nas especificações dos cartões microSD usados em câmeras e celulares

Paulo Higa Por
TB Responde

Muita gente sabe que é importante dar uma olhada nas especificações do microSD antes de comprar um: se ele for lento, pode causar problemas de desempenho no smartphone em que for instalado. Mas pouca gente entende o que a sopa de letrinhas significa. E tem coisa nova: a SD Association lançou um símbolo novo, o A1, para certificar os cartões de memória que oferecem boa velocidade em execução de apps.

Vamos entender?

microsd-sd-card-cartao-memoria

O básico: classe de velocidade

kingston-class-4-microsd

O número mais conhecido é a classe de velocidade — o termo Classe 10 é impresso aos quatro cantos para mostrar que aquele SD tem uma performance decente (o que nem sempre é verdade). Ele determina a velocidade mínima de gravação sequencial, ou seja, a taxa de transferência garantida no pior cenário.

Isso é importante para aplicações como filmagem, por exemplo. Se você estiver gravando vídeo num formato com bitrate de 40 Mb/s (ou seja, 5 megabytes por segundo), um Classe 4 provavelmente não dará conta do recado, já que ele foi projetado para garantir um mínimo de apenas 4 MB/s.

Em resumo:

  • Classe 2: 2 MB/s de velocidade de gravação sequencial mínima;
  • Classe 4: 4 MB/s de velocidade de gravação sequencial mínima;
  • Classe 6: 6 MB/s de velocidade de gravação sequencial mínima;
  • Classe 10: 10 MB/s de velocidade de gravação sequencial mínima.

Os cartões mais modernos: U1 e U3

Nos cartões mais novos (e caros), você encontrará outro número, o UHS (Ultra High Speed). Existem apenas duas opções:

sandisk-uhs-1

  • UHS 1 (U1): 10 MB/s de velocidade de gravação sequencial mínima;
  • UHS 3 (U3): 30 MB/s de velocidade de gravação sequencial mínima.

Mas espere: se U1 e Classe 10 garantem a mesma velocidade, por que eles têm nomes diferentes? É agora que a coisa começa a ficar legal.

O barramento: Normal, High, UHS-I e UHS-II

Existem quatro tipos de barramentos, utilizados dependendo da classe de velocidade do SD. Eles determinam a velocidade máxima na qual o cartão de memória vai se comunicar com o gadget — ou seja, não importa se a fabricante colocar uma memória de altíssima qualidade no microSD; a taxa de leitura ou escrita ficará limitada pela interface.

São eles:

  • Normal Speed: 12,5 MB/s de taxa de transferência máxima;
  • High Speed: 25 MB/s de taxa de transferência máxima;
  • UHS-I: 50 MB/s ou 104 MB/s de taxa de transferência máxima;
  • UHS-II: 156 MB/s ou 312 MB/s de taxa de transferência máxima.

E as classes de velocidade estão atreladas ao barramento, portanto:

  • Normal Speed: mínimo exigido em cartões Classe 2, 4 e 6;
  • High Speed: mínimo exigido em cartões Classe 10;
  • UHS-I e UHS-II: exigidos em cartões UHS 1 ou UHS 3 (sim, é confuso, culpe a SD Association).

É UHS-II, mas é UHS 3

É UHS-II, mas é UHS 3

Assim, um microSD Classe 10 padrão poderá chegar a no máximo 25 MB/s de leitura e gravação, mas se ele tiver barramento UHS-I, tem potencial para ser até quatro vezes mais rápido. Não é pouca coisa.

Visualmente, você pode diferenciar os caríssimos SD UHS-II do resto olhando para os contatos do cartão de memória:

uhs-ii-contatos-sd

App Performance Class

As velocidades sequenciais são úteis para fotografia ou filmagem, mas elas fazem pouco sentido quando o cartão é utilizado para armazenar dados de aplicativos — normalmente, os softwares leem ou gravam uma penca de dados minúsculos por segundo, não um único dado grande.

Por isso, os novos microSD poderão ter um selo que indica o desempenho do cartão de memória na execução de aplicativos, o App Class Performance. Há apenas uma classe por enquanto:

sd-a1

  • A1: 10 MB/s de velocidade de gravação sequencial, 1.000 IOPS (operações de entrada e saída por segundo) aleatórios de leitura e 500 IOPS aleatórios de escrita mínimos.

Além da velocidade sequencial, entram em cena os IOPS, que definem o número de operações por segundo que o microSD consegue realizar.

Eu acho estranho o baixo conhecimento dessa especificação, mesmo entre o público que acompanha tecnologia, porque ela é justamente o que distancia os HDs dos SSDs. Um disco rígido de 7.200 RPM de boa qualidade consegue algo perto de 100 IOPS, mas um SSD basicão, como o Samsung 750 EVO, atinge 88.000 (!) IOPS aleatórios de escrita. É por isso que o boot do sistema operacional e a abertura de programas ficam absurdamente mais rápidos com SSD (e não por causa das velocidades em MB/s).

O A1 se tornou ainda mais importante com o Android 6.0 Marshmallow, que permite utilizar um cartão de memória como complemento do armazenamento interno. Um microSD Classe 10 ou mesmo U1 pode até ser rápido para gravar um arquivo, mas aguentar poucas operações de leitura e escrita por segundo, o que vai causar lentidão no aparelho se você utilizá-lo para guardar aplicativos. A nova especificação vai facilitar a diferenciação entre os SD bons e ruins.

E se você ficou curioso para descobrir a agilidade do seu microSD ou armazenamento interno, dá uma olhada no AndroidBench, um benchmark de memória para Android — selecione a partição nas configurações e rode o teste Micro.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Ana Claudia Kuroce

Higa, por favor me ajude. Meu marido tem um S9+ e quer expandir a memória. Qual o melhor cartão ele deve adquirir?

arquibaldo epaminondas

Esclarecedora matéria, parabéns.

Ressalto que no site da SanDisk há uma tabela indicando em quais modelos e respectivas capacidades esses códigos estão presentes e, o A1 aparece no campo de velocidade de vídeo - não menciona execução de aplicativos. (https://www.sandisk.com/hom...
Comprei um micro SD com A1 após ler esta matéria.
Obrigado.

Walter L. M. P. Neto

Vendo os reviews e comentários de quem comprou. Procure um vendedor com mais de 4 estrelas. Filtre por "pedidos", para que apareça por primeiro o que foi mais comprado. Aí você saberá de qual vendedor comprar.

Léo Walk

Materia espetacular!!! Sempre que tenho dúvidas sobre este assunto, volto aqui pra reler. Valeu!!!

criniu

Mais fácil entender aqui https://www.sdcard.org/deve... . Achei confuso a matéria e usa "UHS" para denominar "UHS Speed Class".

Jonas Almeida

Tenta nessa loja aqui: https://www.payship.com.br/...

Jonas Almeida
Dinho Braga

Olá jordane td bem?
Primeiro precisa ver quanto de espaço vc quer (dentro do que vc quer pagar) seu celular funciona até 256gb. "segundo especificações do site da Samsung"

Quer uma ótima opção custo benefício?
Compra um sandisk 64gb (de cor vermelha)
Importante tem que ser CLASSE 10.
Vc vai conhecer pela letra 10 dentro de um "C"
Ou pela número 1 dentro de um "U".
O preço eh por volta de 120 reais.

Ou da própria Samsung de 64gb tem o número 3 dentro de um "U" são melhores ainda
mas são caros media de 250reais

Mas Cuidado pois as imitações são mto parecidos mas não prestam. Com pouco tempo para de funcionar e vc perde tudo.
Compre em lugar de confiança pra ter mais garantia de ser original.
Ve no site da americanas por exemplo.
Precisando tamos aí :)

Jordane Morais

Oi moço.. Me ajuda aee.. Qual cartão vc me indicaria usar num Samsung J7 prime?

Dinho Braga

Daqui uns 10 anos teremos o Super Blaster SDHC C50 U20 A25 Ultra Velocidade CompatibilySyste do Cavalheiro de Jiraia do Raio que o Parta 2000BG Plus Size...
Antigamente conhecia os cartões, hj Já nem sei mais o que comprar :(
pois as vezes o aparelho nem é compatível. :(

Parabéns Tecnoblog ótimo post

ÉDERSON SILVA PIRES PU3ESP PX3
...dia meninos kkk E COMO Q IREMOS SABER SE A CAMERA ""GO PRO"" qualquer XINGLING tem ou não tem uhs 2 no caso o SEGUNDO barramento de pinos? ou vocês ja tem ciencia que elas todas só vem com uhs 1(CAMERA) e q vao mesmo rodar bem com um CLASSE 10? até hj não li na net algo q iluminasse a mente nesse assunto no pre venda (pra não ocorrer o sub aproveitamento de um cartão caso se compre um uhs2 na boa intenção) abraço turma bom tópico e agradeço aos q colaborarem
Bruno Macena
Caraca que matéria foda!! Parabéns
Marcos Silva

https://br.gearbest.com/mem...¤cy=BRL&vip=3142379&gclid=Cj0KCQiAyZLSBRDpARIsAH66VQJ03GqBS2XhXoF-iWDH_Ozvv8zM6Chzj4QQNOJmr7w4PycSMvPPz3QaAn0QEALw_wcB

Gabriel P B
Tom
A pergunta é: como encontrar um A1 no aliexpress que realmente seja um A1 :)
Exibir mais comentários