Início » Brasil » Correios acabam com e-Sedex e fretes em lojas online podem ficar mais caros

Correios acabam com e-Sedex e fretes em lojas online podem ficar mais caros

Por
1 ano atrás
Já conhece a nova extensão do Tecnoblog? Baixe Agora

Os Correios decidiram acabar com o e-Sedex, serviço de frete com entrega rápida voltado para o comércio eletrônico. A medida, que entra em vigor em 1º de janeiro de 2017, deve causar impacto na receita das lojas online e no custo de entrega das mercadorias, que é maior nas outras modalidades de envio rápido da estatal.

correios-marca

A informação foi divulgada pelo Mandaê, serviço que recolhe encomendas no endereço do cliente e as envia por meio de transportadoras, incluindo os Correios. O e-Sedex, que estava disponível apenas para parceiros comerciais, será excluído dos contratos até 31 de dezembro de 2016. A partir de 2017, o e-Sedex não será mais aceito nas agências dos Correios, mesmo para encomendas cadastradas previamente em PLP (Pré-Lista de Postagem), como as do MercadoLivre.

O e-Sedex tinha área de cobertura restrita a algumas cidades e o mesmo prazo de entrega do Sedex convencional, mas o frete era mais barato. Ao jornal O Globo, o presidente dos Correios, Guilherme Campos Júnior, afirmou que a medida tem a ver com custos: “O e-Sedex tem preço de PAC e qualidade de Sedex. Isso é ter a liberdade de ser solteiro com o conforto de casado”. Os Correios tiveram prejuízo de R$ 2,1 bilhões em 2015, mesmo detendo o monopólio na entrega de cartas.

fim-esedex

A medida deve tornar os fretes ainda mais caros nas lojas online, que têm deixado de oferecer envio grátis em compras. Algumas delas já lançaram serviços que cobram uma assinatura anual para que o cliente tenha frete sem custo adicional em todas as compras, algo semelhante ao que o Amazon Prime faz nos Estados Unidos.

Embora várias lojas online também enviem pedidos por transportadoras privadas, o e-Sedex ainda é muito popular: a modalidade responde por 30% do faturamento das lojas franqueadas dos Correios. Segundo o jornal O Globo, os franqueados preveem queda de receitas e prometeram entrar na Justiça para que o e-Sedex continue sendo oferecido pelos Correios.

Mais sobre: , ,
  • Eduardo Martins

    que maravilha esse país

  • Juan Lourenço

    “Isso é ter a liberdade de ser solteiro com o conforto de casado”

    O problema é que no Brasil ou a gente é solteiro e não pega ninguém ou é casado com a pessoa mais feia do mundo.

    Nosso serviço de entrega é caríssimo, é só comparar com vários outros países, então não me venha com essa, como se e-sedex fosse um favor, como se estivessem tendo prejuízo por causa dele, melhorem sua logística, seus custos, se tornem mais eficientes (como uma empresa privada faria), estanquem os desvios por corrupção, e vamos ver se não dava pra ter e-sedex, e pela metade do valor…

    • Esse mês fui nos Correios duas vezes, uma pegar e outra enviar encomenda, e em ambas fiquei quase uma hora, pois o serviço tinha caído, e no envio a modalidade do frete reverso que tinha direito a caixa, não estava disponível, sendo que no sistema aparecia que eu tinha direito, mas eles não fechavam, assim eu teria que pagar a embalagem.

      • Anakin

        Um dia com frete reverso eles também não tinham embalagem.

    • PPKX XD ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ

      Pior que não é exclusividade nossa, a USPS dos EUA tbem dá prejuízo e está mal das pernas (e tbem detém monopólio de correspondência), Amazon por exemplo geralmente envia por UPS ou Fedex.

      • Thiago

        A diferença é que aqui no Brasil a DHL, UPS, FedEx, TNT… todas pagam impostos altissimos, enquanto os Correios são isentos desses impostos. Assim fica facil monopolizar e oferecer um serviço porco e caro.

        • PPKX XD ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ

          @tunemanb:disqus olha aí, isso deve ser o que encarece tanto os outros serviços de transporte.

          • tuneman

            aeee.
            vlw!

      • renan Brait

        A USPS tem prejuizo pq o servico de cartas hoje da prejuizo mesmo, eles tem a obrigacao nos eua de entregar qq carta pra qq localidade do pais em 2 dias… com a queda do volume a empresa passou a ter o prejuizo bancado pelo governo

        • Diogo Silva Nascimento

          Amigo, o prazo para carta comum ou registrada é de 16 dias uteis alem do dia da postagem para uma carta entre Bahia-São Paulo por exemplo. Então um prazo muito justo na minha opinião parta entrega.

          • Eveline Gomes

            o Renan estava falando do serviço postal dos estados unidos…

      • Anderson Freitas

        Quem disse?

        Sempre compro no Amazon e sempre vem por UPS. Desde caixas pequenas a grandes.

    • Thiago

      Uma vez comprei um jogo na Amazon(Marketplace) de uma loja no japão. Paguei 1 dolar de frete, com rastreio, levou uma semana pra chegar no Huesil e depois disso, quase um mês pra chegar em minha casa.
      Os Correios tem o monopólio das entregas e não pagam imposto nenhum. Esse que eles tem com certeza é de corrupção.

      • Leandro Santos

        Acho que, nesse caso, não são os correios, mas a Receita Federal, que retém pra inspeção.

        Agora, os correios invariavelmente atrasam as entregas. Dão 5 dias úteis de prazo e entregam em 7. Dão 2 e entregam em 4…

        • Carlos

          Mas também são os correios sim, RS659897638NL esse é um rastreio de um envio internacional, mesmo ele passando pela receita e sendo liberado sem tributação demorou mais de um mes pra chegar em casa e quando entrei em contato com os correios eles disseram que estava em transporte e que só poderia começar uma busca física caso tivessem perdido depois de 60 dias úteis.

          • oBrasiléNosso

            30 dias somente? Vocês tem sorte. Receber produto aqui no ES, em compras no Aliexpress, é de 60 a 180 dias, quando o produto não é taxado. Ele desce no PR e fica lá preso, jogado aos cantos, até alguém empurrar para o ES.
            Enquanto a gente compra na China e vem frete grátis, no Brasil, cada vez mais caro e mais ineficiente.

        • Robson

          Eu fiz uma comprar no Aliexpress dia 27/08, sendo enviado 29/08, o pacote chegou no Brasil no início de setembro, sendo finalmente liberado pela receita dia 22/09 para finalmente chegar dia 29/10. Foram mais de 30 dias para entregar um pacote de 200g.(eram amostras de resistores smd)

        • Frank

          isso quando eles entregam, minha encomenda chegou e o carteiro mentiroso não veio entregar eles nem se quer chegam no portão e colocam como destinatario ausente no status, tive que ir buscar nos correios depois, deveriam privatizar essa porcaria de correios corrupto.

      • Mateus Bernardes

        Correios só tem monopólio do segmento de cartas, no segmento de entrega de encomendas não há monopólio, na próxima vez tente contratar um serviço privado para realizar a entrega.

        • Thiago

          “na próxima vez tente contratar um serviço privado para realizer a entrega”.

          – Claro, vou pagar 200% a mais no valor do produto só pra ter a certeza que ele será entregue.

          Você só esqueceu que qualquer serviço privado, diferente dos Correios, pagam impostos bem altos e isso encarece demais o serviço. Dessa forma é quase como um monopolio dos Correios, há a opção de uso de serviços privados, entretanto o alto custo desestimula a opção por eles.

    • Jefferson Rodrigues

      Privatização, meu caro! Essa é a solução.

      • Marcos

        SQN
        Correios é uma empresa estatal. É subordinada ao Ministério das Comunicações e possui franquias privadas.
        Seria mais interessantes surgir concorrência privada.
        Agora privatizar a estatal não é de longe solução pra nada.

        Não reclame dos impostos e dos valores cobrados, o problema está na regressividade dos impostos, impostos em produto final.
        Tu acha que se for privado vai melhorar tanto assim ?.. Engano seu.

        • Washington

          Não há como concorrer com uma empresa que tem imunidade tributária e o monopólio de cartas definido por lei. Aqui no Brasil existem diversas empresas privadas de entregas, mas nenhuma consegue concorrer com os correios justamente por isso… Eu não entendo como que uma empresa que não paga impostos e presta um serviço porco ainda consegue ter prejuízo.

          As coisas seriam bem melhores se o governo permitisse uma concorrência justa com as outras empresas

          • robson laranjeiras

            O prejuízo dos Correios tem nome: PT.

          • RABUGENTO SFQNS

            Você errou! O nome é PMDB!
            O novo presidente é do DEM, diretor da associação dos lojistas e um safado de Campinas.

          • Carlos Mafort

            Claro, o PT ficou no poder por 13 anos e a culpa eh do novo presidente…

          • RABUGENTO SFQNS

            Infelizmente os diretores dos Correios são aqueles políticos que todos sabem que também são donos de transportadoras…

        • Tiago Dias

          A diferença é que empresa privada quem paga o prejuízo é o ela mesma, na pública é o contribuinte. Mas de fato, a solução não é apenas privatizar os Correios, pois continuaria sendo um monopólio em mãos privadas, a solução é liberar o mercado, inclusive para empresas estrangeiras, assim teremos concorrência e queda nos preços.

        • Jefferson Rodrigues

          Não é só isso! É para acabar com as indicações politicas. Acabar com a mamata deles.

          • romildo souza

            eu acho que somo otários e o único pais que tem um profissional de despacho aduaneiro eles fazem contas de migalhas enquanto bilhões são escorridos pelo ralo por ladroes engravatados e por nos eleitos ,eu não votei em ninguém ;mesmo assim esse voto contou contra mim para eleger aguem que nem sei quem e.sou burro feito uma toupeira ;mesmo importando me muitissimo com os frutos do feito…

        • Eveline Gomes

          pior ainda…. com a extinção do ministério das comunicações os correios estão agora dentro da estrutura do ministério de ciência, tecnologia e comunicações rs

        • Nino Piskorski

          Marcos, realmente privatizar é a solução: olhe a maravilha que são as operadoras de telefone e internet. Ironia mode on.

          • Donizete Jesus Do Nascimento

            Só que essas empresas de telefonia são protegidas pelo estado através da anatel, não existe livre mercado no setor, só essas que estão aí que podem oferecer o serviço, e elas são uma merda porque sabem disso!

            Ainda assim te garanto que está bem melhor do qu na mmão do estado, ou vc não se lembra como que era antes, linhas telefônicas ao preço de um carro?

          • Donizete Jesus Do Nascimento

            Isso que temos nessa área se chama oligopolio

        • Frank

          tem que privatizar ninguém aguenta mais esses vagabundos que entregam as encomendas só quando querem, esse correios é péssimo porque virou cabide de empregos para corruptos depois que o PT assumiu esse país.

      • M1209

        Os Correios, Petrobras, Caixa devem continuar Estatais pois elas também são fontes de recursos para Educação, Saúde e Segurança, não deve ser feita privatizações, o que deve ser feito é medidas anti-corrupção, a corrupção é cultural do brasil e deve ser combatida desde o berço, começando com ensino da disciplina de Ética e Honestidade nas escolas, melhorar a Educação é a chave pros problemas no brasil.

        • Jefferson Rodrigues

          É muito mais fácil privatizar do que combater a corrupção! Você viu o que a câmara dos deputados fizeram com as dez medidas contra a corrupção?

          • Sérgio Henrick

            Até que enfim comentários sensatos…

        • Ricardo Dias Pelin

          Não, não, não e… Não. Os correios dos EUA são uma empresa estatal. Nada impede que a federal express seja campeã de mercado mesmo cobrando taxas maiores.

      • Mateus Bernardes

        Meu caro, no segmento de encomendas é liberado a concorrência de empresas privadas, não faço a menor ideia de como você pode achar que isso traria alguma solução para esse caso específico.

        • Jefferson Rodrigues

          Funcionário público, em sua maioria, não trabalham direito. Muitas encomendas não chegam rápido por conta deles. Esse é um belo motivo!

          • Johnny Walker Junior

            Não é culpa apenas dos funcionários e sim de uma empresa mal preparada e mal equipada. Se fosse uma empresa que fosse moderna, mas não, é toda sucateada com equipamentos obsoletos, empregados mal preparados e mal treinados, além de ser mal administrado.

    • anilopapoy5150

      “O problema é que no Brasil ou a gente é solteiro e não pega ninguém ou é casado com a pessoa mais feia do mundo.”

      Já leva meu like por causa dessa frase.
      De resto concordo com tudo também.

    • LessTech

      E ainda existe o problema do monopólio em várias modalidades de envio.

    • Não é a toa que até hoje a Amazon ainda não conseguiu inserir no Brasil o sistema de envio deles chamado Prime, que já é disponível nos principais mercados do mundo como Inglaterra, França, Japão, Alemanha e por ai vai. Até a Amazon Argentina já conta com o sistema de envios Prime na loja deles.

    • Joe

      Amigo meu que trabalha nos Correios falou que a Ernest & Young fez uma consultoria lá e criou um plano de reestruturação p/ os Correios, a pedido dos Correios, claro. Sabe o que os dirigentes fizeram? Não aceitaram…kkkkkk

    • Joe

      Amigo meu que trabalha nos Correios falou que a Ernest & Young fez uma consultoria lá e criou um plano de reestruturação p/ os Correios, a pedido dos Correios, claro. Sabe o que os dirigentes fizeram? Não aceitaram, pois é claro que teriam que reduzir custos e perder seus benefícios.

    • Joey Polycarpo

      Esse pais é uma desgraça em tudo. Nada mais me surpreende. Todos os serviços prestados oferecidos tem péssima qualidade e preços absurdos. O mal do Brasil está no brasileiro. Não tem mais jeito.

    • Carmen Laurentino

      EU ACHO QUE DEVERIAM ACABAR COM OS CORREIOS!!! NÃO FARÁ FALTA ALGUMA!!! TEMOS TRANSPORTADORAS, QUE SÃO EFICIENTÍSSIMAS, TANTO NACIONAIS, COMO INTERNACIONAIS!!!!

      • M.H.V.H.T.D.V III

        o problema são as lojas virtuais que ainda insistem nessa merda.Tô deixando de comprar em vários sites porque o frete só tem a merda dos correios, e aqui isso não funciona, frete caro e não recebo nada.

    • Hal 9000 N.L.

      Pronto! Chegou a 100.. Cê mereceu.

      • Juan Lourenço

        Nossa, nem lembrava haha

  • Tiveram prejuízo porque são burros, e olha que tem o monopólio, e se não me engano todas as entregas tem que passar por eles, fora os R$!2,00 de entrega internacional que cobram, independente do produto.

    • PPKX XD ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ

      Somente de cartas, para produtos, pacotes, etc, vc pode contratar qquer transportadora.

      • Diogo Nóbrega

        Ah é? Não sabia disso aí. Se bem que faz sentido, a maioria dos sites de venda atualmente preferem contratar transportadoras…

      • Mas para internacional obrigatoriamente é com eles, não?

        • Thalles Ferreira

          Não, você pode pedir por DHL, UPS, o que quiser… Se você quer entregas como cartas (que é o que os “Correios” de outros países fazem subsidiando ex.: compras do Aliexpress), aí vem pelos Correios.

        • PPKX XD ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ

          Não sei, mas creio que pra pacotes não…

      • tuneman

        pois é, por isso eu nao entendo o mimimi com “monopólio”.
        os Correios só detém o monopólio de cartas e telegramas. as demais empresas fazem serviço de entrega de pacotes maiores e essas são totalmente livres para expandir seus serviços.

        • Diogo Silva Nascimento

          Com impostos bem caros. Já os correios tem isenção desses e isso deixa muito desleal a competição.

  • Rodrigo Brandão Ferreira

    Cheirinho de privatização no ar…

  • Diogo Nóbrega

    Sem querer desejar mal a ninguém que trabalha nos Correios, espero que o prejuízo cresça ainda mais a ponto da única solução ser privatizar. Tá na hora desse monopólio acabar.

    • PPKX XD ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ

      Já estão se ferrando, devido aos investimentos das pensões deles na Venezuela e outros países socialistas (que deram prejuízo) tiveram ou terão descontos nos salários e férias pra cobrir o rombo do fundo de pensão, o Postalis, o mesmo acontece com a Caixa e a Petro…

      • Jefferson Rodrigues

        Mas ainda, sim, continua sendo vantajoso para eles serem empregados dos Correios.

  • Vinícius

    Deveriam entregar à iniciativa privada a concessão dos Correios, essa estatal que presta um serviço porco.

    Eu, que moro em área nobre, sofro constantemente com atraso na entrega das correspondências e mercadorias. Imagina o que acontece com quem mora em locais distantes ou perigosos…

    O Brasil precisa de um choque liberal pra ontem.

    • Gustavo Michels

      Mesmo eu pagando sedex a encomenda chega como se tivesse pagando o envio normal é uma verdadeira nojeira esses correios brasileiros.

      • Jack-Moser

        Sim faz tempo que não pago sedex o tempo de entrega é o mesmo ou no máximo com 2 dias de diferença, pelo preço não vale….

        • Lucas Ribeiro

          Mudou. Não tem mais prazo de entrega, tem “estimativa”. Logo……

      • Rodrigo

        Fiz um pedido no Kabum na sexta, paguei por boleto, segunda feira um dos pedidos chegou na minha casa. O outro chegou hoje. Achei bastante razoável.

        • Humberto Machado

          Pode ter certeza que foi transportadora.

      • Cazalbé

        Exatamente isso, ou então colocam a mensagem de destinatário ausente, sendo que não houve sequer uma tentativa de entrega. Estou aguardando uma encomenda em casa e ontem com gente o dia inteiro eles ainda colocaram a famigerada frase no sistema deles. Moro em região acessível e fica há duas quadras do CDD.

    • Gesonel o Mestre dos Disfarces

      A idéia de uma PPP não é ruim, desde que a empresa concessionária tenha que cumprir cumprir com algumas obrigações com o publico. Funciona assim em vários setores da noruega.

    • Carlos Mafort

      Comprei uma cafeteira na internet, paguei 22 reais de frete, mas tive que buscar o produto na central de Diadema porque os correios alegam ser “muito perigoso” o local da entrega. Porem nao devolveram o dinheiro…

  • Lucas Ribeiro

    Empresa estatal + monopólio = prejuízo.

    A conta não bate.

    • PPKX XD ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ

      vc esqueceu de fazer + (roubo x propina), aí vai bater a equação.

    • renan Brait

      a questao é que a empresa tem monopolio no negocio de cartas, e que junto com o monopolio tem a obrigacao de universalizar a entrega de cartas, o que acaba sendo custoso com um servico que hoje não é mais tão usado! a empresa estatal de correios americana tbm tem prejuizos gigantescos

      • Jefferson Rodrigues

        Cartas contam com as faturas de cartão de credito e seus afins.

        • renan Brait

          eu sei, mas a questao é a estrutura montada pelos correios para atender todas as cidades do pais! nos EUA o modelo é definido inclusive pela constituição federal
          Nos EUA o volume de cartas diminuiu 35% na ultima decada, dados do proprio site deles, so que a estrutura tem que ser a mesma

    • Marcos

      O dia que monopólio for indicio de lucro excessivo me avise.
      Existe vários fatores para contribuir para o sucesso de instituições, empresas etc.
      Infraestrutura, impostos etc.

  • Daniel Hads

    Uma empresa estatal que tem o monopólio do mercado e da prejuízo, nossa pais é uma piada mesmo, sem livre-comercio da nisso, não tem concorrência, tem que privatizar logo esse lixo, e ainda tem esquerdista que defende esse lixo falando que é “nosso”, o prejuízo tbm é nosso.

    • Danilo

      Você sabe que o monopólio é apenas de cartas né? O e-Sedex é um serviço que já tem livre concorrência. Vc sabe disso ne? : /

      • Daniel Hads

        kkkkk tem livre concorrência? Fico imaginando se não tivesse kkkkkkkkk

        • Danilo

          Falei algo errado? : /

          • Daniel Hads

            Não cara, só estou falando q msm com “livre concorrência” o serviço continua péssimo.

          • Jefferson Rodrigues

            Indicação politica. Esse é o mal das estatais.

          • tuneman

            sim, mas as demais empresas de transportes têm total liberdade para expandir os serviços. concordo que é complicado devido a conjuntura do mercado, mas existe alguma legislação que proiba a (por exemplo) Jadlog de abrir uma franquia em Lagoa dos Três Cantos/RS??

          • Daniel Hads

            Então cara agora não sei se essas empresas q querem prestar esse tipo de serviço enfrenta regulação e burocracia pra se expandir e prestar um serviço de mais qualidade. Pq não adianta nada ter livre concorrência e existir uma agência reguladora pra foder essas empresas, pq realmente eu sou bem leigo no assunto.

          • tuneman

            ai que está, existe agencia reguladora para as concorrentes dos correios?? Eu acho que tais empresas não abrem franquias em cidades menores por que não vale a pena, não é economicamente viável.
            portanto, não faz sentido dizer que não tem livre mercado sem embasamento algum.

            mas veja, eu tambem sou leigo, quero entender o ponto de vista de vocês.

          • tropaR

            Caramba!? Ninguém aqui assistiu o video do Otário que explica isso muito bem?

          • tuneman

            sim assisti. achei sensacional. vamos tirar o imposto de todas as transportadoras e isso vai resolver o problema. vamos remover o imposto de mais algumas coisas? o que mais precisa? telefonia, luz, agua.
            não entendo como não tiveram essa ideia antes.
            mas o video é sensacional.

          • _KJ

            Talvez se cortasse vários destes impostos o roubo diminuiria, pois atualmente é tanta grana de impostos que todo mundo quer a sua fatia e no final não sobra quase nada para o real fim.

          • tropaR

            Sim falou.
            Aos 2min do vídeo o Otário explica bem essa sua “livre concorrência”
            https://www.youtube.com/watch?v=iUFHS7Kb97Y

          • tuneman

            ah, isso? quer dizer que todas as transportadoras do brasil devem ter isenção de impostos….

          • tropaR

            Para de escrever merda cara. Essa sua falsa ingenuidade já encheu. Ninguém tá falando de dar isenção pra todo mundo e sim igualdade de condições. Competir com alguém que não pagar imposto exercendo a mesma atividade econômica é justo pra você? O que você ganha bancando o tonto e escrevendo esse tipo de tolice?

          • tuneman

            isso ai!!!

      • Caio

        A livre concorrência existe no papel, na prática as outras empresas pagam impostos bem altos enquanto os correios são isentos. Resultando em custos bem maiores.

  • Trovalds

    Os Correios eram modelo de empresa que funcionava. Figuravam em listas de serviços mais eficientes, independentes de serem Estatal. Só que ANTES do PT lá não tinha “cabide de emprego”: funcionário só entrava via concurso e cargos de chefia e executivos só podiam ser preenchidos por funcionários de carreira da própria empresa.

    Daí o PT chegou, mudou tudo. Tornaram os cargos de chefia comissionados (fora criar mais um monte deles apenas pra apadrinhar gente), os executivos podem ser qualquer um independente de conhecer ou não a empresa e etc. Daí é claro que a empresa começa a dar prejuízo.

    Não é à toa que muito e-commerce tá pulando dos correios e usando courier próprio. O problema é que pra se criar uma logística próxima a que os Correios tem (mas se tornou ineficiente) precisa-se investir uns bons 3 dígitos na casa dos milhões. A logística hoje praticamente se resume à rodoviária e a aérea é proibitiva em comparação com a ECT.

    • Bruno

      Correio sempre foi ruim amigo! Não vem botar a culpa em alguém ou em partido x ou y!! Governo FHC foi comprovadamente o q mais teve cabide de emprego! O que acontece é que agora a demanda do correio é infinitamente maior que a dos anos 90, muito mais gente comprando online!

      • tropaR

        Daqui a pouco você escreve que uma empresa com monopólio de um mercado que não para de crescer e que mesmo assim consegue dar um baita prejuízo, não deve ser usado como prova de má gestão.
        “O que acontece é que agora a demanda do correio é infinitamente maior que a dos anos 90”
        E desde quando isso é problema? Isso em qualquer lugar é um presente para uma empresa que lida com transporte de carga.

        • tuneman

          assim meu camarada, eu realmente quero entender o pensamento de voces, nao me levem a mal.
          se há mercado para expandir, por que as demais empresas de transporte não aproveitaram essa deficiencia dos correios?
          existe alguma lei que proiba transporte de cargas por outras empresas?
          existe agencia reguladora?

          • tropaR

            Procura por Correios Canal do Otário no Youtube. Ele explica muito bem essa questão.

        • Bruno

          Isso é um problema quando não há investimento. Você deve saber que para qualquer empresa estatal, o aumento da demanda não é uma coisa benéfica como quanto para uma empresa privada.

  • Bruno ✔

    Agora espero que os e-commerce parem de usar este lixo estatal e implementem outras transportadoras, assim como o Kabum que agora tem UPS.

    • Caio

      Sim, ainda mais agora que sem o e-sedex os custos de frete vão subir. Prefiro pagar mais caro por uma transportadora do que ter um gasto parecido pelos correios.

  • Andre Kittler

    Logica dos correios: “veja bem, seu pacote será entregue em 1 ou 2 semanas. Eu tenho estrutura e habilidade para entregar seu pacote amanhã sem problemas, mas sem enrolação custa mais caro….”

  • David

    De longe a estatal mais desgraçada que temos

  • Jefferson Rodrigues

    Privatização já!

  • Jefferson Rodrigues

    Já aconteceu de os carteiros e dos entregadores de encomendas mentirem para largar mais cedo. O horário de trabalho é até as 18h. As 16h, constava no sistema que eles tinham vindo à minha casa e não havia ninguém, e que iriam tentar outro dia. Tudo mentira!!

    • Henrique Jordão

      a mais pura verdade! acontece direto aqui.

      • gicapp

        aqui também.

    • Bruno ✔

      Já tive muitos problemas com o tal “Destinatário Ausente”.

    • ELCRETINO

      ACONTECEU ISSO COMIGO RECENTEMENTE. O CARTEIRO ALEGAVA QUE NAO HAVIA NINGUEM NO ENDEREÇO PARA ENTREGA, TIVE QUE IR PESSOALMENTE NO LOCAL PORQUE ERA O DOCUMENTO DO MEU CARRO, PRA MIM ERA IMPORTANTE MAS PARA O CARTEIRO QUE SE DANE, E COMO O DOCUMENTO FICA EM 30 DIAS NOS CORREIOS PRA ELE É COMDO, FAZER ISSO E FECHAR AS 17:00.

  • Eduardo Spaki

    como é que uma empresa com monopolio tem preju?

    • Hennan Carvalho

      Pergunta a Petrobras. Enquanto o povo brasileiro amar o estado, só vai piorar. Fizeram a conta nem começamos a pagar.

  • Saulo Benigno

    Por favor, alguma empresa acabe com esse monopólio. Só assim esse tipo de coisa vai acabar 🙁

  • Daniel Fonseca da Silva

    É disso para pior no PMDB quem tem tem quem não tem fica querendo ter e não adianta bater panelinha “ser da elite burguesa é outro nível”. Corta os gastos e joga na conta da Suiça e da amante. Comprei no Black Friday da Kabum processador e fonte e nem sinal de ES para RJ devem ter saqueado a carga, tipico desse paízinho. Enquanto isso fico no celeron 1.6ghz ddr2 sofrendo para compilar meus códigos travando até com lubuntu ¬¬ tenso até na Bolivia o correio é melhor.

  • ELCRETINO

    Pode ser a grande chance da Fed-ex começar a ganhar o mercado, entregando com qualidade superior a dos correios. entre outras tambem.

  • Parabéns Brasil, parabéns ao envolvidos por mais esse desserviço! É por isso que esse país toma nome de republiqueta! Agora além de pagar mais por uma encomenda de fora, agora vamos pagar mais pelas encomendas daqui porque essa merda não tem concorrência!
    Mais uma vez, pagaremos mais essa conta.

  • A empresa tem praticamente um MONOPÓLIO no Brasil e mesmo assim conseguem quebrar… Como conseguem?
    Além do roubo e corrupção, há uma grande INCOMPETÊNCIA na gestão pública!

  • Heitor89

    empresa desgraçada do car****!! Importei um android box de 50 dólares e ele está na agência aguardando que eu pague 215 reais para retirar. Me tributaram em 100%!!!! empresa incompetente e corrupta, tem que ir a falência e ser privatizada. Aliás ,seria maravilhoso se todas as empresas estatais dessa roça fossem a falência!

    • Diogo Silva Nascimento

      Que taxou foi a Receita Federal e não os correios amigo.

  • Celio Azevedo

    Lixo de Correios petista! Privatize já!

  • O serviço que os correios prestam é ridículo! Monopólio bosta, serviço de merda. Tomara que essa porcaria seja privatizada!

  • Delk Kalopsia

    A inutilidade de uma estatal em uma notícia!

  • Juliotenorio

    Cada dia tento entender as coisas, mas ainda não entendi como privatizar vai acabar o monopólio? Pois até onde lembro várias empresas privadas durante a história viraram monopólios. Acredito que há outras maneiras de resolver.

    • Krosna Terrestre

      Por causa da isençao de taxas. Os correios conseguem competir em preços por causa da isençoes, já que ele é do governo… Sem isenção, eles teriam de melhorar a qualidade ou seriam engolidos pela concorrencia.

      • D’ Carvalho

        A isenção acontece para a empresa atender em toda a região do país. Motivo esse do prejuiízo da empresa.
        Eai? Quem vai atender serviço de Sedex (ou similar) por um preço aceitável no interior?

  • Vanderlei Gomes Fotografia

    Ferrou.

  • ÉÉÉÉÉ… DO BRASIL!!!

  • Airon Pereira

    Não faz sentido o q vcs estão comentando… Se privativa os correios n vai ter nenhuma opção… Fedex dhl e outras são muito caras…se não fosse, todo mundo mandava por eles…

  • Carlos

    Então nos enganaram novamente, dizendo que a dilma e sua gangue haviam metido a mão nos correios em torno de 200.000.000,00 de reais, enquanto que na verdade, só em 2015 foram 2,1 BILHÕES de reais. Outra coisa, nos correios, se você tem pressa, pague por isso, um absurdo, diga-se de passagem ou pague menos pelo PAC que eles te mandam a mercadoria de jegue.

  • Milton César Rodrigues

    Pode investigar qe tem algo errado aí, empresa nem concorrente direito tem pra falarem em prejuízo de 2 bi

  • Keaton

    Ah, que ótimo…. 2016 começa mal, melhora mas termina ainda pior.
    O que será o próximo? Taxação de todo e qualquer alfinete que for importado?

  • Gabriel B.R.

    Tem que privatizar e fatiar, pra evitar o monopólio de fato, semelhante ao da Petrobras.

    • D’ Carvalho

      que monopólio? Empresas entregando encomenda é o que mais existe no país.

  • Diego Chagas #ConTV

    eu comprei uma torneira para minha garrafa termica que não achei na cidade,
    valor da torneira : R$15,00
    valor do frete___: R$34,53
    imagina o preço como será agora.

  • Stella Maris

    Os Correios, nos últimos tempo, têm sido uma empresa lamentável, prestando um serviço péssimo, tomando decisões que em nada melhoram o serviço e apenas oneram e prejudicam o consumidor – e ainda se portam como se estivessem fazendo a todos um imenso favor!
    Uma pena ver esse que já foi um dos serviços mais confiáveis do país ser reduzido a essa empresa lamentável… E mais triste em saber que, por não terem uma concorrência a altura, a situação tende a ir de mal a pior.

  • Luis Fontoura

    “Os Correios tiveram prejuízo de R$ 2,1 bilhões em 2015, mesmo detendo o monopólio na entrega de cartas.”

    não sabem administrar, só sabem roubar e no final quem paga o pato é o consumidor… se é pra ficar nessa merda é melhor privatizar e liberar a concorrência.

  • Hipólito Paixão

    Que bobeira, gente. Falar de privatização logo num setor cheio de concorrentes privados?
    O que não falta é concorrentes dos Correios. A isenção deles não é grátis… eles são obrigados a entregar em lugares onde o vento faz a curva. Um abraço para todos

  • Alex Manfredini

    ja é cara ainda acabarão com o e-sedex justificando prejuízo, vai ter mais prejuízo ainda pois compras pela internet vão reduzir muito e assim reduzir também o lucro dos lixo dos correios

  • Oz

    Faça-me o favor! Prejuízo de 2,1bilhões para os CORREIOS equivale ao governo pagar 2,1bi (que não é NADA pra receita federal) pro país que é DONO DOS CORREIOS E DO GOVERNO ter um serviço mais eficiente e barato de entregas.

  • Victor Gottgtroy

    Viva empresa estatal -.-‘

  • Wilde Robert

    Principal solução? Deixar de fazer GASTÃO E FAZER GESTÃO!

  • Crawler Winchester

    Na cara que o aumento é por conta não da estancação ( nem sei se existe esta palavra ) mas pelo infarto que o País vem sofrendo com corrupção.

    Por mim fechariam essa merda de vez, estatais só servem para escravizar o povo.

  • Vendetta
  • Joshua

    O prejuízo não foi por causa do e-Sedex, mas sim por conta da roubalheira e corrupção em níveis colossais, com isso, querem voltar com os antigos preços abusivos para que mais uma vez o povo feche o rombo causado pela corrupção!

  • Tadeu Giatti

    A ECT NUNCA funcionou. Por ser um órgão público e não privado, não existe a competitividade, o interesse em agilizar o serviço. Seus funcionários entram em greve a toda a hora. Não “vestem a camisa da empresa” (Commitment). Resumindo, não FUNCIONA. Diante disso, já era esperada a sua “falência”. Que venham as empresas particulares (DHL e outras) e preencham esse espaço que NUNCA deveria ter sido ocupada por uma empresa estatal.

  • Carmen Laurentino

    ISTO ABRIRÁ BRECHAS PARA BOAS TRANSPORTADORAS ENTRAREM NO MERCADO!!! HOJE RECEBI UMA ENTREGA DA JETLOG, VIA MERCADO LIVRE E FIQUEI SATISFEITA!!! ESTOU CAGANDO E ANDANDO PARA OS CORREIOS, ESTA EMPRESA DEVERIA ACABAR!!!! É CORRUPÇÃO E VAGABUNDAGEM PURA!!!!!!

  • dio cane

    Depois os mimimis são contra privatização. Nada que é do governo funciona nessa bosta de país

  • Carlos Eduardo

    os correios n tiveram prejuízo só n tiveram esse lucro absurdo a +, nenhuma empresa iria sair perdendo eles cobraram o suficiente para lucrar, só que agora querem lucrar +.