Tecnoblog

Poucos Androids podem reproduzir (e baixar) conteúdo em HD na Netflix

O recurso para fazer download de séries na Netflix, lançado nesta quarta-feira (30), tem gerado uma dúvida. Em teoria, a novidade permite que você escolha a qualidade do conteúdo que será baixado (Padrão ou Superior), mas poucos estão encontrando essa opção no aplicativo. Por quê? Porque a configuração só aparece em aparelhos capazes de reproduzir em HD.

Pouca gente sabe, mas nem todos os smartphones e tablets com Android podem reproduzir conteúdo em HD na Netflix, mesmo que tenham processadores potentes ou telas de altíssima resolução. A empresa mantém uma lista de aparelhos certificados para conteúdo em HD que revela ausências importantes, como o Moto Z e as versões brasileiras do Galaxy S7 e S7 Edge (SM-G930F e SM-G935F).

À esquerda, o Galaxy S7 americano do Toad (G930V); à direita, o meu Galaxy S7 Edge brasileiro (G935F)

Atualização: a Netflix liberou uma nova versão do aplicativo para Android que libera a opção de downloads em alta qualidade para as variantes brasileiras dos Galaxy S7.

Estes são alguns dos modelos vendidos no Brasil que suportam Netflix em HD:

A Netflix não divulga publicamente o motivo da restrição — embora não seja muito difícil imaginar que a questão esteja relacionada à gestão de direitos autorais (DRM). Os smartphones e tablets precisam ser testados e aprovados pela plataforma de streaming antes de serem capazes de reproduzir em HD por meio do aplicativo para Android. Caso contrário, a resolução máxima será de 480p.

Uma limitação semelhante existe no computador: seu navegador provavelmente não suporta 1080p na Netflix. No Chrome, Firefox e Opera, a resolução chega a no máximo 720p. No Safari e Internet Explorer, o conteúdo pode ser reproduzido em 1080p. O Edge é o único a suportar uma tecnologia de DRM da Microsoft e também o único capaz de exibir em 4K.

Seu Android suporta conteúdo em HD na Netflix?