Google libera Allo e assistente pessoal em português

Brasil é o terceiro país a receber Google Assistente em idioma local

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 1 semana
Google Allo

O Google liberou nesta segunda-feira (5) o Allo em português do Brasil. Lançado em setembro, o aplicativo inteligente de mensagens funciona com base no seu número de telefone, trazendo os recursos que esperamos de um software do gênero — mas com inteligência artificial durante as conversas e um assistente pessoal com reconhecimento de linguagem natural.

Um dos principais recursos do Allo é o Google Assistente, que funciona como um Google Now por bate-papo. Você pode acionar os vários serviços do Google por texto ou voz: dá para perguntar se vai chover hoje, descobrir a tradução de determinada palavra ou ver as informações do seu próximo voo, por exemplo. Sendo um assistente pessoal, o Google também pode lembrá-lo de eventos ou ligar um alarme.

O Brasil é o terceiro país a receber o Google Assistente em idioma local. Até então, ele estava disponível somente em inglês e alemão. O Google diz que “não se trata apenas de uma tradução”. Para que a tecnologia funcione corretamente, foi necessário adaptar as respostas à cultura local — até porque, diferente do Google Now, ele tem personalidade própria, como a Siri e a Cortana.

google-assistant-portugues

Praticamente tudo foi localizado para o Brasil, então você pode encontrar avaliações de restaurantes no seu bairro, saber quais são as próximas partidas da Copa do Brasil ou brincar com joguinhos de geografia, matemática e entretenimento. Há integrações com serviços de terceiros nos Estados Unidos, permitindo que você chame um Uber ou reserve uma mesa no OpenTable, mas isso ainda não está disponível no Brasil; o Google promete novidades “em breve”.

Durante uma conversa com outro humano, o Allo pode sugerir respostas automáticas para as mensagens que você recebe — ele faz até reconhecimento de imagem para sugerir respostas para uma foto, por exemplo. Se preferir, também é possível iniciar um bate-papo criptografado, inclusive definindo um tempo de expiração para cada mensagem. E, claro, o Google aproveitou a ocasião para lançar 120 adesivos com gírias para o público brasileiro, como “falsiane”, “trem bão” e “mitou”.

O Google Assistente é parte do Allo. Você pode baixá-lo gratuitamente no Google Play e App Store.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados