Tecnoblog

App do Google permite que você avise parentes e amigos quando estiver em perigo

De repente, as suas tão sonhadas férias se transformam em pesadelo por causa de um desastre natural que atinge o país que você está visitando. Mas foi só um susto: você está bem, ufa! Só que os seus parentes ainda não sabem disso e talvez estejam em pânico. E se fosse possível avisá-los rapidamente? Pois saiba que o Google lançou nesta segunda-feira (5) um app que te permite fazer justamente isso: o Trusted Contacts.

Chamado de Contatos de Confiança no Brasil, o aplicativo serve para que você informe que está bem ou, se for o caso, deixe claro que está precisando de ajuda. No último caso, a ferramenta fornecerá dados que podem ajudar na sua localização.

Para tanto, logo após abrir o aplicativo, você será instruído a ativar o compartilhamento de local e o histórico de localização no seu Android. Em seguida, você será convidado a selecionar os contatos que deverão ser notificados em caso de emergência. Todos os selecionados receberão um email com orientações para baixar o app — é bom deixá-los avisados da sua decisão.

A partir daí, os contatos poderão saber rapidamente qual a sua situação. Você pode, por iniciativa própria, enviar um aviso para todos ou apenas alguns deles. Eles receberão uma notificação por app ou email que informa em um mapa o local em que você está em tempo real. Caso o rastreamento deixe de funcionar (a bateria do seu smartphone ficou sem carga, vamos supor), o serviço indicará o último local identificado antes de o aparelho apagar.

Os selecionados também podem te contatar a qualquer momento para saber se você está bem. Depois de receber a notificação, você terá cinco minutos para respondê-la. Caso não o faça dentro desse período, o Trusted Contacts enviará automaticamente à pessoa os dados da sua última localização.

Note que o app não prioriza mensagens de texto: você não precisa escrever “eu estou bem” ou “preciso de ajuda”. Há um tipo de alerta específico para cada uma dessas situações, o que permite que as pessoas do seu círculo de contatos tomem a decisão apropriada mais rapidamente (quem vai ficar com a sua coleção de mangás, por exemplo).

Não estamos falando de uma novidade. O Facebook tem um sistema de alerta que funciona dentro da rede social, só para você ter ideia, sem contar que aplicativos para esse fim existem há algum tempo — é o caso do Motorola Alerta. Mas, por ser do Google, o Trusted Contacts tem chances de atrair um número bastante grande de usuários em pouco tempo.

Por ora, a ferramenta está disponível apenas para Android (KitKat ou superior). O Google assegura, porém, que o Trusted Contacts terá uma versão para iOS. Só não sabemos quando.