Início » Celular » Eis o possível motivo pelo qual a bateria do Galaxy Note 7 pegava fogo

Eis o possível motivo pelo qual a bateria do Galaxy Note 7 pegava fogo

Diego Melo Por

Um erro de engenharia considerado “primário” pode ter sido a causa dos incêndios do Galaxy Note 7. É o que concluiu o relatório da empresa de engenharia industrial Instrumental. O problema pode ter gerado um custo de mais de US$ 20 bilhões à Samsung, e acarretou na descontinuação do produto.

note-7-aviao

Os engenheiros da Instrumental conseguiram “dissecar” um dos poucos Galaxy Note 7 ainda disponíveis no mercado (mantendo um extintor por perto, é claro), e perceberam que não havia espaço suficiente para a bateria funcionar com segurança.

Segundo o relatório, a decisão “super agressiva” da Samsung de maximizar o desempenho do aparelho sem abrir mão de um design extremamente fino fez com que não houvesse o espaço recomendado de aproximadamente 10% entre a carcaça e a bateria. No Galaxy Note 7, essa “folga” deveria ser de 0,5 mm. Os engenheiros descobriram que ela simplesmente não existia.

galaxy-note-7-interno

Quando carregadas, as baterias “incham” um pouco, e ainda sofrem com pressões externas do uso diário, quando o smartphone é colocado no bolso, por exemplo. Os engenheiros concluíram que, devido à falta das margens de segurança, essas situações podem ter feito com que componentes internos da bateria, que não deveriam se tocar, se tocassem, provocando faiscas, aquecimentos e, consequentemente (em alguns casos), explosões. “Isto quebra uma regra tão básica que deve ter sido intencional”, afirma o relatório. O texto completo pode ser conferido no blog da empresa.

Apesar das críticas positivas, a Samsung não conseguiu manter o Galaxy Note 7 no mercado após os inúmeros relatos de explosões e de aparelhos pegando fogo. Mesmo assim, o problema parece não ter afetado a confiança dos consumidores na marca.

Com informações: Digital Trends

Mais sobre: , , ,

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

fernandu z-luciu
cabuuuuuummmm mas que merda kkkkkkkkkkk
Dario Coutinho
Essa punhetagem por celular fino, sabia que ia dar merda. Além de render pouca bateria...aff
Doug
É a gourmetização do design e o escracho à segurança e usabilidade.
Sckillfer
Já havia lido que essa poderia ser a possível causa a um bom tempo no AA, agora confirmaram. Ótimo, pronto pro lançamento dos refurbished (os rumores são de que ela vai vender os refurbished nos mercados emergentes). E mais uma vez: se a bateria fosse removível... Nada disso teria acontecido.
Sckillfer
Sim, mas o maior erro da Sammy não foi na engenharia, foi em como lidou com o problema de engenharia... Alarmismo e tiro no pé.
Sckillfer
Já avia lido que essa poderia ser a possível causa a um bom tempo no AA, agora confirmaram. Ótimo, pronto pro lançamento dos refurbished (os rumores são de que ela vai vender os refurbished nos mercados emergentes).
FABIO NEVES
Não bastava então a Samsung diminuir o tamanho das medidas da bateria no recall? Colocava-se uma que deixasse os 0,5 de segurança e pronto, resolvido! Sei lá.... Nesse momento parece engenharia de obra pronta.
Vinicius Araujo
O problema não é ser fino, o problema é sacrificar medidas de segurança para ser fino. E o Moto Z tem uma bateria com capacidade consideravelmente menor.
Daniel Honorato
Qual o problema de celular ser fino?, não estou vendo nenhum moto z explodindo...
Fábio Moser
Hahaha... deve ter sido isso
diegomelo
hahaha eu também ri quando vi essa foto. Mas, pensando bem, eu teria feito a mesma coisa :P
Christopher Domiciano
Acho que ligaram o f***-se e resolveram arriscar.
Deilan Nunes
“Isto quebra uma regra tão básica que deve ter sido intencional”, os engenheiros ja de saco cheio com o pessoal do design
Fabricio Augusto
Mesmo assim, o problema parece não ter afetado a confiança dos consumidores na marca.
Mas tb né
Highlander
É incrível como falta bom senso aos fabricantes nesse gana de deixar cada vez mais fino...
???????Feripe Hatsune?
Mas que serviço de jerico, chega a ser um absurdo o que os JENEOS da Samsung não prestaram atenção e um detalhe que de tão bobo, ficou perigoso.
Junior
[sarcasmo=on] Foi intencional em campanha com a Rockstar para lançamento do Mod de Granada do S7. [sarcasmo=off]
Julio da Gaita
parece tão simples agora, será que neguinho "ligou o foda-se" geral mesmo tipo: "vai explodir nada saporra aí, td conversa de estagiário, tira 0,5 mm dessa merda mesmo e vamo vender pra caralho, abre a champa ae e vamo beber...."
Jack-Moser
A turma depois de “dissecar”... http://3.bp.blogspot.com/_L97VHOKXlgs/TQy0bYFDkYI/AAAAAAAAC3U/ludweq5rPt8/s1600/76361_460487977279_54624257279_5407355_5208469_n.jpg
Diogo Nóbrega
Os engenheiros da Instrumental conseguiram “dissecar” um dos poucos Galaxy Note 7 ainda disponíveis no mercado (mantendo um extintor por perto, é claro)
Pior que isso foi sério, hahahahaha: https://uploads.disquscdn.com/images/9709ccd3b1ef882e7d190b2307a315b3fd46666226780fcfe75759df56301899.jpg
Matheus Rocha Cardoso
Acoplem um no-break no celular se for preciso, por favor, aumentem a bateria!
Gertrudes, a Lhama
Isso aí, continuem deixando os celulares mais finos, fiquem tranquilos que não vai dar problema