Facebook, Twitter, Microsoft e YouTube anunciaram na segunda-feira (5) que estão se unindo para limitar a distribuição de material terrorista online. As gigantes da internet criarão um banco de dados com hashes (um tipo de “impressão digital” para identificar um arquivo específico) com materiais com conteúdo de terrorismo violento e de recrutamento terrorista que tenham sido previamente removidos de suas plataformas.

De acordo com o anúncio, uma vez adicionadas ao banco de dados, “outras companhias participantes poderão utilizar esses hashes para identificar esse tipo de conteúdo em seus serviços, verificar se violam suas políticas, e remover o material correspondente conforme apropriado”. Nenhuma informação pessoal será compartilhada, e o conteúdo identificado não será excluído automaticamente, ficando a decisão de removê-los a cargo de cada companhia. Outros serviços online serão incentivados à aderir ao projeto.

fighting-online-terrorism

Cada companhia participante também poderá contribuir de maneira independente para determinar quais hashes de imagens e de vídeos deverão ser incluídas no banco de dados. No entanto, segundo reportou o Ars Technica, não foram informados detalhes de como essa processo ocorrerá na prática.

De acordo com o site, isso poderia causar alguma polêmica no futuro, já que, ao contrário do que ocorre com projetos semelhantes no combate ao compartilhamento de pornografia infantil na internet, definir o que realmente é um conteúdo terrorista pode resultar em censura em casos como quando o material divulgado é controverso, porém está dentro da legalidade.

Segundo o anúncio, o objetivo do projeto é aumentar os esforços das companhias no sentido de “proteger a privacidade de nossos usuários e sua capacidade de se expressar livremente e com segurança em nossas plataformas (…) com o objetivo comum de prevenir a propagação de conteúdo terrorista online, respeitando os direitos humanos”. O anúncio completo pode ser conferido neste link.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Diego Melo

Diego Melo

Ex-redator

Diego Melo é jornalista e cursa Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Escreve sobre tecnologia desde 2011, fez parte da equipe do Tecnoblog entre 2016 e 2022, produzindo pautas sobre programação, guias e tutoriais de programas. Hoje é desenvolvedor full-stack e trabalha diariamente com tecnologias como JavaScript (Vue.js), PHP (Laravel) e SQL (MySQL).

Canal Exclusivo

Relacionados