As atualizações de apps do Android vão ficar bem menores

Diego Melo
Por
• Atualizado há 1 semana

Os planos de internet móvel vêm oferecendo pacotes de navegação cada vez maiores, mesmo assim, nem sempre dá para ficar gastando preciosos megabytes com as constantes atualizações de aplicativos. Por isso, o Google tem trabalhado em uma nova forma de diminuir o tamanho dos updates dos apps para Android.

Chamada de File-by-File patching (ou atualização “arquivo-por-arquivo”), a nova técnica promete diminuir de 65% a 90% o tamanho do arquivo de atualização em relação ao tamanho do aplicativo original. Por exemplo: no caso do app do Gmail (com tamanho original de 32,7 MB, segundo post no blog do Android), a atualização tradicional seria de 17,5 MB; com a nova técnica, o patch teria 9,6 MB (71% menor em comparação ao aplicativo completo).

androidpit-google-play-store-hero-1

A técnica compara as versões descomprimidas (que não estão compactadas no formato típico de um aplicativo) do arquivo novo e do original para identificar as diferenças entre eles e criar o patch. O Google Play, então, envia ao dispositivo somente esse patch. Assim, a atualização se resume em descompactar o aplicativo no aparelho, aplicar as mudanças e depois compactar novamente, garantindo que o arquivo no dispositivo tenha exatamente o tamanho daquele disponibilizado na Play Store.

Porém, devido a todo o processo de compactação, a nova técnica exige mais poder de processamento. Em dispositivos mais modernos isso não chega a ser problema, mas em aparelhos mais antigos, o processo pode demorar mais. Por isso, inicialmente, a nova técnica funcionará apenas nas atualizações automáticas, que rodam em segundo plano. Já os desenvolvedores não precisam fazer nenhuma alteração em seus programas — o processo de redução dos updates é aplicado automaticamente.

Informações mais detalhadas sobre a atualização File-by-File podem ser conferidas neste link.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Diego Melo

Diego Melo

Ex-redator

Diego Melo é jornalista e cursa Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Escreve sobre tecnologia desde 2011, fez parte da equipe do Tecnoblog entre 2016 e 2022, produzindo pautas sobre programação, guias e tutoriais de programas. Hoje é desenvolvedor full-stack e trabalha diariamente com tecnologias como JavaScript (Vue.js), PHP (Laravel) e SQL (MySQL).

Canal Exclusivo

Relacionados