A versão mais recente do Chrome em desenvolvimento apresenta mudanças que poderão agradar bastante os usuários do navegador. Para começar, a cor do browser foi modificada: passou daquele azul vivo que a gente conhece desde a primeira versão para tons de cinza, que o deixaram bem mais sóbrio.

Além disso, a barra de endereços sofreu modificações. A começar pela presença da estrela que permitia adicionar sites aos Favoritos: ela saiu do início da barra de endereços para ficar no final. Seu lugar agora é ocupado pelo botão de Atualizar.

A implementação mais curiosa, no entanto, é a remoção do http. A partir de agora, o domínio do site acessado é exibido diretamente, sem precisar desse prefixo que ainda hoje é muito comum na rede. Ao entrar no Tecnoblog, por exemplo, o endereço https://tecnoblog.net passa a ser exibido apenas como tecnoblog.net na Omnibox Chrome. Sites iniciados com https continuam a ter o prefixo exibido exibido normalmente, até como uma forma de segurança.

Por último, mas não menos importante, a build 5.0.375.3 finalmente já conta com suporte ao Adobe Flash por padrão.

Eu gostei do resultado. Só falta a equipe de desenvolvimento do navegador dar mais atenção às páginas que travam devido à presença de Flash. De nada adianta ter a integração do Chrome com um dos plugins mais usados no mundo, se o usuário continua a ter problemas na hora de visualizar as páginas.

Não custa lembrar que o Chrome Dev é a versão do Chrome ainda em desenvolvimento. Portanto, não é considerada estável. Você pode baixá-lo no canal Dev do navegador (por sua conta e risco).

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Gabriel

É inacreditável que até hoje, em 2019, o Chrome ainda tem esse comportamento. O que custa fazer igual aos demais navegadores e perguntar se quer realmente fechar? Pior ainda é quando se tem várias abas abertas e toca-se no "X" sem querer, ele fecha todas as abas e, ao abrí-lo novamente, as abas não se restauram.

Gabriel
É inacreditável que até hoje, em 2019, o Chrome ainda tem esse comportamento. O que custa fazer igual aos demais navegadores e perguntar se quer realmente fechar? Pior ainda é quando se tem várias abas abertas e toca-se no "X" sem querer, ele fecha todas as abas e, ao abrí-lo novamente, as abas não se restauram.
Gabriel
Está mais rapido sim,mas a interface ficou horrorosa!Cade o azulzinho????Quero ele de volta!Pelo menos alguma opçao no ferramentas pra deixar azul de novo!!!!
sergioguilherme
Essa visualização das miniaturas das abas abertas estava disponível na versão anterior (não lembro qual, acho que 5.0.319.alguma coisa), mas parecia que ainda faltava alguns ajustes.
Micael
Até que enfim ouviram as minhas preces: http://www.radioramabrasil.com/blogs/labs/2010/tema-chromemac/
Hernani
Muito bom a remoção do http, acha rídiculo alguns sites que no formulário de inscrição é obrigatório colocar http.
Rafael Oliveira
Tem uma coisa que eu não gostei. Antes tinha a opção de mostrar a barra de favoritos apenas em novas abas, agora vc escolhe exibir em todas as paginas ou não. Eu preferia como antes, pq quando estou navegando eu tinha um pouco mais de espaço, e quando eu queria abrir um link novo eu abria uma nova aba (ou clicava na home).
MRodrigues
Nunca gostei daquela barra azul do chrome, nem dos botões de avançar e voltar e do fato de ele fechar o programa quando fechamos todas as abas, no opera volta para o speed dial, eu acostumado, sempre acabo fechando o chrome.
Bruno
O chrome sempre foi meu navrgador preferido, ao chegar em casa vou dar uma conferida nele. Tomara que não me decepcione.
marcos
Realmente usar o http:/ não tinha muito utilidade, outra coisa que acabei de notar ao comentar aqui foi a opção de salvar profiles em sites onde vc precisa comentar, assim ele já carrega automaticamente nome, e-mail, pais... isso é sensacional. Não vi porque mudar o botão de favorito de lugar e alias, meu chrome continua azul.
marcos
O andamento do download pela barra já é possivel ser visualizado há um bom tempo, mas nunca vi as miniaturas das abas abertas.
tplayer
Isso realmente é uma coisa chata que causa grande raiva desde a primeira versão.
bigkax
Tem uma interface melhor mas continua a fechar quando se fecha todos os separadores.
bigkax
O progresso de download é como o do opera, as miniatura é preciso activar.
Arimathéia
A versão Mac também eliminará o "http://"?
Exibir mais comentários