Início » Software » AsteroidOS vai salvar seu smartwatch com Android Wear do abandono das fabricantes

AsteroidOS vai salvar seu smartwatch com Android Wear do abandono das fabricantes

Por
2 anos atrás
Já conhece a nova extensão do Tecnoblog? Baixe Agora

Os relógios inteligentes têm o mesmo problema dos smartphones: cedo ou tarde, eles vão parar de receber atualizações de software. E vão parar de suportar os novos aplicativos. E você ficará com raiva da fabricante. Mas o AsteroidOS pode salvar os smartwatches com Android Wear da obsolescência programada — e já está pronto para rodar em alguns modelos.

asteroidos-smartwatch

O AsteroidOS é um sistema operacional de código aberto voltado para smartwatches. Segundo Florent Revest, estudante de ciência da computação por trás do projeto, ele e sua equipe desenvolveram o sistema tendo em mente que “muitos usuários acreditam que as atuais plataformas proprietárias não podem garantir um nível satisfatório de controle sobre privacidade e hardware”.

Ele tem alguns princípios, como a modularidade, para permitir que o usuário modifique profundamente o sistema; a privacidade, sendo mais transparente na coleta e utilização de informações dos usuários; e a portabilidade, para funcionar no máximo de dispositivos possíveis. O AsteroidOS 1.0 alpha já opera de maneira “satisfatória” no LG G Watch, LG Watch Urbane, Asus ZenWatch 2 e Sony Smartwatch 3.

Segundo o Android Police, o processo de instalação do AsteroidOS é bem familiar para quem já instalou uma ROM personalizada do Android — você precisa desbloquear o smartwatch, entrar no modo fastboot e transferir a ROM pelo ADB. No entanto, apenas o LG G Watch possui suporte total até o momento; os outros três relógios ainda não têm Bluetooth funcional, o que é um grande problema para um smartwatch.

Ainda em fase alpha, o AsteroidOS é um sistema operacional bem básico: ele tem apenas alguns aplicativos simples que esperamos de todo relógio, como agenda, alarme, calculadora, player de música, cronômetro, timer e previsão do tempo. Mas, como o projeto é de código aberto e muita gente vai ficar de fora do Android Wear 2.0, ele pode crescer bastante nos próximos meses.

Você pode conferir todas as informações do AsteroidOS e contribuir com o projeto na página oficial.