Início » Brasil » Justiça proíbe Correios de acabarem com o e-Sedex

Justiça proíbe Correios de acabarem com o e-Sedex

Emerson Alecrim Por

Dá para ficar pior? Dá! Essa é a sensação que muitos lojistas tiveram depois que receberam a notícia sobre o fim do e-Sedex. Mas ainda há alguma esperança: por meio de liminar, a 5ª Vara da Justiça Federal de Brasília decidiu que os Correios devem manter o serviço.

Enfrentando uma grave crise financeira, os Correios viram a descontinuação do e-Sedex como parte das medidas necessárias para reverter o quadro. Só em 2015, a empresa registrou prejuízo de R$ 2,1 bilhões, mesmo monopolizando o serviço de entrega de cartas.

Carro - Sedex

O e-Sedex é um serviço exclusivo para comércio eletrônico. Os preços dessa modalidade são próximos das tarifas cobradas por entregas convencionais (PAC), mas os prazos e critérios usados são os mesmos que vigoram no Sedex “normal”.

É aqui que está a preocupação de lojistas (e também de consumidores): com o fim do e-Sedex, a tendência é a de que os fretes fiquem mais caros e, consequentemente, afastem compradores.

Prevendo que esse cenário também pode levar à diminuição do número de entregas e, eventualmente, a um aumento importante de preços, a Abrapost (Associação Brasileira de Serviços Postais) recorreu à Justiça para cancelar a decisão.

Deu resultado: a juíza Diana Maria Wanderlei da Silva emitiu na quinta-feira (15) uma liminar determinando que os Correios mantenham o e-Sedex, com cobrança de multa de R$ 500 para cada dia de descumprimento da decisão.

Para a Abrapost, a descontinuação do e-Sedex foi decidida sem que os Correios apresentassem um plano mostrando quais os ganhos financeiros que a empresa terá com a medida.

Além disso, a entidade questionou o fato de a diretoria dos Correios ter decidido encerrar o e-Sedex sem consultar o conselho administrativo da companhia, argumento que também foi destacado pela juíza.

A notícia é boa, mas é importante manter os pés no chão: os Correios ainda podem recorrer e, se a situação exigir, resolver o impasse submetendo a proposta ao conselho administrativo.

Os Correios foram procurados, mas ainda não se manifestaram sobre o assunto.

Mais sobre: , ,

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

BuffyDawn Summers
Sobrou roubalheira do lucro (além de na previdência)
BuffyDawn Summers
Eu sou professora de Federal. Professor que dá entrevista é de humanas/sociais e essa gente detesta privatização = fim da boquinha. Obs.: como sei das áreas? Cientistas, quando raramente são chamados para dar entrevista, vão falar de seus inventos.
Luciney M. Cunha
Eleição da Dilma eles estavam entregando cartas com "santinhos" do PT nas residencias sorrateiramente... Tudo que o governo do PT mete a mão vira pó! Petrobras, Correios, BNDES etc.
Jefferson Rodrigues
Não vamos colocar só a culpa nele. Também tem os eleitores dele.
Jefferson Rodrigues
Nem preciso ler o que acontece nesse site. Só o fato de morar no Brasil já me faz ter ideia do que acontece aqui. Eu sei de muitas coisas também.
Jefferson Rodrigues
Escutei a uma entrevista de um professor que defende a não privatização da empresa. Ele disse que o problema dá empresa era conjuntural. Em nenhum momento ele falou que era um problema político. Acho que ele era financiado por alguma legenda política.
Jefferson Rodrigues
Isso é fichinha! Sabe quantos bancos são obrigados a pagar de indenização quando algum consumidor entra com ação judicial? É o mesmo valor que esse aí. Brasil pune muito mal!!
Carmen Laurentino
EU ACHO QUE DEVERIAM EXTIRPAR OS CORREIOS PARA SEMPRE!!!! É UMA MÁQUINA DE CORRUPTOS E DE MAUS FUNCIONÁRIOS!!!!!!
Grazi Cosméticos
Alguém sabe a que pé que esta a liminar?!? Os Correios já recorreram?
Gabriel Braga
antes pelo menos no ML tinha opção de PAC , agora meio que o Sedex normal virou o lixo do PAC , sem falar que o eSedex que é o mais rápido em algumas localidades estão o dobro do preço , lixo de correios do caralho ! monopólio é foda
Rodrigo Siqueira
Filipe, veja acima o que escrevi para o Alberto. Replico o convite à você também. Abraços!
Rodrigo Siqueira
Caro Alberto, esses dias peguei um Uber em SP que também era concursado nos correios e propûs à ele a mesma coisa que venho lhe propor aqui. Estamos em 2016 e a única forma de reverter esse quadro assustador que vivemos é o acesso à informação. Pegue 10 anos atrás a quantidade de desvios, mutretas e manobras feitas pelos políticos e compare com agora, ainda é grande, concordo, mas está reduzindo graças ao nosso "esclarecimento" com blogs, redes sociais, youtubers e etc... Existe um blog chamado Reddit, de nicho, com pessoas em sua maioria esclarecidas e muita das vezes formadoras de opinião, onde temos alguns tópicos classificados como "AMA" acrônimo de Ask Me Anything, ou Pergunte-me Qualquer Coisa, já tivemos com policiais, bombeiros, engenheiros e muitas outras profissões. Vale lembrar que uma das regras do Reddit é o anonimato para manter o conteúdo verdadeiro e a segurança dos "entrevistados". Porque não faz um AMA para trazer isso à tona? Defendo que é uma das armas que nós, pessoas de bem, podemos usar e abusar contra quem em vez de nos servir, são servidos pelos contribuintes. Abraços! Ps. Se quiser posso te ajudar.
Priscila
Um dia essa empresa foi uma empresa de verdade, agora é algo com segredos obscuros que, uma hora ou outra, serão revelados.
Priscila
Foram acabar com o envio de pequenas encomendas por Carta Registrada, ficando apenas restrita ao envio de documentos, agora colhem o que plantaram. E se acabarem com e-Sedex a coisa vai piorar mais ainda.
Jambeiro
A CF proíbe privatizar os Correios.
Ramon Gonzalez
obviamente
Euripedes Batista
A justiça brasileira não se orienta por razões econômicas. Para eles o que importa é fazer justiça, mesmo que sob prejuízo da economia...
Euripedes Batista
É o que vai acontecer...
Euripedes Batista
privatizar a empresa não acaba com o monopolio e sim abrir o mercado. Por que se privatiza e não entra outra, fica um monopolio privado que vai custar mais caro por que teremos que pagar tributos.
robsonc
Não seria lógico que se a demanda (algo muito desejado pela maioria das prestadoras de serviço) aumenta os lucros aumentam (dada os devidos investimentos em infra estrutura)? Claro que a resposta é obvia. Faltou investimento em infra estrutura. Pq no nosso pais quando o lucro aumenta, ele é só embolsado e pronto ou repassado pro bolso de políticos.
kadug
Pra responder à sua pergunta, dois fatos: 1. Os Correios têm imunidade tributária 2. Os Correios não vão à falência, o Tesouro Nacional está sempre lá para salvar Nenhuma outra concorrente opera com essas vantagens.