Início » Negócios » Nokia processa Apple por violação de patentes

Nokia processa Apple por violação de patentes

Apple cita "fracasso da Nokia como fornecedora de telefones celulares" e diz que conduta é ilegal

Paulo Higa Por

A Apple se envolveu em outro processo por violação de patentes, mas desta vez não é com a Samsung. A Nokia anunciou nesta quarta-feira (21) que entrou na justiça contra a empresa de Cupertino por não pagar os royalties que deve à companhia finlandesa. O processo corre nos Estados Unidos e na Alemanha, mas a Nokia já prometeu entrar com outras ações em breve.

Em comunicado, a Nokia afirma que a Apple aceitou em 2011 uma licença que cobre algumas patentes dos finlandeses, mas não quis negociar o pagamento de outras propriedades intelectuais que são utilizadas nos produtos da maçã. Estão em jogo 32 patentes, abrangendo tecnologias como “display, interface de usuário, software, antena, chipsets e codificação de vídeo”.

Nokia

A Nokia diz que investiu 115 bilhões de euros em pesquisa e desenvolvimento nos últimos 20 anos, e que detém “dezenas de milhares de patentes que cobrem muitas tecnologias importantes utilizadas em smartphones, tablets, PCs e dispositivos similares”. Vale lembrar que, apesar de ter vendido sua divisão de celulares para a Microsoft em 2013, a Nokia manteve a posse de suas patentes.

Nas palavras do chefe de patentes da Nokia, Ilkka Rahnasto: “Depois de vários anos de negociações tentando chegar a um acordo para cobrir a utilização da Apple dessas patentes, estamos tomando medidas para defender nossos direitos”.

O caso dá sinais de que pode se estender por bastante tempo, como aconteceu na briga entre Apple e Samsung nos tribunais. Segundo a Bloomberg, a Apple havia entrado com um processo nesta terça-feira (20) contra um grupo de empresas detentoras de patentes, que estariam conspirando junto com a Nokia como parte de um “plano para extorquir, de forma injusta e anticompetitiva, receitas exorbitantes da Apple e de outros fornecedores inovadores de celulares”.

Tem mais: a Apple cutuca a Nokia no processo, publicado pelo Patently Apple. Segundo a empresa, a conduta é ilegal e “acontece no contexto do fracasso da Nokia como fornecedora de telefones celulares”. A Apple explica que “em 2011, a Nokia permanecia como uma grande fornecedora, mas, devido a sua incapacidade de inovar, estava enfrentando expectativas de mercado tão terríveis que acabou saindo do mercado”.

Aguarde os próximos capítulos.

Mais sobre: , , ,

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Anthony Fernando
Exatamente parceiro, falou só verduras.
Anthony Fernando
Foi o que eu pensei, quem é a Apple pra falar em inovação? Kkkkk.
Meganegão
Não tem essa história de quem é melhor, mais inovador, vende mais, etc. Usou a tecnologia e a patente está lá registrada, tem que pagar. E na Europa o registro de patentes é mais rigoroso, não é como nos EUA que até fósforo de duas cabeças pode ser patenteado com rabiscos.
Sckillfer
“Plano para extorquir, de forma injusta e anticompetitiva, receitas exorbitantes da Apple e de outros fornecedores inovadores de celulares.” Quem é que não queria deixar nenhum tablet com formato retangular no mercado (além do iPad) mesmo? E que acusou a Motorola de cobrar por patentes "essenciais", mas queria a exclusividade do multitouch? Ah tá... A Samsung poderia responder as acusações da Apple só com frases da própria Apple, tipo numa conversa bem rancorosa de WhatsApp.
Nicolas_RS
Exceto que é a Samsung, Sony, Toshiba e N empresas que fabricam, a Apple só monta.
Nicolas_RS
Tenho certeza que a Nokia nao tem a legião de fanboy jumentos como a Apple e seus celulares descartáveis. E com certeza, mais de 30% dos Iphone comprados já são de donos de Iphone quebrados.
Flavio Toledo
Toda materia aparece nome Apple ja pego pipoca para ver barraco nos comentarios mais engracado ainda existem fanboy da NOKIA.
Keaton
A Nokia nunca superfaturou produtos. Nem mesmo tinha ums sistema operacional. haha
Matheus Siqueira Moreno
Cara, eu tenho um Lumia(Nokia). A questão é que hoje a tecnologia evolui a um nível exponencial, não da pra ficar preso num mesmo aparelho por anos.
Marco Ribeiro
"Apple havia entrado com um processo nesta terça-feira (20) contra um grupo de empresas DETENTORAS DE PATENTES, que estariam conspirando junto com a Nokia como parte de um plano para extorquir, de FORMA INJUSTA e ANTICOMPETITIVA, receitas exorbitantes da Apple e de outros fornecedores inovadores de celulares”. Cara como assim de forma injusta?? Se as patentes tem dono eles tem o direito de cobrar por elas, essas Apple's da vida e "empresas inovadores" querem ganhar o credito, faturam bilhões e não tem responsabilidade nenhuma depois, quer resolver essa parada toda é só pagar oque deve e parar de chorar que a Nokia ta sendo injusta ou que estão pedindo demais, poxa Apple o chefe de patentes mesmo disse que "estão a alguns anos tentando resolver isso..." A Nokia tem meu respeito e garanto que tem o respeito de muitos usuários, então larga a mão de ser caloteira Apple e pague oque é por direito da empresa hahaha
PPKX XD ?????????
Vc não, o cara acima quis comparar.
Thiago Lopes
Não estou comparando. Só estava batendo no argumento: "FRACASSO? HEUUEUEHEHUHAUHA! Provavelmente a Apple nunca vai repetir os numeros de venda da Nokia, q foi um dos maiores fabricantes da história. " . E dizendo que sim, a Apple, hoje é a principal fabricante de telefones do mundo. Gostando ou não dos produtos dela, o iPhone, muito provavelmente baterá a marca da Nokia.
Thiago Lopes
Calma aí cara. A Nokia vendeu seu primeiro telefone em 1982, a Apple em 2007. Uma teve mais de 200 modelos de aparelhos, a outra teve 14.
Pedro Alexandre Lopes
Soma todas as quantidades de aparelhos vendidos pela Apple aí nesta lista. Não passa a soma dos 3 aparelhos da Nokia que mais venderam... Apple tem que "comer muito feijão com arroz" ainda pra chegar perto do que é a Nokia. Pra te poupar o trabalho de somar tudo, aqui vão os números totais de aparelhos vendidos: - Apple: 503.000.000 - Nokia: 1.966.000.000 Nokia já vendeu praticamente 4x mais aparelhos do que a Apple. https://uploads.disquscdn.com/images/35b6f10c4e4691eb4e44ee166e07c8efef23b992e80b595fe83bcffc001c6426.png https://uploads.disquscdn.com/images/03fa8ad7ee7e6a3c2b312eed1e0735b74a930e78e5b22bca587ddaa2f2659102.png
PPKX XD ?????????
Não tem como comparar esse tipo de coisa, há 13 anos poucas pessoas compravam telefones, eles não inovavam e duravam anos, eram muito mais caros também.Teria que comparar um aparelho recente das duas fabricantes, ou comparar o primeiro iPhone com um celular de mesmo ano da Nokia... Em 2001 paguei 199 reais no aparelho mais barato que existia, um sony ericsson mto vagabundo, era o valor de um salário mínimo, os aparelhos decentes custavam 600 reais no mínimo, coloca a inflação de 15 anos em cima pra ver qto custaria hoje...
Ígor Moreira
Diziam a mesma coisa na década passada e ela faliu.
Thiago Lopes
"FRACASSO? HEUUEUEHEHUHAUHA! Provavelmente a Apple nunca vai repetir os numeros de venda da Nokia, q foi um dos maiores fabricantes da história. " Diego F. Duarte... Cara, você falou merda. Sem comentar coisas relacionadas a patente ou inovação, só números de venda. O iPhone 6s, que ainda está a venda, já quase empatou as venda com um telefone que não é fabricado há 13 anos. Provavelmente irá empatar ou passar. Antes de comentar algo procure fontes, a internet não perdoa.... https://uploads.disquscdn.com/images/2be6adf12d296ec381d47b1375be5941927a0d30c0c6e03e8fadaae5709a70db.png
Ricardo - Vaz Lobo
Ninguém copia o que não tem potencial de lucro.
Ricardo
Olha aí de novo a fabricante do smartphone mais "chique" do mundo. Metida em outro barraco. Kkkkkkkkk
Yago G.
Apple só faz design mesmo. Não é de hoje essa briga por nomes e patentes de seus produtos.
Keaton
Fracassando ou não, as patentes são da Nokia. Se tá usando, que pague e pronto. É só enfiar o custo adicional no iPhone/etc, todo mundo vai pagar mesmo.
Keaton
A Apple não vai falir. O que falta em inovação, ela enfia em preço... lol (Dizem que o próximo iPhone será ainda mais caro, globalmente falando...)
Daniel Andrade
Rapaz, eu sou de opinião que se usou tem que pagar mesmo e PRONTO!, não é de hoje que APPLE usa as patentes de outras empresas e não quer pagar pelo uso, Isso caracteriza FURTO, pq se está usando sem autorização e sem pagar pelo uso está FURTANDO a propriedade intelectual das outras empresas e por isso deve ser processada com justa razão! e NOKIA É NOKIA e AOS FÃ BOYS DA APPLE, CHUPEM!
Barbosa
Enquanto os grandes brigam,os famboys fazem trincheiras para guerra.
Igor Silva
Matheus a nokia não vendeu tudo isso porque seus aparelhos eram incrivelmente duráveis e não são descartáveis como os de hoje.
Guilherme Tiago
A nokia sempre teve aparelhos muito bons... mas fez besteira demais e perdeu espaço... não pra Apple, que já tem seu público cativo, mas para a Motorola principalmente... e para outras empresas que usam o android. Convenhamos... fã boy de apple nao liga pra qualidade, liga pra maça.. eles seriam apple de qqr maneira. Quem a Nokia perdeu foi aquele cara que sai comparando, que num ano prefere Samsung, noutra troca descobre que a motorola ta com um custo beneficio melhor, no outro experimenta investir na camera de um xperia... E para esse cara que nao é fã boy de empresa, ja fica o aviso... a nokia ja soltou que o celular que vem por ai finalmente será android, mas será modelo intermediário... esperar pra ver o preço
Diego F. Duarte
Aeho! Chegaram os fãboi
Matheus Rocha Cardoso
"[...]Apple nunca vai repetir os numeros de venda da Nokia" Eu rí dessa parte.
Paul
Se NÃO criou, que pague MSM! A gente sabe que a Nokia sempre teve milhares de patentes nessa área de telefonia e em muitas outras.
Renan Maia Fernandes
Bem, já não é de hoje que a arrogância da Apple sobre patentes aparece, se ela estiver mesmo usando de forma, nada mais justo do que a Nokia entrar com as medidas legais contra a Apple.
Matheus Siqueira Moreno
Patentes, patentes e mais patentes...hoje nada se cria, tudo se copia.
Matheus Siqueira Moreno
Cara, a Apple ja vendeu mais de 1 bilhão de iPhones, ou seja, mais do que a Nokia já pensou em produzir. Pode esperar sentado os smartphones da Nokia, coisa boa não vem por ai.
Ramon Gonzalez
"devido a sua incapacidade de inovar, a Nokia estava enfrentando expectativas de mercado tão terríveis que acabou saindo do mercado" (Apple) A Apple devia lavar a boca suja dela e cuidar de sua propria falta de inovação. Senao vai ter destino igual ou pior que a Nokia.
Alberto Prado
Traduzindo: Ela está falindo, então eu posso usar as patentes dela. Se Nokia tentou por anos entrar em um acordo com a Apple e essa não fez a menor questão de dar satisfação, então que tem partir para outras medidas mesmo.
Diego F. Duarte
1- Esperado: A Nokia quer se capitalizar p lancar os primeiros modelos ano q vem 2- FRACASSO? HEUUEUEHEHUHAUHA! Provavelmente a Apple nunca vai repetir os numeros de venda da Nokia, q foi um dos maiores fabricantes da história. Coe vei, q merda foi essa? O unico erro da Nokia na época foi ter perdido o bonde da história e insistido na porcaria do Symbian, com o mesmo sistema e UI/UX absurdamente obsoletos.