Início » Mobile » É o fim do CyanogenMod (mas ainda há esperança)

É o fim do CyanogenMod (mas ainda há esperança)

Projeto de código aberto será mantido pela comunidade, agora com o nome LineageOS, mas o futuro é incerto

Por
38 semanas atrás
Já conhece a nova extensão do Tecnoblog? Baixe Agora

Presente indesejado: o CyanogenMod, sistema operacional baseado em Android mais conhecido por manter atualizados os smartphones que perderam o suporte oficial das fabricantes, encerrou suas operações neste domingo (25). A Cyanogen, empresa por trás do projeto de código aberto, anunciou o fim do desenvolvimento da plataforma e descontinuou os serviços do CyanogenMod.

O anúncio foi bastante mal interpretado pela imprensa e pelos usuários da ROM, alguns pregando um cenário apocalíptico e outros acreditando que nada mudaria para o CyanogenMod, então vale explicar em detalhes o que aconteceu.

Cyanogen

Originalmente, a Cyanogen revelou na noite de sexta-feira (23) que os serviços do CyanogenMod seriam descontinuados no dia 31 de dezembro. Embora seja um projeto de código aberto, mantido em grande parte pela comunidade, a ROM era distribuída por meio da infraestrutura da Cyanogen. A empresa também pagava desenvolvedores para contribuírem com o projeto.

No sábado (24), o blog oficial do CyanogenMod anunciou que a comunidade estava criando um fork para dar continuidade ao projeto, o LineageOS. O nome CyanogenMod teve que ser deixado de lado porque a Cyanogen mantém a propriedade da marca, o que poderia resultar em processos judiciais no futuro. O site do LineageOS está no ar, mas ainda não há previsão de quando as primeiras ROMs serão liberadas.

E, de forma repentina, a Cyanogen derrubou o site do CyanogenMod, o sistema de controle de código e os servidores de download neste domingo (25), matando o projeto uma semana antes do previsto. A comunidade acredita ter sido uma retaliação da empresa ao anúncio do desenvolvimento do LineageOS, publicado no blog oficial do CyanogenMod.

Futuro do CyanogenMod, digo, LineageOS

O futuro do CyanogenMod, agora chamado de LineageOS, é incerto, já que as coisas ficam bem mais difíceis quando não há dinheiro garantido vindo de uma empresa. Mas há inúmeras ROMs alternativas de Android sem toda a fama do CyanogenMod que conseguem se manter vivas por meio de doações, então é bem provável que o LineageOS seja forte; o sucesso da ROM depende apenas da comunidade.

Se depender da nova equipe, o LineageOS deve herdar a força do antigo projeto: “O CyanogenMod sempre foi mais que o nome e a infraestrutura. O CyanogenMod tem sido um sucesso baseado no espírito, no talento e no esforço de seus colaboradores individuais”, disse o time da finada ROM.

A empresa Cyanogen, que chegou a receber investimentos milionários, continua viva. O Cyanogen OS, sistema baseado no código-fonte do CyanogenMod e mais conhecido por equipar os smartphones da OnePlus, também continua existindo, mas respirando com a ajuda de aparelhos: a Cyanogen está focando seus esforços no Cyanogen Modular OS.

A ideia da Cyanogen é tornar o Cyanogen OS modular, permitindo que os diferenciais de software sejam implantados em qualquer ROM de Android, sem exigir o desenvolvimento de um sistema operacional completo, como acontece com o Cyanogen OS e o CyanogenMod. É um posicionamento contrário ao que a empresa havia revelado em 2014, quando o plano era criar um Android mais independente e livre das garras do Google, inclusive criando uma loja de aplicativos própria.

  • Eduardo

    E esse site aqui é de quem? https://download.cyanogenmod.org/

    • Juan Lourenço

      A home caiu, mas a página de downloads parece ativa

      • Comediante

        Acho que só enquanto os DNSs ainda tiverem os apontamentos em cache.

    • A comunidade não tem mais acesso aos DNS do domínio. Questão de tempo até tudo cair definitivamente.

      • Eduardo

        Entendi, pensei que tinham derrubado apenas o blog.

    • PinPortal ✔️

      Eduardo, respondendo sua pergunta:
      A empresa Cyanogen Inc. é a dona tanto da marca ¨Cyanogen¨, bem como do site http://www.cyanogenmod.com e http://www.cyngn.com

      A Cyanogen Inc. recebia dinheiro de investidores, cerca de US$ 100 milhões ao todo, e mantinha o projeto aberto, com pagamento da hospedagem do site e dos servidores que hospedavam as ROms para download, além de contribuir com o código da Rom aberta, com seus funcionários (pagos por eles) atuando em novas funções e buscando bugs. Isso tudo, além dos desenvolvedores voluntários ao redor do planeta.

      Agora sobraram os desenvolvedores voluntários para tocar o projeto.

      http://i.imgur.com/UqODtUd.jpg

  • Fiquei perdido em quem é dono de quem

    • Comediante

      Ninguém é dono de ninguém.

      A Cyanogen Inc é dona da marca Cyanogen mas começou como uma empresa que se criou da comunidade CyanogenMOD. O Cyanogen, apelido virtual do fundador Steve Kondik, teve uma treta com o Kirk McMaster, o outro fundador da empresa e responsável pelas abobrinhas públicas que a Cyanogen Inc vinha declarando ultimamente, como aquela “Vamos por uma bala na cabeça do Google” ou “Vamos roubar o Android do Google”….

      Como o Steve abandonou a empresa por estes e outros motivos, ele começou a comunidade LineAge OS que nada mais é que a antiga comunidade CyanogenMOD com outro nome.

  • Trovalds

    Sem dinheiro, as atualizações e aparelhos que vão ser compatíveis devem cair bastante. E olha que já era pequena a lista.

  • Marks William

    O CEO conseguiu afundar de vez a empresa. Tomara que o LineAgeOS mantenha a qualidade.

  • David Rabelo

    Seria o jenkins, o servidor de compilação das builds, que foi derrubado? Ao menos a build do dia 25 está se comportando de forma estável aqui no meu N4.

  • Comediante

    Mesmo lamentando a consequência disso para a CyanogenMOD eu vi isso acontecer quando o boçal do Kirk McMaster começou que aquela besteira de “por uma bala na cabeça do Google” e eu achei merecido ele ter sido chutado do cargo um tempo depois.

    Eu queria é que, em nome da variedade, os caras das outras ROMs baseadas no AOSP (e não na CyanogenMOD) como Dirty Unicorns, AOKP, Nexus Experience e Paranoid Android façam suas jogadas. O momento é oportuno.

    No mais torço para que o Steve Kondik, o Cyanogen, consiga manter a comunidade numa boa como sempre fez na CM.

  • Mais um pesar neste 2016.
    É uma grande perda para todos (não boto fé nesse Lineage). Mas, eu espero que a comunidade continue em frente no AOSP, agora não há impedimentos para se tornar ainda mais popular.

  • Keaton

    E 2016 está demorando para terminar….
    Ainda teremos mais vitimas na ultima semana do ano…

  • Luciano Lima

    Sou noob no assunto e queria saber o seguinte: todas as ROMs que estão disponíveis da Cyanogenmod, agora LineageOS, são seguras? Elas não possuem brechas para a entrada de pragas virtuais?

    • Comediante

      Elas são baseadas no AOSP e estão sempre se atualizando para os patches de segurança mais recente. São infinitamente mais seguras que as ROMs OEM primeiro pelo motivo já citado, segundo por serem de código aberto com revisões e atualizações constantes.

      • Luciano Lima

        Grato ☺️👍

  • Eu tive muito pouco contato com o CyanogenMod… Da última vez que eu usei, ele deu uma sobrevida um SONY antigo meu, mas que não ficou muito bom, apesar de ter tido o gostinho do Android 4.4 num aparelho que vinha de fábrica com o 4.2, se bem me lembro.

    Que pena. Espero que o LineageOS crie uma ROM compatível com o meu celular no futuro, não aguento mais a Miui.

    • Lucas Mota

      Qual é o aparelho? pois as vezes tem uma não oficial no xda.

      • Redmi 2 Pro

        • Lucas Mota

          Como imaginei vou deixar o link do fórum, a rom é a android ice project ela é um fork da cm, tem videos sobre da uma olhadinha eu acho que compensa,
          http://forum.xda-developers.com/redmi-2/development/rom-t3482670

          [EDIT]
          https://www.youtube.com/watch?v=YZktVz5unMM

          • Obrigado, Lucas!

          • Comediante

            A AICP é show. Uma das comunidades mais receptivas para novos usuários no G+ e uma rom animal! Usei por muito tempo, mas no momento para o Zenfone 2, ao menos nas ROMs Nougat, a Resurrection Remix está melhor.

          • Lucas Mota

            Eu usei a cm mesmo em um lg g2 lite, só que cometi o erro em comprar um lg x screen, não tem nada de roms novas, nada de root, nessas horas que vejo que um celular mais popular tipo moto g é melhor a comunidade abraça.

          • Comediante

            Intermediário da LG é fria em qualquer aspecto por culpa da própria fabricante. Só é recomendável para aquele tipo de usuário que faz uso bem básico mesmo.

          • Lucas Mota

            Não sabia que era tão abandonado, minha próxima compra deve ser o oneplus 3t, vai que o dólar cai

          • Comediante

            Estou no mesmo aguardo mas para pegar o primeiro OP3 mesmo haha.

          • Gustavo Rocha

            Lucas, vc sabe dizer qual vai der o futuro dos usuários de smartphones One Plus?
            Acabei de comprar um 3T, meu primeiro One Plus e eu tava empolgadão e agora vem esse balde de água fria…
            Queria saber se fiz uma má compra e se ainda posso sonhar com alguma atualização no futuro com a mesma segurança e desempenho que a Cyanogen oferecia com o CyanogenMod.

          • Lucas Mota

            Foi só o primeiro que veio com a CM atualmente eles já fazem sua própria rom, então não vai fazer diferença.

        • Gesonel o Mestre dos Disfarces

          Rapaz, já tem até nougat pra ele!

  • palatoqueimado

    “Mas há inúmeras ROMs alternativas de Android sem toda a fama do CyanogenMod que conseguem se manter vivas por meio de doações […]”

    Quais seriam essas ROMs alternativas? A maioria vejo que é baseada na CyanogenMod

    • Comediante

      Existem ROMs que são baseadas no AOSP diretamente e não na CM (a maioria é de membros da comunidade CM que começaram suas próprias ROMs) como a Dirty Unicorns, AOKP, Nexus Experience e Paranoid Android.

      As ROMs que são baseadas na CM (como a AICP, Resurrection Remix e BlissPop, por exemplo) pretendem continuar se baseando no LineageOS mas é cedo pra dizer.

      • palatoqueimado

        Interessante, achei que a Paranoid Android era baseada na CM também. Bom saber que temos alternativas ainda.

        • Comediante

          Tanto a Paranoid Android quanto a AOKP perderam o fôlego depois que o pessoal da OnePlus saiu recrutando geral. O Alex Cruz da CM juntou o pessoal que não foi trabalhar pra OnePlus e criou a Dirty Unicorns.

          Tanto a PA quando a AOKP estão de volta, as não tem o mesmo fôlego de antes pois estão com os times menores.

  • Anakin

    Sempre achei essa Cyanogen um pouco soberba… tirar do ar o site 1 semana antes é sacanagem 🙁

    • Vc pode baixar as ROMs do CyanogenMOD em https://download.cyanogenmod.org/

      • Marcus Araújo

        Infelizmente, não pode. Estou tentando e dá erro.

      • Jackson Lima

        não da mais pra acessar. é possivel acessar as roms de algum site? não é possivel que ninguém baixou tudo e reupou

  • Vsoco

    Finalmente, alguém para explicar direito. Vi site aí abunciando o fim das custom roms em geral.

    Talk about clickbait.

  • Marcus Araújo

    Espero que o LineageOS vingue. Uma das minhas prerrogativas antes de adquirir um smartphone era o suporte à CyanogenMod. Agora ficamos ainda mais reféns das fabricantes e seus Androids KitKat eternos.

    • Jefferson Rodrigues

      Eu tô com uma instalada no meu Gran prime. Quer dizer que vou ter de voltar para a ROM dá Samsung? Eu não entendi direito.

      • Marcus Araújo

        Não, significa que não haverá atualizações para a CyanogenMod instalada no seu smartphone. Pode continuar utilizando como sempre utilizou.

        • Jefferson Rodrigues

          Até as versões não oficiais deixarão de receber atualizações?

          • Marcus Araújo

            Vai depender de quem mantém essas versões não oficiais, mas considerando que não haverá mais desenvolvimento do código por parte da Cyanogenmod, a resposta é sim, não vai mais ser atualizado, no mínimo vão corrigir os bugs da mesma versão que utilizam hoje (a menos que migrem para o LineageOS).

          • Marcus Araújo

            Vai depender de quem mantém essas versões não oficiais, mas considerando que não haverá mais desenvolvimento do código por parte da Cyanogenmod, a resposta é sim, não vai mais ser atualizado, no mínimo vão corrigir os bugs da mesma versão que utilizam hoje (a menos que migrem para o LineageOS).

  • Eita tempo bom qndo meu Nexus S respirava qndo saía uma nova versão do CM! Tomara que LineageOS vingue!

  • ditom

    Uma pena. Mas sinto que essas ROM alternativas são apenas para inglês ver e usuário Android dizer que tem alternativa.
    Sou usuário Android e sinto um grande pesar nisso. As fábricas não atualizam seus aparelhos. As ROM alternativas são difíceis de instalar e nunca rodam perfeitamente (falo como usuário LG).
    Acho que meu próximo telefone será um dumb phone…