Início » Carro » Piloto automático da Tesla freia sozinho antes de acidente à frente ocorrer

Piloto automático da Tesla freia sozinho antes de acidente à frente ocorrer

Paulo Higa Por

Os carros da Tesla ganharam recentemente uma atualização no sistema de condução semiautônoma para aproveitar melhor o radar integrado e entender as ações dos veículos ao redor com mais precisão. Parece que o software está funcionando muito bem: um vídeo publicado nesta terça-feira (27) no YouTube mostra um Tesla acionando os freios antes mesmo de um acidente à frente ocorrer.

No vídeo, é possível notar que o Tesla está trafegando a uma velocidade de 110 km/h numa estrada holandesa, quando de repente o Autopilot emite um alerta sonoro e começa a frear o carro sozinho. Dois segundos depois, dois automóveis à frente colidem entre si; um deles derrapa para fora da pista, enquanto o outro capota duas vezes. O Tesla consegue parar a uma distância segura do acidente.

Repare que um veículo preto, que seguia à frente do Tesla, na faixa ao lado, brecou somente depois do alerta sonoro do Tesla terminar. Por pouco, o humano também conseguiu evitar o acidente, mas qualquer milissegundo antecipado pelo computador é importante: a 110 km/h, um segundo de atraso significa mais de 30 metros percorridos (ou, nesse caso, mais um carro envolvido em uma colisão).

Felizmente, ninguém saiu ferido.

Com informações: Gizmodo.

Mais sobre: , ,

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Lexus
Bom dia Salatiel, É verdade, a revolução (4ª revolução industrial, mas não só) está em marcha e vai ser a curto prazo e com efeitos globais, até para o nosso Portugal que detém as maiores reservas de lítio da Europa e as 5ªs maiores do mundo. Algumas referências a respeito: www.bbc.com/portuguese/geral-37658309 efagundes.com/artigos/a-4a-revolucao-industrial/ edipro.com.br/produto/a-quarta-revolucao-industrial/ A resistência (pelas petrolíferas) aos avanços de mobilidade alternativa em relação aos derivados de petróleo já caiu de vez e sem volta atrás. Vão ser entusiasmantes os próximos 10 anos ...
Wesley L.S.
Leia novamente o código de trânsito Brasileiro e com mais atenção desta vez Eduardo, por gentileza. O próprio CTB diz o seguinte em seu Artigo 40, V: "Luz intermitente do veículo, utilizada em caráter de advertência, destinada a indicar aos demais usuários dá via que o veículo está imobilizado OU EM SITUACAO DE EMERGÊNCIA." Exemplo, em uma freada abrupta seja por um acidente à frente para evitar engavetamento ou por engarrafamento repentino, com a mesma finalidade. Segundo o CNT de 1966 (Revogado) esse sim era proibido a utilização de pisca alerta em movimento
Wesley L.S.
O próprio CTB diz o seguinte em seu Artigo 40, V: "Luz intermitente do veículo, utilizada em caráter de advertência, destinada a indicar aos demais usuários dá via que o veículo está imobilizado OU EM SITUACAO DE EMERGÊNCIA." Exemplo, em uma freada abrupta seja por um acidente à frente para evitar engavetamento ou por engarrafamento repentino, com a mesma finalidade. Segundo o CNT de 1966 (Revogado) esse sim era proibido a utilização de pisca alerta em movimento.
André Weber Javorski
o que ocorreu que ele leu a distancia dos carros que estavam afrente do que tentou mudar de pista, note que quando o carro começa a mudar de pista, e começa aparecer os outros que estão lentos/parados que começa o apito, logo o tesla viu os carros lentos antes. nada de mais.
Rodrigo Siqueira
Verdade, esqueço que não é uma realidade única nossa essa falha de construção habitual de uso das setas de posição, apenas nos tornamos referências.
J_Eduardo
Ih, viagei, minha tia tem um, que quase comprei, mas sendo sincero, nem lembrei deste atual. Este nome me remete aos irmãos (bravo e brava) do antigo Marea, este sim importado, por sinal foram pouquíssimos, mas vc está correto. E agora fiquei bem curioso em saber pq a Fiat manteve um item q no Brasil é digamos, contrário, ao q diz a lei de trânsito. Quero ate dizer, que eu faço isso de sinalizar, com o pisca, mas faço consciente de que perante a lei não é o correto.
Odilon do Carmo
Bravo é produzido em Betim-MG.
Danillo Nunes
Ele não estava parado no acostamento, estava parando ao chegar no semáforo. E não foi ação do piloto automático, foi o próprio motorista quem acelerou. O próprio vídeo diz isso na descrição.
This was *not* autonomous. I hit the pedal to go. I was slowing to a stop to yield to opposing traffic in order to make a left turn.
Motores elétricos têm uma aceleração bem maior em comparação aos de explosão. É disso que se trata o vídeo. Ele só está dizendo que, se tivesse acelerado com um carro normal, teria ocorrido um acidente. A aceleração do Tesla foi quem salvou o dia.
Danillo Nunes
CHUPA VOLVO!
Danillo Nunes
Stay woke people!
Danillo Nunes
Hm, não é assim que leis funcionam. O que não está previsto em leis não é ilegal. Pelo contrário, só é ilegal o que está precisamente definido como tal. Isso é estabelecido pelos princípio da legalidade e princípio da reserva legal. Edit: A propósito, quanto ao pisca-alerta, o CTB afirma[1] que ele deve ser usado em “imobilizações ou situações de emergência”, acho que isso não deixa nenhuma dúvida de que imobilizações não é a única circunstância aplicável. A única questão que fica seria definir o que é uma situação de emergência, mas eu acho que no caso de um acidente em que um carro capota duas vezes e outro atravessa a pista até sair do outro lado, é bem razoável afirmar que se trata de uma emergência. [1]: CTB Art. 40 e Art. 251.
J_Eduardo
Foi só direção defensiva, nada mais, o sistema leu os sinais emitidos pelo carro da frente, uma vez que até mudou de faixa e acionou os freios...
J_Eduardo
Esta informação não consta do código brasileiro de trânsito, portanto, ilegal.
J_Eduardo
O que o Ronaldo está dizendo procede. Esta no código de trânsito. Por sinal, ele, que nem conheço, pelo que li, apenas esta citando a lei. Se o seu carro faz, o que mesmo conhecendo estes modelos de carros de longa nada, nunca havia ouvido falar sobre é bem curioso. Contudo, Como, o bravo, é um modelo importado , pode ter uma funcionalidade que o Contram tenha liberado, assim como os Fiesta seda e Fusion, ambos importados do México, tem a luz de seta traseira vermelha, o que é proibido no Brasil, mas é liberado por serem importados.
J_Eduardo
É melhor o pessoal do tecnoblog estudar mais sobre veículos, trânsito, a tesla é seu sistema de direção, antes de ir puxando saco de tecnologia. O carro da Tesla, apenas fez uma ação de condução defensiva, analisando o que o carro da frente sinalizou, com ajuda dos radares e outra informações disponíveis. Ele não previu nada e a propria Tesla assumiu isso. Como o carro à frente mudou de faixa repentinamente e acionou os freios ( é possível ver isso no video) o Tesla em função de sua característica naturais de programação de direção defensiva acionou os freios, nada além disso. Na hipotese de o carro à frente não acionar os freios (o motorista ter dormindo ou as luzes estarem queimadas) e tb não mudar de faixa repentinamente o Tesla iria colidir com o carro a frente diretamente...simples assim... Por favor, site tracional publicando boato, copiado de outro site tradicional. É bom pesquisar mais sobre o mundo automotivo antes de falar algo que não procede....
Ronaldo
Sério ? Pensei que o pessoal gostasse de andar na contramão na Inglaterra e Japão.
Ronaldo
Holanda amigo, Holanda. Mais longe da Australia do que do Brasil.
Caio Curvelo
Ontem tava andando na Avenida do Estado, sentido ABC, e tem um trecho de uns 3 km ainda em São Paulo absolutamente sem NENHUMA faixa de rolamento pintada no chão... Tesla vai ter que evoluir muito o software pros carros deles conseguirem andar por aqui, hahah
Salatiel Aizza
TB Lexus, gostei muito do seu comentário, principalmente a respeito da decadência do petróleo como comodity N1 e as suposições sobre o futuro "desandamento" da China e alargamento da vantagem dos EUA, UK e Japão sobre o resto do mundo. Você poderia me indicar algumas referências para eu ler mais sobre. Grande abraço,saúde e paz.
David Diniz
Temos um CTB da época do Vectra B e Palio Geração 1 fase 1 Gol Bola e outras velharias e que não acompanhou a evolução do mundo.
psyfox
Obrigado pelo video. Neste video dá pra ver claramente que, apesar do aviso sonoro, a frenagem só foi iniciada quando a colisão já havia ocorrido. Ou seja, apesar do aviso sonoro, não houve redução de velocidade antecipada ao acidente.
Odilon do Carmo
Os carros mais novos já vem com a ativação automática em casos de freiadas bruscas... Todos que tem um bravo por exemplo são foras-da-lei. kkkkkkkkkkkkkkkkkkk'
Odilon do Carmo
Meu bravo aciona o pisca alerta em freiadas bruscas (aposto que outros carros mais novos também tem essa função)... FIAT é contra a legislação então? A função é alertar os motoristas, bom-senso, se é contra a lei eu não sei deveras, mas se é para previnir um acidente, foda-se. kkkk
Russel
Concordo sobre a lei não ser correta(ou justa) em muitos casos. Mas acredito que mesmo em casos de costumes, a alteração só deve ocorrer quando baseada em algum estudo sério.
Russel
Muita especulação sem lógica nenhuma. Bom senso é algo relativo de pessoa pra pessoa. Por isto questões como esta devem estar claras em leis.
Bruno Lucena
O brasileiro e sua maldita inclinação a achar que as leis criadas por políticos corruptos são obra divina e devem ser utilizadas mais do que o próprio bom senso do cidadão. O único lugar do mundo onde odeia-se os políticos e ama-se o estado.
Wagner Santos
Valeu, o/ O vídeo do post não está disponível.
Wagner Santos
http://i.imgur.com/l3OwE0m.jpg
Wagner Santos
:/
Fabio Agnelli
Só via a notícia agora, mas o vídeo esta off, tem como achar novamente o vídeo ?
Diogo Couto
sim, mas lá não é o Ciretran, ou Detran que ditam as leis, pois o que aconteceu foi na australia.
Márcio Passos
hehe não
tonetlds
Vídeo privado
Mickey Sigrist
Valeu! O vídeo da matéria está como "privado" pelo Youtube.
Mickey Sigrist
"Este vídeo é privado". Por que diabos o uploader imbecil fez isso.
John Walker Jr
Correto não necessáriamente é o que está Legal, ou seja regido pela a lei. Lembrem-se que a lei é feita por pessoas e estão baseadas em costumes. A Lei pode vir a partir dos costumes da população, portanto os legisladores podem observar tal costume e ver que é viavel e importante e mudarem a lei.
Russel
Isso não é previsto em lei. O fato das pessoas estarem habituadas a praticar isto, não o torna correto. Qual a fonte de sua afirmação?
Fernando Borille
Aleta de Pré-Colisão, meu carro tbm faz isso, avisa e para automaticamente.
Jessé Lima
Sensacional!!!!! Realmente o computador percebeu antes da colisão.
Lexus
"Usando as setas de posição " ... brasuca tem cada uma ...
Lexus
A Tesla está 10 anos à frente em relação a todos os outros construtores, seja na motorização eléctrica, seja no hardware e software de auto-condução ... e todos os outros construtores sabem disso (e estão em pânico). Quando aTesla anunciou um carro mais utilitário por 35.000 usd, teve msis de 300.000 encomendas numa semana antes mesmo do carro ser sequer visto !. O CEO da BMW afirmou que os próximos 10 anos trarão mais evolução ao automóvel que os últimos 100 anos. Mr.Toyoda, o dono da Toyota assumiu ele próprio uma task force para a produção de veiculos similares ao Tesla ... e a Toyota é lider desde hà 20 anos dos veiculos híbridos ! O parlamento alemão na sequência de reuniões com os fabricantes top do mundo automóvel ja determinou que até 2025 (9 anos) nenhum carro será fabricado na Alemanha com motor a combustão! É colossal o que está para acontecer no mundo automóvel que vai alterar tudo o que conhecemos até à data, com reflexos em tudo o mais a começar pelo petróleo (que deixará de ser a comodity n.1 do mundo). Tudo tenderá a ser automatizado e robotizado no que já se assumiu como a 4a revolução industrial da humanidade que vai aliar a robótica à IA e aí os EUA e os ingleses (junto com os japoneses ) estão bem à frente dos outros paises ... a China vai começar a andar para trás e tudo isto acontecerá, dizem, até 2025/2030. Brutal !!
Airton Tobaru
Este carro não sairia do lugar aqui no Brasil... hehe!! Não por que o pessoal dirija mal, nada disso. É por causa dos semáforos quebrados, mais a 'fartura' de placas de sinalização e algumas 'coisinhas' mais.
David Diniz
Aqui no Brasil o CTB diz que o pisca alerta é só para quando o carro tiver parado mas em outras partes do mundo rege a lei de trânsito local que é diferente do brasil
Ronaldo
Totalmente errado. Pisca Alerta somente para cara imobilizado. Procure na legislação de transito, vulgo Detran
Juliotenorio
Sim, uma coisa legal do Tesla é poder verificar em 360°, uma pessoa pode ter dificuldade em ter alguma reação com algo em sua frente, imagina fora de seu campo de visão. Vlw e abraços @rodrigo_siqueira:disqus
_KJ
O erro do cara que bateu foi tentar não diminuir e sim trocar de faixa, só que não esperava que os carros à frente parariam bruscamente. Praticamente ao mesmo tempo ou alguns milissegundos antes do aviso sonoro do Tesla, ele começou a sinalizar com a "seta" ou seja, percebeu que à frente iria dar merda. Mas enfim, o sistema agiu corretamente e espero que neste caso ele trave o volante e não deixe o condutor trocar de faixa, pois certamente causaria outro acidente. Ficar parado ali, praticamente na mesma posição do carro atingido também não era uma boa ideia, exceto se já houvessem vários carros parando logo atrás. Sou super fã da Tesla e apesar de amar esportivos, certamente compraria/comprarei um quando estiver em um país de verdade, pois ele combina muito bem a esportividade, potência, luxo e uma porrada de tecnologias de uma vez só.
Jorge Luis
adeus vida!
Otavio Zarpelon
Ele fez manhã para que os bots se acidentassem e ele vencesse :p
Wesley L.S.
O pisca alerta pode e deve ser acionado em situações de frenagem brusca ou perigos à frente também, tanto que há veículos que fazem isso automaticamente quando há uma Freiada brusca
Rafael Duarte
Sei nem o que é Tesla...
Samuel Guedes
Bom eu acho q foi o carro, mesmo acontecendo um acidente na frente ainda sim tem outros carros vindo atrás se vc freiar bruscamente o carro de tras n vai ter tempo de reagir e vai bater em você, ainda mais se quem freiou foi um IA que tem tempo reação muito maior que um humano
Alexandre Salau
Este aqui tem uma qualidade bem melhor https://www.youtube.com/watch?v=mbCLmF4a79o
vagner borges
Ele percebeu q algo tava mais lento na frente do carro preto, por isso o aviso e a frenagem, reparem q o carro na direita támbem freiou ao perceber q tinha algo na frente do carro preto e logo em seguida o carro vermelho colidiu no fundo do carro preto q freou por causa de algo devagar na sua frente.
Renato Tavares
Uma coisa que achei estranho em todos os vídeos e posts sobre essa para foi a de que o carro emite o alerta sonoro antes da batida, porém não freia. a aceleração só começa a cair depois do acidente, o que me parece ter sido reação do motorista.
Raphael Souza de Melo
Ou o algoritmo do piloto automático ter calculado os possíveis resultados da situação que estava acontecendo à frente, sendo uma delas a colisão. Por precaução, o veículo foi frenado.
Thiago Luiz Cordeiro
Mode Mãe de Ná = ON...um pouquinho mais de tempo dava pro cara por a cabeça pra fora depois do bipe e gritar "ooo animal, vai bate".. e evitar o acidente
Carlin
Haha!!!! Que legal, isso mostra o quanto pode ser benéfico a presença de carros autonomos, e claro BONS SISTEMAS AUTONOMOS.
Rodrigo Siqueira
Tudo começa como se fala não é mesmo "?" Realmente dúvidas surgem, e estamos aqui para contribuir com o conhecimento mútuo e crescimento intelectual de forma orgânica. O grande problema da internet hoje em dia é que eu, você, e o amigo Carlos Marques temos A.S.M.E.S.M.A.S ferramentas, mas é mais fácil sair teclando qualquer bobagem, vide a imundice que se tornou o G1. Em vez do amigo fazer uma pergunta de verdade, comentou desmerecendo: "Se logo atrás vem um caminhão carregado como fica?Já era o carro equipado com o Tesla." (troque o "?" por vírgula para ficar gramaticalmente correto.), quando respondi com uma explicação embasada com o único intuito de contribuir positivamente, fui recebido com um: "Que bosta de comentário... fuleiro... Sr. sabichão... sabe tudo...". Não vou entrar nessa discussão, se a pessoa não entende as próprias atitudes, jamais entenderá os meus motivos. Sobre a sua contribuição, verdade, realmente existe essa regra lá, mas acho que o amigo teve o intuíto de ponderar sobre como seria a reação do Tesla sobre um veículo de maior porte vindo atrás se ele teria o mesmo tempo de reação diante da menor capacidade de frenagem, respondendo, sim, o Radar Acho avaliaria a melhor forma de sair da situação reduzindo os danos ao mínimo utilizando as "gorduras" das distância de segurança, óbvio que não dá para fazer milagre, mas seria muito mais eficaz do que nós meros mortais. Abraços @juliotenorio:disqus
Zé das Covi
acho que ele iria ver qual tem o menor potencial de danos, sei lá tem um carro na frente e uma carreta vindo atraz , o carro da frente ta parado e tem uma faixa do lado MAS se ele entrar na faixa vai acabar batendo em outro carro ... sei lá acho que ele iria tirar o dele da reta e pronto .
Zé das Covi
https://www.youtube.com/watch?v=WQRaHX21ahA
Carlos Marques
Que bosta de comentário... fuleiro... Sr. sabichão... sabe tudo...
Paulo Stéffano
Vejam o vídeo nesse link, já que o otário do youtube travou o vídeo, provavelmente o babaca acha que vai ficar rico com isso: https://twitter.com/HansNoordsij/status/813806622023761920?ref_src=twsrc%5Etfw
Zé das Covi
vídeo privado =( agora terei todo imenso trabalho de buscar no google este vídeo ó vida cruel .
Paulo Stéffano
Algum otário colocou o vídeo como privado.
Widney Andrade
Este video é privado pqp
Juliotenorio
Assim que o sinal toca ele já começa a reduzir, como já falaram tem delay no contador.
Juliotenorio
Nossa ninguém desmereceu a tecnologia, dúvidas surgem e não tem nada demais. E quanto a dúvida inicial, o pessoal já respondeu parte, mas vamos lembrar também que na Europa os caminhões são limitados em 90km/h e só andam na faixa da direita, mesmo que ele estivesse na direita poderia ter outro modo de evitar, além de que caminhões atuais têm bons freios, e na Europa andam com um peso muito menor comparado com o Brasil, isso tudo evita acidentes.
Paulo Stéffano
Um acidente não seria uma situação de emergência ? Está totalmente correto.
Rodrigo Siqueira
De tudo que essa tecnologia mais pode nos trazer, o que me deixa mais feliz é ver os carros usando as setas de posição de forma correta. Como só isso já evitaria grande parte dos acidentes, às vezes me pergunto se isso ainda é ensinado nos centro de formação de condutores rs rs rs
Rodrigo Siqueira
@disqus_R49EyBoqNu:disqus ótima a sua estratégia para um desmerecimento, colocar uma "?" lhe concede o direito da dúvida mediante a conveniência não é mesmo "?" Mas vamos deixar de lado as minudências. @davividal:disqus Nesse primeiro, é um exemplo do que o próprio amigo aí acima deu a entender estar se referindo: https://www.youtube.com/watch?v=zPNyPb0QpCw Mesmo em um engarrafamento o Tesla com o risco iminente de colisão traseira utiliza e reduz a sua distância de segurança para o carro da frente para evitar o que vem atrás. https://www.youtube.com/watch?v=GRR31NaXoVw Nesse segundo, foi o que me referi inicialmente, o Tesla já estava parado e com mais uma vez com o risco de colisão traseira autonomamente sai da inércia e desvia para a lateral da pista (repare nas listras do chão). Abraços
ditom
Um erro comum é achar que se pode trafegar com o pisca alerta ligado. Ele somente deveria ser acionado com o veículo imobilizado, em situações de emergência. Não sei como é na Holanda...
Matheus Gonçalves
Pode ser. Mas o computador já tem a capacidade de analisar mais de um veículo à frente e o comportamento entre eles para suas tomadas de decisão. https://www.tesla.com/blog/upgrading-autopilot-seeing-world-radar
Matheus Gonçalves
Na verdade ele freou quando percebeu o risco. A velocidade que você vê ali no display está com delay. Note que quando o carro parou ainda marca 33 km/h.
Carlos Marques
Obrigado pela explicação, realmente não conheço a fundo a tecnologia, por isso meu comentário começa com uma pergunta (?). A afirmação em seguida é uma preocupação real, como saber que decisão o Tesla tomará em uma pista com vários carros, na frente, atrás e ao lado?
davi koscianski vidal
Tem o link?
Guilherme Borges Cunha
Os veículos da Tesla são equipados com sensores e câmeras em todas as direções. Com certeza o algoritmo que controla o carro tem uma programação para evitar isso ou pelo menos minimizar os danos.
Rodrigo Siqueira
Carlos não desmereça a tecnologia, já existem vídeos com esse tipo de situação, o tesla tem os mesmo sensores na parte traseiro. Pouco tempo atrás um vídeo viralizou que o tesla estava parado no acostamento quando veio um carro desgovernado atrás e ele identificou o iminente engavetamento e acelerou e desviando evitando o acidente.
Bruno Martins Santana
Fico imaginando como será os filmes de ação daqui uns 50 anos, tá lá o 007 indo com tudo pra cima do vilão com o carro para tirar ele da estrada, dai vem um aviso sonoro e ambos os carros freiam e estacionam.... Adeus Capotamentos, adeus tirar carros da estrada, adeus explosões maravilhosas ;'(
Carlos Marques
Se logo atrás vem um caminhão carregado como fica? Já era o carro equipado com o Tesla.
Antony
Todos estão equivocados. A única explicação plausível é que para saber do acidente antes dele ocorrer foi o Tesla que causou o acidente =)
???????Feripe Hatsune?
Fascinante! A cidade de São Paulo precisa de uma frota inteira de carros da Tesla porque olha...tá osso.
Valter Bison
Vixi.....Se eu fosse o motorista do Testa iria nos motoristas que se acidentaram e gritava:"Teslaaaaa Motors" e dava um tapa na testa deles...... :)
Ramon Alonso Costa
Legal. Pelo o que eu entendi ele consegue identificar a distância do carro da frente e o carro de trás, assim conseguiu identificar que não era possível fazer aquela curva sem bater. Muito engenhoso!
Henrique Duarte
Não vi essa "previsão" toda do tesla. Quando há a colisão entre os 2 veículos o Tesla ainda está a velocidade de 113km/h. Ele passa a frear quando identifica a colisão diferente do que foi afirmado na matéria "emite um alerta sonoro e começa a frear o carro sozinho. Dois segundos depois, dois automóveis à frente colidem entre si". Sei que o vídeo não tem áudio então não tenho como ter certeza se o alerta sonoro foi emitido antes ou no momento da colisão mas a freagem passa a ocorrer apenas quando há a colisão. É claro que o tempo de reação do tesla para o ser humano é mais rápido mas não vi nada relacionado ao sistema prever a colisão. Apenas uma ação rápida tomada pelo piloto automático do carro, o que não deixa de ser fantástico.
Bruno ?
Imagino que o Tesla notou a diferença rápida de velocidade do carro vermelho durante a batida e imediatamente parou também.
Fabrício Roque
Acho que essa atualização foi mais do que provada =)
Iury
Ele compara a velocidade dos dois carros que estão na frente do Tesla. Veja meu comentário acima para ver a informação oficial.
Iury
Exatamente. O Autopilot 8.0 usa uma tecnologia chamada Radar Echo, que monitora dois carros que estejam à frente do Tesla. "Autopilot release notes for version 8.0: 'Now controls for two cars ahead using radar echo, improving cut-out response and reaction time to otherwise-invisible heavy braking events': https://www.tesla.com/blog/upgrading-autopilot-seeing-world-radar".
Alex Ribeiro
As pessoas da faixa oposta trafegando com o alerta ligado, mas sem parar, as pessoas na faixa do acidente com os alertas ligados, parando no acostamento, deixando a faixa livre e correndo para ajudar. Lindo.
Paulo Neto
Ou te atropelar né
Marcelo Rodrigues
Exatamente. Pela chamada da matéria, dá a entender que ele "prevê" e "freia" antes. Isso pode até acontecer, dependendo do tempo em que a velocidade dos veículos a frente é reduzida. Nesse caso, a redução é muito rápida, então, ele "prevê" o risco antes, mas freia depois, somente.
Juan Lourenço
De fato, há um atraso no marcador. BTW, acho que ele freou por achar que o carro preto da frente estava lento em relação a ele mesmo, e não por prever o acidente. O que não tira o mérito, evitou um acidente ainda maior de qualquer forma.
Paulo Higa
Repare que tem um atraso no indicador de velocidade (talvez funcione por GPS e não seja ligado diretamente ao velocímetro). Quando o Tesla parou totalmente, ainda marca 33 km/h ali.
Lucas Ribeiro
Acho que o Tesla deve ter comparado a velocidade do vermelho com o da frente.
Juan Lourenço
Não acho que ele previu nenhum acidente, mas que ele identificou que o carro preto a frente do vermelho (que passaria a estar na frente do Tesla) estava muito lento
marcos_5000
Tbm notei q o carro só reduziu a velocidade após o fim do sinal sonoro. Ficou bem claro, na verdade.
Gustavo Miranda
Eu tive a sensação que ele mediu a velocidade dos 3 carros que estavam na frente porque eles não estavam alinhados (estavam um pouco para a direita) e com isso, o carro identificou a redução brusca de velocidade.
Verian Percy
Pelo que percebi, o Tesla entendeu que: quando o carro vermelho deu seta para entrar à direita, o sistema alertou para a colisão com o carro que vinha atrás do vermelho, e não para o que aconteceu com o carro à frente.
Weuller Faria
Muito bacana. Só temo o dia em que a Skynet vai usar isso pra atropelar seu cachorro.
Juan Lourenço
Acho que com o carro vermelho mudando de pista, o Tesla identificou que o veículo que passaria a estar na frente dele estava muito lento, por isso emitiu o aviso e freou, não porque previu que ocorreria um acidente entre o vermelho e o preto. Aliás sobre ele ter freado antes do acidente, pausando e rodando o vídeo de pouquinho eu acho que ele apita antes, mas só freia depois (veja o registro de velocidade no canto inferior-esquerdo).