Início » Brasil Legislação » Temer sanciona lei que cobra imposto de Netflix, Spotify e lojas de aplicativos

Temer sanciona lei que cobra imposto de Netflix, Spotify e lojas de aplicativos

Por
50 semanas atrás
Já conhece a nova extensão do Tecnoblog? Baixe Agora

O presidente Michel Temer sancionou nesta sexta-feira (30) o projeto de lei complementar que estende a cobrança do Imposto Sobre Serviços (ISS) a setores que ainda não eram tributados, como os serviços que vendem conteúdo por streaming. O imposto, que será de no mínimo 2%, afetará principalmente empresas como Netflix, Spotify e Google.

O projeto aprovado por Temer passou pelo Senado há duas semanas, por 63 votos a favor e 3 contra. O texto acrescenta o ISS aos serviços de “disponibilização, sem cessão definitiva, de conteúdos de áudio, vídeo, imagem e texto por meio da internet, respeitada a imunidade de livros, jornais e periódicos”.

(Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

De última hora, o texto publicado no Diário Oficial da União também adicionou o imposto para lojas de aplicativos e empresas de desenvolvimento de software, um trecho que havia sido removido quando o projeto começou a tramitar no Senado. Isso significa que seus aplicativos no Google Play, App Store ou Loja do Windows também devem encarecer em 2017. Diz a lista de serviços sujeitos ao ISS:

“1.03 – Processamento, armazenamento ou hospedagem de dados, textos, imagens, vídeos, páginas eletrônicas, aplicativos e sistemas de informação, entre outros formatos, e congêneres.

1.04 – Elaboração de programas de computadores, inclusive de jogos eletrônicos, independentemente da arquitetura construtiva da máquina em que o programa será executado, incluindo tablets, smartphones e congêneres.”

A medida foi tomada para evitar a guerra fiscal do ISS. Como cada município possui uma alíquota diferente, as empresas costumam fazer o registro somente na cidade com ISS mais baixo, mesmo atuando em outros locais. Pela lei, a alíquota mínima será de 2% em todos os municípios, proibindo qualquer isenção. O prefeito que não respeitar a regra poderá perder o mandato e seus direitos políticos por até oito anos.

A lei entra em vigor em 90 dias.

  • Tic Tac

    Aff, país fudida mds

  • Renato Oliveira

    “1.04 – Elaboração de programas de computadores, inclusive de jogos eletrônicos, independentemente da arquitetura construtiva da máquina em que o programa será executado, incluindo tablets, smartphones e congêneres.”
    Como se os jogos já não fossem caros o suficiente

    • Tiago Celestino

      Melhor: tiraram e colocaram de volta esse parágrafo.

  • Henrique Bonfim

    o governo sempre buscando como ganhar em cima do cidadão.

    • Marcelo

      Só o governo? Em que mundo você vive?

      • ochateador

        Mas do imposto do governo é o único que não conseguimos escapar…

        • Marcelo

          Se liga, acorda, isso é pressão (suborno) das teles. Ao invés de melhorar e inovar nos serviços pra “concorrer” (se isto for possível, devido à sua estrutura arcaica) com as novas empresa de tecnologia, elas preferem tomar esse caminho que só lhe darão uma sobrevida. o governo aí é um mero fantoche do capital. As teles estão esperneado porque se não conseguem mudar o modelo de negócio e vão morrer em breve.

          • ochateador

            Eu quis dizer:
            Do imposto do governo não tem como eu fugir. Mas das empresas eu consigo fugir, basta não adquirir o produto dela ou partir para a concorrência.

          • Marcelo

            Claro que dá pra fugir, cancela seu netflix e spotify, usa menos o smartphone. Com a economia, vc melhora seu plano da Sky, Vivo, volta a usar tel fixo, etc…É isso que as teles acham que vai acontecer…

          • Gabriel B.R.

            Você está concordando com ele então. O que está encarecendo os serviços é o imposto, que é… Imposto. E disso não há como fugir. Se fossem apenas empresas aumentando preços sem melhorar os serviços, você poderia mudar… Mas isso se tivesse concorrência, porque com a Anatel fica difícil.

          • Marcelo

            Fui irônico…
            Mas essa é a estratégia burra das teles.

          • Marcus Mendes

            É isso mesmo. O telefone fixo já está morto só falta ser enterrado. O que esse governo FDP não faz e nem vai fazer é acabar com os tais COMBOS das operadoras.
            Se eu quiser só internet, não pode. Só TV, não pode.
            Tenho que levar a TV a internet e o defunto chamado telefone fixo.

          • Marcelo

            As prestadoras já são obrigadas a vender os serviços independentes, mas cobram mais caro. Mas o lobby é grande.

          • Gabriel B.R.

            Pois é, o governo é mero fantoche. As teles usam a Anatel para se safar da concorrência. E tem quem vibre com cada canetada dessa agência. Por que não extinguir esse trambolho logo?

          • Marcelo

            Gostemos ou não, a Anatel (ou qualquer órgão regulador do estado) protegem o consumidor final de abusos. Está muito longe do ideal, mas se está ruim com ela (Anatel) pior sem ela.

          • Gabriel B.R.

            Engano seu. Você sente falta de uma agência reguladora de aplicativos? Pois muitos dos motivos oficiais para a existência de uma ANS, Anatel e etc. se aplicam a este mercado. Não se surpreenda quando descobrir que os piores serviços são os mais regulamentados. Estou falando de planos de saúde, telefonia e bancos.

      • Leonardo Varuzza

        Só o governo pode legalmente apontar uma arma contra a sua cabeça e arrancar o seu dinheiro, se qualquer outro fizer isso é chamado de roubo.

      • Ronaldo

        Isso ai, continua defendendo o governo.
        O bolso deles agradece.
        Dinheiro que vai e nunca volta.

  • Snake

    Espero de verdade que algum futuro presidente reverta essa burrada.

  • Hetai-Na

    Parece que o brasileiro não tem direito de ter nada barato mesmo.

    • Porque é burro e não sabe votar.

      (E nem falo do Temer, falo desde a base, os vereadores)

  • Fabricio de Oliveira Silva

    Pelo visto, jogos da PSN ficarão mais caros…

    • renan Brait

      jogo não é serviço, é mercadoria e é tributado pelo ICMS

  • Jose X.

    culpa da Dilma

    • Gabriel B.R.

      Não, a dilma sempre foi uma implacável defensora do livre mercado! Jamais poderia ser culpada por essa máquina inchada e ineficiente.

      • Paulo Schaper

        uhasuhsauhsauhhushusauhushauhsauhusau essa foi ótima

  • Ricardo – Vaz Lobo

    Já estou muito bêbado para comentar essa notícia…

    • Yago G.

      Que sorte sua :'(

  • Emerson Almeida

    Dilma aumenta a tributação no hardware, agora o Temer coloca esses no software, como se já não bastasse desincentivar a produção de software livre no Brasil.

    • Gabriel

      Se o software é livre, porq pagaria imposto? Reclamam e não sabem nem o porque.
      O ISS é cobrado em cima da nota fiscal do SERVIÇO, não produto. Tu paga é o serviço da netflix, não o APP.

      Se o software é livre, tu não emite nota fiscal. Logo, não tem imposto.
      se presta o serviço, utilizando uma estrutura já existente(Seja publica ou privada), nada mais justo que pagar por isso.

      O problema não é a cobrança do imposto, mas sim o não retorno à população. Mas adivinha, de quem é a culpa por isso? (Dica: Não é só dos politicos).

      • Gabriel B.R.

        “O problema não é a cobrança do imposto, mas sim o não retorno à população. Mas adivinha, de quem é a culpa por isso? (Dica: Não é só dos politicos).”
        O problema É a cobrança do imposto. É um fenômeno interessante esse, brasileiro odeia político, mas quer governo em tudo. Como se anjos movessem a máquina.

        • Leonardo Varuzza

          O problema é cobrar os impostos, o retorno não existe é só uma ilusão para o roubar mais dinheiro das pessoas.

          • Gabriel

            Não quero “mais governo” e concordo, o problema é o não retorno. Mas, de quem é a culpa? todos os anos são os mesmos eleitos(Deu pra ver de qm é a culpa, ne ? ).

        • Rafael Pizate

          Mas é a verdade, não é errado cobrar impostos, desde que estes sejam bem aplicados. Você alguma vez já ouviu falar no ditado “Dai a César o que é de César”?

          • Gabriel B.R.

            Então vamos a um experimento mental: Se eu roubo seu dinheiro, mas reformo sua casa (portando o aplico bem), eu estaria com razão?

      • Dalton Pena

        é verdade, porem as empresas com certeza irão tirar esta diferença com agt, igual netflix aumentar o valor da mensalidade etc e tal.

      • Emerson Almeida

        Amigo, acho que vc me interpretou errado. Quando disse que o Temer (governo) estava desincentivando a produção do software livre, não estava me referindo a cobrar imposto encima desse tipo de software, mas sim sobre a politica de renovação dos softwares proprietários que ele está fazendo. Fonte: https://www.tecmundo.com.br/microsoft/111214-governo-temer-abandonar-software-livre-comprar-produtos-microsoft.htm. Pesquise mais sobre o assunto, e verá que há uma ampla discussão sobre o mesmo, pois se alguém não sabe o que está falando aqui, esse alguém não sou eu. Quando disse que o Temer tinha colocado imposto no software, me referi ao aumento de preços dos mesmos, pois embora não tenha sido diretamente sobre eles, os afetaram indiretamente como diz parte da própria notícia: “Isso significa que seus aplicativos no Google Play, App Store ou Loja do Windows também devem encarecer em 2017.” Tá certo que a Netflix se paga o serviço, mas e as outras lojas que vendem APPS???? Vc simplesmente ignorou isso! E quando disse que a Dilma (governo) aumentou os impostos no Hardware foi por causa dessa noticia –> http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2016/01/aumento-de-impostos-afeta-preco-de-smartphones-e-computadores.html, em que claramente pode se observar o aumento do PIS e Cofins, deixando tais produtos 10% mais caros. Agora se isso é injusto ou não, já é uma outra discussão sobre aplicação do dinheiro dos nossos impostos. Só coloquei aqui minha indignação, porque sou um futuro profissional de TI, de nível superior, e já imagino como estará o mercado de trabalho quando me formar. E realmente, concordo com vc quando diz que a culpa não é só dos políticos.

    • Ronaldo

      Que burro, da zero pra ele…

  • culpa da Dilma (x2)

    • BearGuy

      Culpa de quem começou isso tudo à 16 anos atrás (primeiro mandato Lula) NO MÍNIMO, isso se a Lava Jato não chegar até os tempos de Pedro Álvares Cabral.

      • Na verdade o problema de corrupção e de excesso de carga tributária vem de bem antes do Lula, né cara? Só vem piorando de lá pra cá.

        • BearGuy

          POSITIVO !

  • Yuri Fagundes

    Brasil, não mate a esperança que eu ainda tenho em ti. :/

  • Xinga-lo-ei muito no twitter presidento!

    • Aproveita e xinga todos os partidos que aprovaram essa estrovenga.

  • Por isso temos que lugar por menos Estado. Quanto maior o tamanho do Estado, menos espaço tem o cidadão, e maior é o assalto ao nosso bolso.
    Temos que ter uma onda privatista, e diminuir o Estado ao essencial.
    Não existe almoço grátis.
    Não existe transporte grátis.
    Não existe nada grátis, sempre tem alguém pagando por isso.

    FHC aumentou a carga tributária, Lula aumentou também, e a Dilma aumentou ainda mais.
    Temer não ia passar em branco. Nas próximas eleições, votem em candidatos que apoiam o liberalismo e defendam as privatizações e a diminuição do Estado. Só assim seremos mais livres e teremos menos interferência do governo em nossas vidas.

    Feliz 2017!

    • PPKX XD ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ

      NOVO em 2018

    • Marcus Mendes

      Se privatizarem as empresas BRÁS, otimo. Privatizem todos os bancos e empresas estatais. O governo não pode fazer parte do empresariado. Tem que administrar 3 áreas, saúde, educação e cultura segurança. O resto repasse para iniciativa privada.
      Repassar e esqueçer. Nada de injetar dinheiro em empresa privada, como foi feito agora, 100 bilhões para as teles. Essas empresas tem que captar recursos no mercado.

    • Pedro Paulo Fae Braz

      Se você tirar poder do estado, quem vai medir os direitos civis?
      Quem vai dar apoio aos menos favorizados?
      O país esta como esta, por que o cidadão acha que o poder é estatal, quando na verdade ele é manipulado por grandes empresas, os financiadores de campanhas.

      • Eu não disse tirar o poder do Estado. Eu disse que temos que ter um estado essencial, que garanta a propriedade privada, a ordem. Só assim o Estado poderá cuidar da saúde e educação.
        O melhor programa social chama-se emprego. E emprego não é o Estado que gera, e sim, a iniciativa privada. Se o Estado interferir menos, o país cresce as pessoas terão sua dignidade pelo trabalho.

  • Môrisson Marcel

    Como engenheiro de software, eu pergunto: como se taxa “elaboração de programas de computadores”???

    • Rodrigo Silva

      Simples. Você irá pagar o ISS relativo ao valor que cobrou para elaborar/desenvolver o software/jogo.

      • Môrisson Marcel

        Microtransações e serviços ficam de fora? Acho que não tem ISS para serviços de TI exceto os outorgados por essa medida. Correto?

        • PPKX XD ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ

          Microtransação é uma venda de produto mesmo que este seja virtual, ex: vou te vender 500 moedas do fazenda feliz, é uma venda de produto, tem seus próprios impostos (não o ISS).
          Eu presto serviço de desenvolvimento de software, desenvolvo e entrego o código-fonte e app compilado, e pago ISS na NF emitida.
          O que eles incluíram foi streaming que é uma forma de aluguel via transmissão, isso não estava incluso… outros serviços de TI estão sim, desde que o mundo é mundo.

        • PPKX XD ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ

          Pra facilitar, pergunte ao seu contador, pois impostos variam sobre o produto/serviço vendido, a categoria da sua empresa, o tipo de apuração (simples, lucro real, lucro presumido).
          Exportação de produtos e serviços são isentas de alguns impostos também.

    • PPKX XD ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ

      Os valores são sempre cobrados em cima do valor da Nota Fiscal que vc emitiu para o seu cliente, PJs já pagam ISS, empresas de desenvolvimento tb.

      • Môrisson Marcel

        Estamos falando de aquisição de programa ou de serviço?! Quero dizer, tecnicamente posso dar o software e vender o serviço a fim de não recolher o imposto?!

        • PPKX XD ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ

          Neste caso é de serviços, por isso o ISS (Imposto sobre serviços).
          Vai pagar imposto sobre o serviço vendido… poderia sim dar o software sem custos.
          O Netflix não te cobra o app, te cobra o serviço de transmissão e aluguel de filmes.

        • Gnull

          Funciona assim, você presta um serviço por um valor X, em cima dessa valo será cobrado o ISS (normalmente 2℅).

          Em relação a venda de software você pagará ICMS sobre o valor da venda. Se você dar ele, o valor será 0 e não pagará ICMS.
          Detalhe, os valores do ICMS são mais altos que os do ISS.

  • Daniel Oliveira Rosa

    E Silvio Brito já avisava: tem que pagar para nascer,para crescer ,para morrer.Para o Mundo que eu quero é descer.

  • Eduardo Oliveira

    Verão*, sentirão*

  • Jonathan

    Engraçado, só agora aparece esquerdista reclamando de imposto, ano passado tava tudo bonito

    • Na real você só tá olhando pro lugar errado. Eu tenho um posicionamento de centro esquerda, ou esquerda moderada como quiser chamar. E SEMPRE bati nesse ponto de excesso de carga tributária e de impostos.

      E muitos que são de esquerda também pensam assim. E muitos criticaram veementemente o governo da Dilma.

      Não é uma questão de direita o esquerda nesse sentido. É de bom senso.

      Você vai encontrar gente de direcionamento de direita com bom senso, e de direita que fala muita baboseira. A mesma coisa com a esquerda.

      Tente não cair nessa dicotomia, cara. É muito mais complexo que isso.

      • Gabriel B.R.

        Mas se você é de esquerda você acredita no conto do almoço grátis, isso é inevitável. A não ser que seja um libertário enrustido.

        • Eu tendo à esquerda e não, não acredito nesse conto. É questão de bom senso, cara. Estou bem longe de ser um “libertário enrustido”.

          Acredito no uso inteligente de verbas públicas e impostos pra benefícios sociais e acredito que para serviços de direitos básicos há de se ter intervenção do estado, como saúde, alimentação, moradia e educação.

          Assim como há de se existir uma simplificação de burocracia e menos controle estadual em serviços que não são de direitos básicos, de maneira que o mercado se regule de acordo com oferta e procura. É um meio termo.

          Note: uso inteligente dessas verbas. Algo que não acontece no Brasil, mas acontece em muitos outros países. Nada de falta de intervenção do estado de forma absoluta, e nada de almoço grátis.

          • Gabriel B.R.

            Por mais que se use as verbas de forma inteligente (o que soa como utopia, ainda mais no Brasil), o assistencialismo sempre pressupõe alta carga tributária. Só um país rico poderia suportar isso, mas a questão é que querem implantar aqui um SUS que nem na europa tem, em termos de “direitos”, como se aumentar os gastos públicos fosse a chave para o desenvolvimento. O Brasil precisa de reformas de verdade, na CLT, privatizações e desburocratização. Só que se até para aprovar uma tímida como a PEC do Teto houve essa gritaria toda, não tenho esperanças de que nada disso vá ocorrer.

    • Marcvs Antonivs

      Nossa que lindo! Fiquei comovido agora.

  • PPKX XD ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ

    Então isso também afetará Steam e Nuuvem?

  • Jonathan

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    você é engraçado
    Não consegue rebater o que disse, apenas vem com ironias. Esse governo (infelizmente) ta fazendo o mesmo que o anterior. A unica diferença entre o atual e o governo anterior é uma estrela vermelha e muita mortadela

    • PPKX XD ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ

      Vocês estão discutindo sobre um serviço que não paga este imposto no país hoje, até aí não é errado cobrar imposto deles…
      Se eu presto serviço e pago ISS de 2% qual o problema deles pagarem também?
      O que não rola é CPMF que a Dilmaburra queria trazer de volta, ela e o Luladrão

      • Jonathan

        “até aí não é errado cobrar imposto deles”
        Discordo, todo tipo de imposto é roubo.
        O governo atual pra enfrentar a crise, deveria cortar gastos e cortar impostos (O que não está fazendo). O próprio temer ao assumir, disse que não criaria novos impostos, já quebrou uma promessa

        • PPKX XD ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ

          Nenhum tipo de imposto é roubo, caso contrário o governo pagaria os serviços públicos com vento, quanto mais serviços exigimos de um estado gordo e inchado, mais imposto pagaremos, os países que tem excelentes serviços públicos de saúde, transporte, educação gratuitos, pagam uma carga tributária altíssima, só que aqui os serviços públicos não funcionam então temos que pagar particulares também.
          ISS não é um imposto novo, ele apenas aplicou a uma categoria de serviços que não pagava este imposto.

          Cara pensa melhor antes de escrever esse monte de besteira, se não quer impostos, exija menos governo e menos serviços. Se quer serviços bons e “gratuitos” exija que seu imposto seja usado corretamente. E exija também uma reforma tributária que cobre os impostos de maneira mais justa.

          Molecada hoje em dia fica repetindo o que escuta por aí… “imposto é roubo”, “se eu sonegar estou no meu direito pq sou roubado todo dia”, depois reclama do país que vive.

          • Jonathan

            Vou aí na sua casa, pintar sua casa de rosa, e obrigar à você me pagar, se não, te processo e te prendo. Isso tem um nome, extorsão.
            Pagar por um serviço que não pedimos (como, por exemplo, financiar filmes com a lei Rounet), é um roubo

          • PPKX XD ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ

            Aí você confunde programas de incentivo à sociedade (como a RouBanet, o Bolsa esmola) os quais também usam impostos para se pagarem, com serviços prestados, é por isso que você vota em alguém, porque você não sabe/pode/vai decidir sobre essas coisas, pois só pensa no seu umbigo, há pessoas/empresas que podem precisar de determinados incentivos, é assim que se estimula a economia, as empresas crescem e pessoas saem da pobreza, mas é CLARO que não pode ser tudo de qualquer jeito/largado/sem estudo prévio/dando dinheiro pra qquer um.

            Quanto a pintar minha casa, se eu não te impedir você pode sim cobrar, existe uma lei (antiga) que diz que eu concordei ao ver você fazendo o serviço e não te impedir ou dizer que não queria. Mas prefiro outra cor ok?

          • Jonathan

            “que eu concordei ao ver você fazendo o serviço…”
            Eu não concordo, logo é roubo

          • PPKX XD ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ

            Não é roubo porque não estou tirando nada de você, estou invadindo sua propriedade, se não concorda tem que vir me dizer/comunicar, me tirar daqui ou chamar a polícia.
            Ficou claro ou quer que desenhe?

          • Jonathan

            “Não é roubo porque não estou tirando nada de você”
            Pesquise sobre Imposto de Renda

            “(não) estou invadindo sua propriedade,”
            Pesquise sobre despropriação por utilidade pública e/ou interesse social

            “Se não concorda tem que vir me dizer/comunicar, me tirar daqui ou chamar a polícia”
            Se eu não concordar e chamar a polícia, eu que vou preso, por sonegação de imposto

          • PPKX XD ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ

            Cara… como eu disse, eu estou invadindo sua propriedade e fazendo um serviço não solicitado, o qual posso cobrar caso você não se manifeste contra.
            Continue cego sonegando seus impostos e reclamando que seu país é um lixo, você contribui pra isso todos os dias, e justifica os ladrões que estão lá.

          • Jonathan

            Primeiro, parece que não entra na sua cabeça que diante do governo, não tenho poder de escolha, sou obrigado a pagar. Isso é extorsão, isso é roubo, preciso desenhar?

            Segundo, por que eles são ladrões? porque roubam né? Adivinhe por onde eles roubam, começa com IM, e termina com POSTO
            Se todos sonegassem, ninguém mais financiaria eles, e parariam de roubar você, fim

          • PPKX XD ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ

            O seu poder de escolha é através do voto, vote em quem vai trabalhar no que você acredita.
            São ladrões, roubam, e pessoas como você não podem reclamar porque roubam também. Se todos sonegassem não haveria governo, não sustentaria nada em um país, mesmo que tudo fosse privatizado, quem pagaria por serviços judiciários, polícia, segurança? São atribuições do estado pagas pelos impostos.
            Vamos falar de realidade ao invés de utopia? Também prefiro um estado pequeno, mas isso que você escreve é puro bullshit, não paga e fim, claro, super fácil de resolver.
            É você quem paga suas contas? Você já teve empresa ou já tomou conta de alguma coisa, mesmo que de um salário? Porque parece que de sociedade e economia você não sabe nada.

          • Jonathan

            Quando tu conseguir responder meus questionamentos ao invés de me criticar por eu não pensar igual à você, a gente conversa de novo.

            Vida longa e prospera para você, eleitor dedo de ouro

          • PPKX XD ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ

            Eu respondi, você é que é o ladrão que acha que justificar seus meios pelos fins é válido, e que isso te faz menos ladrão que um político.
            Você é tão corrupto quanto os que critica no PT, apenas acha que roubar pouco do governo é melhor que roubar muito do povo.
            Se você não educar todo um povo, não vai mudar nada, com ou sem voto, e os seus atos não mudam nada.

          • “Se todos sonegassem, ninguém mais financiaria eles, e parariam de roubar você, fim”
            Nossa que mundo dos sonhos você vive… sonegar imposto vai ser sempre um crime e é tão imoral quanto os políticos se apropriarem dele. Se você seguir nessa lógica um dia vai conseguir justificar até assassinato. Boa sorte (pra gente no caso).

          • Jonathan

            Realmente é um mundo de sonhos, não nego.
            E sonegar sempre vai ser crime mesmo, afinal, o sentido do estado é produzir leis que garantam a sua própia existencia, mas uma coisa estar na lei não a torna moral (exemplo, foro privilegiado atualmente no brasil, ou o nazismo na alemanha do século XX)
            Mas a lógica que eu uso é a de “não agressão”. Roubo é uma agressão, assassinato também é (lógico).
            Comparar uma coisa com a outra não faz o menor sentido

          • Leonardo Varuzza

            É só o governo pagar os tais “serviços públicos”. Com o dinheiro que as pessoas vão economizar nos impostos elas mesmas vão poder pagar pelos serviços, como ela já fazem hoje em dia porque os serviços públicos são uma ilusão. A escola pública não ensina, o hospital público mata mais do que salva.

          • PPKX XD ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ

            Exato, por isso ter menos estado, e a partir daí pagar por tudo você mesmo… continua valendo o que eu disse, imposto não é roubo…

        • Marcvs Antonivs

          Mas espere…cortar gastos com educação, já cortou. Com saúde, já cortou. No INSS, já cortou (você, por exemplo, vai se aposentar com mais de 70, pra ficar esperto, a não ser, claro, se você for militar das FAs). A Petrobrás está sendo vendida por ninharias. Por outro lado tá gastando fortunas com a imprensa, com as teles, com jantares, com sorvete…Tá bom, tá dominado. Só falta agora aumentar o imposto sobre a alfafa.

    • ALESTE

      Perdoe a dúvida infantil, mas, se os dois governos são iguais, por que você não está batendo panelas?

      • Jonathan

        Primeiramente, nunca bati panelas.
        Segundo, depois que passamos por um dos governos mais problemáticos da história, veio uma sensação no brasileiro de “conformismo” com o atual executivo federal, com o medo que surja um novo governo de esquerda.
        Terceiro, sou minarquista, de forma que me faz odiar o governo anterior, e reprovar o atual governo, com medidas fracas e falta de moral

    • Leonardo Varuzza

      Exato, Temer = Dilma 2.0

      O que não invalida o impeachment, pelo contrário, mostra que devemos continuar à derrubar esses governos que nos roubam.

    • Marcvs Antonivs

      Somente um coxinha pra não ver o que o governo atual é.

  • Jonathan

    Melhor bater panela do que fazer terrorismo nas ruas

    • Gabriel B.R.

      Você está certo, mas que perda de tempo explicar que imposto é roubo num país onde a maioria é a favor do “petróleo é nosso” e acredita no conto do almoço grátis.

  • Leon

    Bananão…

  • Yago G.

    Isso só faz afastar mais serviços como este e tirar o país do mapa mundial. Mas que merda esses governantes têm na cabeça?

  • PPKX XD ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ

    Tá bem melhor, só de ver os PTistas ladrões se ferrando já tá ótimo, quem reclama é quem come pão com mortadela doado pelo sindicato.

  • PPKX XD ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ

    Olha como você é burro, como vão cobrar do youtube se eles não cobram do usuário final? Se não houve venda não tem imposto.

  • abraaocaldas

    Com um grande risco de ser apedrejado aqui…
    Lojas digitas e desenvolvimento de jogos já são tributados pelo ISS segundo o Item 1.04 e 1.05 da Lista de serviços anexa à Lei
    Complementar nº 116, de 31 de julho de 2003.
    Então o que muda? Simples, isso acaba a guerra fiscal entre os estados, que é a causa de muito estado estar NA MERDA e a esposa do prefeito estar com milhares de reais em joias.

    Enfim…

    • PPKX XD ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ

      Nesse caso incluíram a transmissão de conteúdo.
      Obrigado por trazer o conteúdo extra sobre lojas digitais, mas não ache que isso te faz pensar mais que os outros, isso poderia ou deveria estar na matéria, afinal estou aqui pra ler e aprender mais sobre o assunto publicado, não vou parar meu trabalho pra pesquisar um detalhe de uma lei sendo que tenho um “portal de tecnologia” que pode detalhar isso pra mim.

      • abraaocaldas

        hehe, você pegou meu texto de 5 segundos depois de publicar, eu corrigi isso no edit logo em seguida.
        O grande problema que os portais estão apenas fazendo o “repassando” clássico do whatsapp.

  • Ruggeri Ferrazi

    Cara, todos sabem que o governo é uma prostituta que abre as pernas pra quem paga mais.

  • Antonio Araújo

    Jogos na steam serão mais caros também

  • Marcvs Antonivs

    Como diria Roberto Requião: OS COMEDORES DE ALFAFA MERECEM!!!

  • Douglas

    isso não vai funcionar, curva de laffer, quanto mais aumenta menos arrecada, to de boa.

  • Andre

    parabens aos golpistas.

    • Leonardo Varuzza

      Que eu me lembre esse projeto já era do governo Dilma.

      E antes de mais nada. Golpe é se eleger com dinheiro roubado.

  • Leonardo Varuzza

    Veja como os impostos não fazem nenhum sentido, são só mecanismos para nos roubar.

    O governo acaba de aprovar o ISS para serviços virtuais, só que isso não faz o menor sentido, o ISS é um imposto que as empresas pagam por usar a infraestrutura das cidade: ruas, calçadas, iluminação, etc.

    Outro exemplo são os royalties do petróleo e da mineração, que é uma compensação que as empresas pagam pelo dano ambiental que elas causam, esse dinheiro deveria ir para o estado e município afetados pela atividade, mas os deputados decidiram que deve ser repartido por todos os estados, o que não faz o menor sentido.

    • renan Brait

      Serviços virtuais utilizam a estrutura da cidade do mesmo jeito, o Netflix tem um escritório com funcionários que utilizam transporte publico e etc…
      e os Royalties não são compensação, são pagamento, já que por lei 100% das coisas em nosso subterrâneo pertecem a uniao, estado e municipios! abaixo da sua casa, a partir de uma certa metragem não pertence mais a você, assim como tudo o que se encontra la

  • Leonardo Varuzza

    O governo vai dar R$ 80 bilhões para as Teles, de onde vc acha que o dinheiro vai sair?

  • Keaton

    Adoro esse pais….

  • mbmelo

    Próximo passo é tarifar a Live da M$ e a PSN.. Vamos aguardar….

  • SiouxBR

    Caramba! Vai aumentar R$ 0,60 a assinatura do Netflix por conta disso.

    Sério que tem esse pessoal todo reclamando de SESSENTA CENTAVOS?

    • Jefferson Rodrigues

      De centavo em centavo o nosso salário mínimo vem perdendo o poder de compra.

    • Marcvs Antonivs

      Não reclamaram dos 0,20 centavos em 2013?…As passagens, por exemplo, aumentaram agora bem mais que 0,20 e onde foi para o Vem Pra Rua?? Ou o MBL???

      • SiouxBR

        Mas esses R$ 0,60 são por mês.

        Além disso, o ISS é o imposto que em tese mais beneficiaria os cidadãos, já que ele fica com o município.

  • Maxwel De Oliveira Figueiredo

    Era de se esperar se o governo puder cobrar pelo ar que respiramos, fará… não tenha dúvida disso. Todo e qualquer governo funciona dessa forma a diferença é que alguns governos conseguem retornar em benefícios para a sociedade, e os mais eficientes vão cobrar das empresas alíquotas menores de impostos.

  • Embed-kun

    O governo precisando de dinheiro pro momento presente vai e cria um imposto pra durar a eternidade. Não sou nenhum entendedor do assunto, mas acho que a CPMF foi criada usando a mesma história, pelo que parece.

  • Quando vem o recibo da Netflix tem o valor da assinatura e um outro valor relacionado a impostos… Que impostos são esses? Alguém sabe me dizer?

  • Anderson GP

    Para todo este problema teremos uma solucao que e colocar um ficha limpa como presidente, BolsoMITO na cabeca em 2018.!!!
    Antes de me chingarem estudem o plano dele, leia e entenda sem Partidismo. Estou falando de uma pessoa nao de um Partido.