Início » Gadgets » Pendrive de 2 TB da Kingston deixa até o seu SSD com inveja

Pendrive de 2 TB da Kingston deixa até o seu SSD com inveja

Por
2 anos atrás
Já conhece a nova extensão do Tecnoblog? Baixe Agora

A Kingston foi para a CES 2017 querendo impressionar logo na pré-abertura do evento e, bom, conseguiu: a companhia anunciou um pendrive da linha DataTraveler Ultimate GT que conta com 2 TB de capacidade! Até o meu computador disse “uau”.

O dispositivo é meio grandalhão (para um pendrive), possuindo 72 x 26,9 x 21 mm, mas isso não chega a ser problema para quem precisa de muito espaço para dados, certo? Aliás, a carcaça também é um atrativo: a linha DataTraveler Ultimate GT tem corpo de liga de zinco, o que confere ao dispositivo resistência a golpes e a temperaturas extremas, entre -40 e 85 graus Celsius.

Não faria muito sentido um pendrive oferecer tamanha capacidade de armazenamento, mas ser lento na transferência de dados, né? É por isso que a Kingston compatibilizou o DataTraveler Ultimate GT com a interface USB 3.0, que pode atingir velocidades de até 600 MB/s (megabytes por segundo). Se o computador não tiver suporte ao USB 3.0, porém, a transferência de dados será feita na velocidade do USB 2.0, obviamente.

Kingston DataTraveler Ultimate GT

Kingston DataTraveler Ultimate GT

Um detalhe que talvez possa causar estranheza é o fato de o pendrive vir com a tradicional conexão USB-A: o conector USB-C, reversível e compacto que é, não seria melhor? Tecnicamente, sim, mas a Kingston explica que optou pelo padrão anterior porque o USB-C ainda é pouco usado. Quem sabe na próxima versão?

As vendas do DataTraveler Ultimate GT começam em fevereiro (por ora, não há informação sobre disponibilização no Brasil). As demais especificações e o preço ainda não foram revelados, mas é inocência esperar valores convidativos aí: o maior pendrive do mundo em capacidade certamente será o mais caro também.

Além da versão de 2 TB, a Kingston promete disponibilizar um modelo com apenas 1 TB de capacidade.