Início » Gadgets » Pendrive de 2 TB da Kingston deixa até o seu SSD com inveja

Pendrive de 2 TB da Kingston deixa até o seu SSD com inveja

Por
16 semanas atrás
Já conhece a nova extensão do Tecnoblog? Baixe Agora

A Kingston foi para a CES 2017 querendo impressionar logo na pré-abertura do evento e, bom, conseguiu: a companhia anunciou um pendrive da linha DataTraveler Ultimate GT que conta com 2 TB de capacidade! Até o meu computador disse “uau”.

O dispositivo é meio grandalhão (para um pendrive), possuindo 72 x 26,9 x 21 mm, mas isso não chega a ser problema para quem precisa de muito espaço para dados, certo? Aliás, a carcaça também é um atrativo: a linha DataTraveler Ultimate GT tem corpo de liga de zinco, o que confere ao dispositivo resistência a golpes e a temperaturas extremas, entre -40 e 85 graus Celsius.

Não faria muito sentido um pendrive oferecer tamanha capacidade de armazenamento, mas ser lento na transferência de dados, né? É por isso que a Kingston compatibilizou o DataTraveler Ultimate GT com a interface USB 3.0, que pode atingir velocidades de até 600 MB/s (megabytes por segundo). Se o computador não tiver suporte ao USB 3.0, porém, a transferência de dados será feita na velocidade do USB 2.0, obviamente.

Kingston DataTraveler Ultimate GT

Kingston DataTraveler Ultimate GT

Um detalhe que talvez possa causar estranheza é o fato de o pendrive vir com a tradicional conexão USB-A: o conector USB-C, reversível e compacto que é, não seria melhor? Tecnicamente, sim, mas a Kingston explica que optou pelo padrão anterior porque o USB-C ainda é pouco usado. Quem sabe na próxima versão?

As vendas do DataTraveler Ultimate GT começam em fevereiro (por ora, não há informação sobre disponibilização no Brasil). As demais especificações e o preço ainda não foram revelados, mas é inocência esperar valores convidativos aí: o maior pendrive do mundo em capacidade certamente será o mais caro também.

Além da versão de 2 TB, a Kingston promete disponibilizar um modelo com apenas 1 TB de capacidade.

  • Quero!

  • Eduardo Costa

    Grande demais, feio, aparentemente pesado e nada prático. Não encaixa em canto nenhum devido a espessura que ocupa o espaço de umas 3 usbs vizinhas num desktop. Até pra encaixar num notebook/ultrabook mais atual deve deixar o bicho penso de um dos lados… Fora que deve chegar aqui custando mais de 5 mil! Sou mais meu HD externo de 4TB portátil (sem fonte de alimentação, somente pela usb) da Seagate que custou 700 reais pelo ML…

    • Alf

      Parabéns.

      • Eduardo Costa

        Fica a dica! 😉

    • David Souza

      Quanto ao tamanho, basta usar um cabo extensor. Quanto ao preço, basta esperar que lancem o de 16TB. 🙂

      • Eduardo Costa

        A questão não é essa cara,atualmente existe coisa tão boa quanto, na minha opinião até melhor, e mais barata, mas brasileiro que é “muito esperto” gosta mesmo é de ostentar com um pendrive de 1TB que deve chegar custando umas 3 pilas… paciência…

    • Melocoton Loko

      E o primeiro, com o tempo diminui de tamanho e deve passar a usar usb-c me lembro lá em 2009 quando lançaram o primeiro pen drive de 256 gb era um tijolinho com uma bizarra ponta dupla USB 2.0 ao invés de um USB 3.0 na época usaram esse mesmo argumento de que USB 3.0 era raro na época ninguém tinha…

      • tuneman

        meu primeiro mp3 player tinha 256MB. tinha que cuidar os discos que ia colocar dentro, senão logo enchia. hehehe. que esses tempos nunca mais voltem! hahahah

        • SiouxBR

          Em 2004 comprei um dos primeiros pendrive lançados no Brasil: 64 MB! Com conexão USB 1.0, levava uma eternidade para copiar dados para ele, mas só a possibilidade de andar com o equivalente a 44 disquetes de 1.44 MB já valia a pena.

          Quando ia instalar sistemas nos clientes a turma toda parava para ver… 🙂

      • Eduardo Costa

        Acho que o povo entendeu errado a minha crítica… O problema não é se ele vai diminuir, se vai baratear, se vai modernizar… Lógico que vai, tecnologia é isso mesmo! A questão é que hoje vc compra um hd externo do tamanho dum celular que cabe 4 vezes mais que esse pendrive, por um preço que provavelmente será pelo menos 4 vezes menos e que funciona a contento e talvez até mais prático. Mas enfim, tem gente que paga né…

        • Wander Son

          O problema é que se ninguém comprar, maior vai ser a demora pro avanço acontecer. Então agradeça aos que compram, pois é por causa deles que a empresa investe mais em tal tecnologia e então aparecem modelos melhores com preços mais acessíveis.

    • Luiz Felipe Sousa Oliveira

      Pra mim pen Drive quanto maior melhor, já pensou perder 2Tb de dados de uma vez só, mesmo tendo Backup seria um saco.

      • Marcvs Antonivs

        Isso já aconteceu comigo com um HD de marca excelente. Não foi um saco só não, foram milhares!!! Chorei.

      • Eduardo Costa

        Então velho, a dica é essa, um hd portátil do tamanho dum celular custa 4 vezes menos e cabe 4 vezes mais! Melhor, não? ;

  • Melocoton Loko

    Ainda não se sabe preço mas imagino isso aí a custo acessível por 2020, me lembro lá em 2011 ou 2012 quando lançaram pen drives USB 3.0 com 32, 64, e 128 gb na época os preços eram absurdo, hoje já dá para comprar um 64 gb por pouco mais de 100, isso que o dólar subiu bastante de lá para cá.

    • Eduardo Costa

      Dá uma olhada no AliExpress, tudo bem que é xing-ling, mas tem pendrive de 512GB por 70 reais…

  • Zé das Covi

    maior que meu hd + ssd , e mesmo assim eu quero .

  • Keaton

    Agora… imagina tu perder esse pendrive. (Não venha com essa de nunca vou perder. Não acontece, você perde sim. hahaha – Se não perder, te roubam.)

  • Luis Silva

    Tenho um HD de 4TB e outro de 1TB, e mesmo assim me impressionou, puts 2TB

    • Eduardo Costa

      Considerando que ele deve chegar por quase 3 pila, porque vc nao dá uma olhada no ali express. Tem pendrive menor que uma moeda de 512GB custando 70 reais… 😉

  • Gaabý Morgan

    Eita brother!!! HAHAHA