Início » Computador » Os chips Intel Core de 7ª geração (Kaby Lake) estão entre nós

Os chips Intel Core de 7ª geração (Kaby Lake) estão entre nós

Os novos chips foram anunciados oficialmente pela Intel na CES 2017

Emerson Alecrim Por

A Intel antecipou algumas informações sobre os chips Kaby Lake — a sétima geração de processadores Core — em agosto do ano passado, mas decidiu só agora, com a CES 2017, dar mais detalhes sobre a nova linha. Pudera: o evento marca a chegada oficial dos chips Core i3, i5 e i7 de sétima geração ao mercado.

Chips Kaby Lake de baixo consumo e, portanto, voltados a ultrabooks, híbridos e afins, começaram a ser disponibilizados em setembro de 2016, mas os modelos para desktops e notebooks mais parrudos tiveram que esperar por 2017.

Mas aqui estão eles. São quatro séries:

  • a Y atende a dispositivos compactos, PCs “stick” e afins (inclui o processador Core m3);
  • a série U, aquela que já estava disponível, atende a computadores portáteis de baixo consumo, como já dito;
  • a série H é voltada a notebooks e workstations móveis de alta performance (inclui um processador Xeon de 45 W);
  • por fim, temos a série S, que é direcionada a desktops, computadores do tipo all-in-one e por aí vai.

Intel Kaby Lake - séries

Conforme expliquei aqui, a família Kaby Lake pode ser considerada uma versão melhorada da linha Skylake, de sexta geração. Pela lógica que a Intel adotava, os novos chips deveriam ter processo de fabricação de 10 nanômetros, mas possuem 14 nanômetros, tal como os processadores Skylake. A razão disso é que a Intel se viu obrigada a abandonar o ciclo de atualizações “tick-tock”.

Na prática, isso significa que os chips Kaby Lake têm várias semelhantes com a linha Skylake, incluindo o uso do socket LGA 1151. O que há de diferente, então?

Segundo a Intel, os novos processadores são mais eficientes no processamento de conteúdo em 4K (incluindo transmissões em 360 graus nessa resolução), têm mais performance em games (o ganho de desempenho pode chegar a 20% em relação à sexta geração em notebooks para gamers), além de suporte ao Thunderbolt 3 e a SSDs com tecnologia Intel Optane, que promete dar ainda mais velocidade a esse tipo de dispositivo.

Intel Kaby Lake - séries Y, U, H

O líder da gangue é o processador Core i7-7700K, um quad-core de 4,2 GHz (4,5 GHz em modo turbo), 8 MB de cache L3 e TDP de 91 W que, de acordo com alguns reviews publicados recentemente (como este), possui desempenho bastante satisfatório para um chip topo de linha, mas não muito superior na comparação com o Core i7-6700K, o topo de linha da geração anterior.

Intel Kaby Lake - série S

Em outras palavras, as impressões iniciais dão conta de que o Core i7-7700K até convence, mas não impressiona. E essa percepção provavelmente valerá para toda a linha.

Quanto aos preços, o valor do Core i7-7700K (em lotes de mil unidades) é estimado em US$ 305. O processador Kaby Lake mais barato é o dual-core i3-7100U, que sai por US$ 109 (também em lotes de mil unidades). Os primeiros computadores equipados com os novos chips devem ser anunciados já na CES 2017.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Leandro Souza Da Silva
bom dia amigo intão eu estou querendo montar um computador com essas mesmas peças e até aonde eu entendi basta ir ao sait da placa mãe e atualizar a bios da placa mãe, estou em busca de mais em formações qualquer coisa eu venho aqui e te falo
Canal TZB
Qual placa mãe suporta esse processador?
Caio Michael

estou tendo o mesmo problema comprei a mesma placa e um i5 7400. Vc solucionou o problema ?

Luan Bennington

Também estou com sérios problemas na BIOS. Tenho um processador i7 Kaby Lake e minha placa mãe só ia reconhecê-lo caso eu fizesse a atualização F20, que no caso é a atualização para a 7ª geração de processadores, fiz a atualização e agora todos os slots PCI-Express não reconhecem mais a minha placa de vídeo. Entrei em contato com a Gigabyte faz cerca de 5 dias e nada.

Maat Henrick
Perguntinha: A placa mãe da gigabyte GA 110M H é compativel com processadores de Kaby Lake? Comprei um computador semana passada com essa placa, e um i5 7400, porém sempre q ligo o mesmo da 5 bips longos (que são considerados problema na cpu) e acaba reiniciando em seguida. Alguém tem alguma sugestão de como solucionar o problema?
Assistir Seriados

estou me referindo ao processador, eu acho que ele (o processador) exige memorias ddr4

RFH
estou me referindo ao processador, eu acho que ele (o processador) exige memorias ddr4
Márcio Fontes
Estou tendo dificuldades com incompatibilidade amigo, moh dor de cabeça mesmo atualizando a bios. Olhe meu post ai em cima.
Márcio Fontes
Ele aceita as duas amigo. Esta no manual e na embalagem descrito. https://uploads.disquscdn.com/images/921a877e59a23fc71c6c378101d020fb348323846c649426c861f51ecc9e4fb9.png
Assistir Seriados

ta usando ddr3 nesse processador? ele exige ddr4

RFH
ta usando ddr3 nesse processador? ele exige ddr4
Márcio Fontes
Boa noite pessoal. O meu problema me parece ainda pior, comprei a placa mãe da gigabyte H170M-D3H DDR3 e instalei meu processador I7 7700 e nada de dar imagem, li a respeito da atualização da Bios no site do fabricante, tive que comprar um celeron G3900 para fazer a atualização e atualizei a Bios para a versão F20a que é a ultima lançada com o recurso para os processadores de 7° geração intel e para minha surpresa ao reinstalar o I7 7700 o problema PERSISTE, estou muito triste, entrei em contato com a gigabyte e informei o ocorrido e agora estou na espera angustiante pela resposta. Quando tiver novidades eu volto a postar aqui :(
Leandro Franco Tavares

Possuo 1 placa com Z170, se quiser colocar 1 7700k ele funcionará na minha placa mãe?

Leandro Franco Tavares
Possuo 1 placa com Z170, se quiser colocar 1 7700k ele funcionará na minha placa mãe?
Carlos Ramos

Galera ja fiz um pedido de um i3 6100 porem nao paguei ainda, vcs acham que vale a pena pagar 475,00 por um sexta geraçao ou esperar i3 sétima? sera que os preços vai ser quase iguais? e quando chega no brasil os i3 7 geraçao pq ate agora nada....

Exibir mais comentários