Os chips Intel Core de 7ª geração (Kaby Lake) estão entre nós

Os novos chips foram anunciados oficialmente pela Intel na CES 2017

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 1 semana
Intel Kaby Lake

A Intel antecipou algumas informações sobre os chips Kaby Lake — a sétima geração de processadores Core — em agosto do ano passado, mas decidiu só agora, com a CES 2017, dar mais detalhes sobre a nova linha. Pudera: o evento marca a chegada oficial dos chips Core i3, i5 e i7 de sétima geração ao mercado.

Chips Kaby Lake de baixo consumo e, portanto, voltados a ultrabooks, híbridos e afins, começaram a ser disponibilizados em setembro de 2016, mas os modelos para desktops e notebooks mais parrudos tiveram que esperar por 2017.

Mas aqui estão eles. São quatro séries:

  • a Y atende a dispositivos compactos, PCs “stick” e afins (inclui o processador Core m3);
  • a série U, aquela que já estava disponível, atende a computadores portáteis de baixo consumo, como já dito;
  • a série H é voltada a notebooks e workstations móveis de alta performance (inclui um processador Xeon de 45 W);
  • por fim, temos a série S, que é direcionada a desktops, computadores do tipo all-in-one e por aí vai.
Intel Kaby Lake - séries

Conforme expliquei aqui, a família Kaby Lake pode ser considerada uma versão melhorada da linha Skylake, de sexta geração. Pela lógica que a Intel adotava, os novos chips deveriam ter processo de fabricação de 10 nanômetros, mas possuem 14 nanômetros, tal como os processadores Skylake. A razão disso é que a Intel se viu obrigada a abandonar o ciclo de atualizações “tick-tock”.

Na prática, isso significa que os chips Kaby Lake têm várias semelhantes com a linha Skylake, incluindo o uso do socket LGA 1151. O que há de diferente, então?

Segundo a Intel, os novos processadores são mais eficientes no processamento de conteúdo em 4K (incluindo transmissões em 360 graus nessa resolução), têm mais performance em games (o ganho de desempenho pode chegar a 20% em relação à sexta geração em notebooks para gamers), além de suporte ao Thunderbolt 3 e a SSDs com tecnologia Intel Optane, que promete dar ainda mais velocidade a esse tipo de dispositivo.

Intel Kaby Lake - séries Y, U, H

O líder da gangue é o processador Core i7-7700K, um quad-core de 4,2 GHz (4,5 GHz em modo turbo), 8 MB de cache L3 e TDP de 91 W que, de acordo com alguns reviews publicados recentemente (como este), possui desempenho bastante satisfatório para um chip topo de linha, mas não muito superior na comparação com o Core i7-6700K, o topo de linha da geração anterior.

Intel Kaby Lake - série S

Em outras palavras, as impressões iniciais dão conta de que o Core i7-7700K até convence, mas não impressiona. E essa percepção provavelmente valerá para toda a linha.

Quanto aos preços, o valor do Core i7-7700K (em lotes de mil unidades) é estimado em US$ 305. O processador Kaby Lake mais barato é o dual-core i3-7100U, que sai por US$ 109 (também em lotes de mil unidades). Os primeiros computadores equipados com os novos chips devem ser anunciados já na CES 2017.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados