Início » Computador » AMD vai focar em alto desempenho com a nova arquitetura de GPUs Vega

AMD vai focar em alto desempenho com a nova arquitetura de GPUs Vega

Emerson Alecrim Por

AMD Vega

Como previsto, a AMD pegou carona na CES 2017 para dar mais detalhes da Vega, a sua próxima arquitetura de GPUs (também de 14 nanômetros). Nos chips gráficos Polaris, a companhia se preocupou bastante com a eficiência energética. Na nova geração, porém, o foco é outro: desempenho. Para isso, a AMD aposta, entre outros atributos, no padrão de memória gráfica HBM2.

Não é que desempenho não tenha sido importante antes ou que eficiência não seja relevante agora. Mas a Nvidia tem feito um trabalho realmente interessante em termos de performance de processamento gráfico. A AMD, claro, precisa mostrar que também tem poder de fogo.

Uma das armas dos novos chips gráficos será a microarquitetura Next Compute Unit (NCU). Com ela, a GPU conseguirá executar até 512 operações de 8 bits por ciclo de clock — ou 256 operações de 16 bits ou 128 operações de 32 bits.

Vega NCU

Na prática, os chips gráficos conseguirão, com as novas NCUs, executar mais instruções em menos ciclos de clock. Para completar, as NCUs são otimizadas para trabalhar com frequências mais altas e fazer balanceamento de carga mais inteligente. Assim, as GPUs Vega deverão ser interessantes não só para jogos como também para aplicações de aprendizagem profunda, por exemplo.

Mas a principal arma parece ser mesmo o novo padrão de memória. Segundo a AMD, veremos placas de vídeo Vega com até 8 GB de memória HBM2, embora seja possível chegar a 32 GB em GPUs voltadas a aplicações específicas — aprendizagem profunda é novamente um exemplo. Esse tipo pode oferecer até o dobro de largura de banda em relação ao HBM1 (ou apenas HBM).

HBM2

A AMD ressalta também que a capacidade das memórias HBM2 é maior. É por isso que a companhia conseguirá disponibilizar placas de vídeo que oferecem entre 8 GB e 32 GB de memória.

Bom, mas a gente quer saber do desempenho: os novos chips serão tudo isso mesmo? Parece que sim. O vídeo abaixo mostra uma rápida demonstração com Doom em 4K e 60 fps. Alguns testes falam em desempenho de 12,5 teraflops (em FP32) enquanto que uma GPU Nvidia GeForce GTX 1080, por exemplo, fica na casa dos 9 teraflops. Mas a gente só vai ter certeza quando as novas GPUs forem lançadas, é claro.

E quando é que as primeiras unidades Radeon Vega chegarão ao mercado? A AMD não informou (tampouco deu previsão de preços). A CES 2017 serviu apenas para a companhia dar mais detalhes e confirmar a nova arquitetura.

O evento também serviu para gerar boas expectativas. Quando as primeiras informações sobre a arquitetura Vega surgiram, havia a impressão de que teríamos apenas chips Polaris melhorados. Agora vemos que a arquitetura Vega realmente trará avanços significativos (se as promessas forem cumpridas). Talvez a arquitetura Polaris tenha sido somente uma ponte entre as GPUs Fiji e Vega, no final das contas.

Mais sobre: , , , , ,

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Roxbs

Só esperando essa gpu p\ escolher entre a 1080 e ela, mas o amd só caga em relação à consumo de energia e nunca entrega aquilo que diz, bora ver...

Roxbs
Só esperando essa gpu p escolher entre a 1080 e ela, mas o amd só caga em relação à consumo de energia e nunca entrega aquilo que diz, bora ver...
Keaton

Fico imaginando se vai prestar ou vai ser os mesmo fails anteriores: consumo elevado, o top sendo menos eficiente que intel Core i5 de duas gerações anteriores, etc...

Sinceramente queria que a AMD voltasse a ser top. :\

Keaton
Fico imaginando se vai prestar ou vai ser os mesmo fails anteriores: consumo elevado, o top sendo menos eficiente que intel Core i5 de duas gerações anteriores, etc... Sinceramente queria que a AMD voltasse a ser top. :
Pedro Pereira

AMD ryzen ta chegando meu filho

Pedro Pereira
AMD ryzen ta chegando meu filho
Bruno

O jeito é esperar...
https://31.media.tumblr.com...

Bruno R da Silva
O jeito é esperar... https://31.media.tumblr.com/5a093435bc36c7311c9ce637ae5ba47b/tumblr_inline_nfxcq1Bi8o1qgcvsy.jpg
Souza
A AMD dominou geral nos Consoles, certo? É tudo AMD do CPU ao GPU nos consoles Xbox One e PS4? Ainda não estudei a fundo. Se for, a AMD tem muita bala na agulha para fazer cada vez melhor o que já está muito bom. Vamos ver o a coisa vai ser daqui pra frente.
Mickael Fernandes

Muito bom, AMD. Nessa geração me conquistou com a RX470/480, estou quase saindo da Nvidia (se bem que precisava atualizar mesmo). Os preços estão bons e, aliado ao desempenho, apresentaram um bom CxB.

Espero que esse desempenho todo de FP32 não interfira tanto no preço ou perderá novamente. Pelos rumores, a Nvidia também não estará de brincadeira na nova série.

Mickael Fernandes
Muito bom, AMD. Nessa geração me conquistou com a RX470/480, estou quase saindo da Nvidia (se bem que precisava atualizar mesmo). Os preços estão bons e, aliado ao desempenho, apresentaram um bom CxB. Espero que esse desempenho todo de FP32 não interfira tanto no preço ou perderá novamente. Pelos rumores, a Nvidia também não estará de brincadeira na nova série.
Eduardo Alvim

Isso não é um problema. Basta montar uma.

Eduardo Alvim
Isso não é um problema. Basta montar uma.
Keaton

To esperando a AMD voltar a fazer coisa decente na area dos processadores... :(

Keaton
To esperando a AMD voltar a fazer coisa decente na area dos processadores... :(
3-6-9

Mineradores de crypto-currencies piram o cabeçote.

868686
Mineradores de crypto-currencies piram o cabeçote.
ochateador

Hum...
Agora a NVidia vai ter que entregar produtos ainda melhores para não perder clientes :D

ochateador
Hum... Agora a NVidia vai ter que entregar produtos ainda melhores para não perder clientes :D
Samael Vinícius

Tô animado com esse anúncio e a futura chegadas desses GPUs, seria bom se + máquinas high-end com processadores e placas da AMD fossem vendidas aqui no Brasil.

Maioria das lojas brs vendem computadores com péssimas specs quando veem embarcados com AMD... acho muito difícil encontrar PCs excelentes pra edição gráfica que tenha AMD ou que não tenha um preço absurdo

Samael Vinícius
Tô animado com esse anúncio e a futura chegadas desses GPUs, seria bom se + máquinas high-end com processadores e placas da AMD fossem vendidas aqui no Brasil. Maioria das lojas brs vendem computadores com péssimas specs quando veem embarcados com AMD... acho muito difícil encontrar PCs excelentes pra edição gráfica que tenha AMD ou que não tenha um preço absurdo