Início » Gadgets » HDMI 2.1 virá com suporte a vídeos em 8K e HDR dinâmico

HDMI 2.1 virá com suporte a vídeos em 8K e HDR dinâmico

Mas você vai ter que comprar um novo cabo

Emerson Alecrim Por

Conector HDMI

Há várias TVs sendo apresentadas na CES 2017, como os modelos QLED, da Samsung. Nada mais oportuno para o consórcio responsável pelo HDMI, portanto, do que comparecer ao evento para anunciar oficialmente a nova versão da tecnologia: o padrão HDMI 2.1 está chegando.

Olhando por fora, a nova especificação não terá nada de diferente em relação ao HDMI 2.0: o conector será o mesmo. Mas, internamente, a evolução é significativa. O HDMI 2.1 foi preparado para suportar transmissões de conteúdo em 4K à frequência de 120 Hz ou em 8K à taxa de 60 Hz.

Isso é possível, entre outras razões, graças à nova largura de banda. Enquanto o HDMI 1.4 trabalha com até 10,2 Gb/s (gigabits por segundo) e o HDMI 2.0 suporta 18 Gb/s, o HDMI 2.1 vem para oferecer 48 Gb/s.

A oferta de conteúdo em 4K ainda é um tanto escassa. Vídeos em 8K são quase inexistentes. Mas isso não quer dizer que o HDMI 2.1 não será útil em um futuro próximo: o padrão também foi preparado para trabalhar com HDR dinâmico, um tipo que, basicamente, permite que o HDR seja ajustado quadro a quadro. Pois bem, a tendência é que TVs com HDR surjam aos montes nos próximos meses.

HDMI - largura de banda

Também há novidades para os jogadores de plantão. O HDMI 2.1 vai ter suporte ao Game Mode VRR. Recurso parecido já pode ser encontrado em alguns monitores para games. A ideia é que a taxa de atualização possa ser flexível. TVs normalmente trabalham com taxas fixas, como 50 Hz ou 60 Hz, mas com o Game Mode o usuário pode ativar facilmente a taxa mais adequada a cada jogo.

Mais uma coisa: o HDMI 2.1 terá eARC, o que significa que a especificação será compatível com os padrões de áudio com efeito 3D (você consegue notar a direção do som, basicamente) mais recentes, como Dolby Atmos e DTS:X.

Cabos HDMI 2.1 serão retrocompatíveis com equipamentos HDMI 2.0 e anteriores. Porém, nos aparelhos com HDMI 2.1, você precisará de um cabo específico para essa versão se quiser aproveitar todo o potencial da tecnologia (se cabos HDMI já são caros, imagine então os preços das opções 2.1). Também haverá suporte ao HDMI Alt, modo que possibilita a conexão entre portas HDMI e USB-C.

Os primeiros dispositivos com HDMI 2.1 devem chegar ao mercado no terceiro trimestre de 2017.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Macgyver Freitas
"se cabos HDMI já são caros, imagine então os preços das opções 2.1" cabo custa uns R$15, o foda é trocar o restante td. Sendo q pelo menos por agora, acho q a principal vantagem é o Game Mode VRR, assim a troca fica mais necessária na TV e na GPU/console.
ochateador
Equipamentos médicos.
Flavio Toledo
caramba qual tipo equipamento e esse ????
ochateador
pff... Tem uns equipamentos aqui que custam 6 dígitos. De dólares. São a última geração (ou pelo menos tem tudo o que foi inventado no mundo até 2015). E vem apenas com entrada VGA para vídeo e porta serial para impressora (obrigando eu a me foder para achar uma impressora matricial e seus toners que não duram 2 mil páginas). Não tem 1 maldita porta USB (o teclado e mouse é porta PS/2) e não conseguem fazer impressão via rede.
ochateador
EU achava as máquinas HP muito ruim, ainda mais após adquirir umas HP 402G1 SFF (configuração é excelente, mas a forma que as peças foram fabricadas e montadas....). Aí veio esse comodato com Dell Optiplex 3040. O vontade de pegar alcool e fósforo.... A BIOS é uma merda de usar/configurar. Os filhos-da-mãe-que-não-conhece-o-pai não fornecem mídia de recuperação e não dizem como acessar a partição de recuperação. Fora os bloatware que conseguem ser pior do que os da HP. Depois dessa eu passei sugerir a HP como opção o tempo todo (mesmo sendo mais caro). Única coisa que acho que a Dell faz bem feito é os monitores. obs.: se bem que toda essa palhaçada na parte da BIOS começou com a maldita microsoft e seu "secure boot/UEFI" -.-"
Flavio Toledo
depende dos equipamentos da empresa se for antigos claro ira usar VGA caso contrario sera igual nossas casas HDMI.
Dark alliance
Ah amiguinho, foi uma beleza, imagina vc chegar na sua sala e logo em seguida o telefone tocar, aí vc atende e é o presidente da empresa te convidando "gentilmente" a se dirigir a sala dele para prestar esclarecimentos... Bem o q posso dizer é q de fato as máquinas são muito boas em configurações, e elas estavam de 20% a 30% mais em conta que uma equivalente HP que é a marca q sempre usamos e nunca tivemos problemas, aí decidimos ariscar e mudar por conta de redução de custos, e na primeira oportunidade já tivemos uma péssima impressão.
ochateador
Sò imagino sua cara ao ter que explicar isso para a diretoria da empresa... Aqui fizemos um comodato com a vivo (não curti muito...) e veio máquinas dell, só tem saida hdmi e DisplayPort e o monitor tem conector VGA e DisplayPort. Mas o que tem de monitor e cabo apresentando problemas....
Dark alliance
Isso é verdade, trabalho na área de TI numa empresa e recentemente fui surpreendido com uma trapalhada da Dell, compramos Micros Da empresa supracitada e a placa mãe só vem com saída de vídeo nos padrões HDMI e DisplayPort, e por mais incrível (e Tbm Bizarro), que pareça ela enviou monitores com entradas de vídeo nos padrões VGA e DVI, ou seja estou com as maquinas paradas aqui e até agr não obtive uma solução da Dell quanto ao problema... detalhe é que cada maquina saiu por módicos R$: 4200,00!!!
ochateador
Expliquei mal, mas o 8k será definitivo em relação ao 4k, pois como eu disse, os japoneses já estavam testando essa resolução antes do ano 2000, e os coreanos para ganharem uma graninha no meio do caminho inventaram o 4k.
Angelo Terroso
"8k é que será o padrão definitivo." Dizer que alguma tecnologia será definitiva é complicado. Parece que todo produto tecnológico, quando chega a ser lançado comercialmente, já está obsoleto. Por outro lado, numa tela de 40" acho muito difícil notar diferença entre 720p e 1080p (se não grudar o nariz na tela para perceber a diferença). 4k precisaria de uma tela de 80" para ser realmente útil, 8k uma de 160". Acredito que poucos tenham, algum lugar em casa, que comportem telas tão grande e que permitam a distancia necessária para as assistir, de maneira adequada.
ochateador
Quase ninguém usa ? Fala no uso caseiro ou uso corporativo ?
ochateador
Usei ironia. Porque em empresas é dureza o povo trocar/atualizar tudo de vga/dvi para hdmi/display-port.
Arley Martins
Ribeirão Preto. Aqui a metade da cidade ja tem Vivo Fibra desde fevereiro/2015. Planos iniciais partem de 100MB até 300MB. Claro que no combo fica mais barato. Assinei 200/100MB desde feveireiro de 2015 com combo e pago o mesmo preço até hoje porque fico em cima pedindo desconto sempre qdo aumenta e claro pago em dia pra argumentar os descontos.
Flavio Toledo
Vc falou besteira quase ninguem usa VGA e tema diversas limitaçoes e ainda existem placa de video voltado para jogos tem saida DP+HDMI.
Exibir mais comentários