Início » Mobile » Nokia 6 é o primeiro smartphone da nova fase da Nokia

Nokia 6 é o primeiro smartphone da nova fase da Nokia

O aparelho será comercializado pela HMD Global e fabricado pela Foxconn

Por
24 semanas atrás
Já conhece a nova extensão do Tecnoblog? Baixe Agora

Nokia 6

Quem sonhava com o retorno da Nokia ao mercado de smartphones já pode comemorar. O Nokia 6, primeiro smartphone da marca em quatro anos, foi anunciado oficialmente. O dispositivo tem tela de 5,5 polegadas e roda Android 7.0 Nougat. Só há um pequeno problema: não será tão fácil comprá-lo.

É importante esclarecer desde já que o novo smartphone não é um produto 100% Nokia, embora tenha em seu DNA alguma coisa da empresa: como explicamos aqui, a marca Nokia foi licenciada para a HMD Global, que é comandada por antigos executivos da Nokia.

Pelo acordo firmado, a HMD poderá utilizar a marca por dez anos. Durante esse período, a companhia espera disponibilizar aparelhos com o selo Nokia em vários países. O Nokia 6, porém, será disponibilizado somente no mercado chinês, pelo menos inicialmente.

A fabricação é de responsabilidade da Foxconn que, por ter atuação global, poderá ajudar a HMD em seu plano de lançar dispositivos móveis em vários países. Nesse ponto, vale lembrar que a Nokia chegou a ter fábricas próprias, mas todas foram vendidas para a Microsoft.

Não deixa de ser uma estreia interessante, de qualquer forma. O Nokia 6 tem tela de 5,5 polegadas (IPS), como já dito, com resolução full HD (403 ppi) e vidro 2,5D Gorilla Glass. O corpo é de alumínio anodizado que, se não servir para deixar o smartphone tão resistente quanto os antigos celulares Nokia, ao menos o faz ter visual sóbrio e bonito (e também deve ajudar na pegada, imagino).

No interior do aparelho encontramos 4 GB de RAM e 64 GB para armazenamento interno de dados expansíveis com microSD de até 256 GB. A câmera traseira possui 16 megapixels com abertura f/2,0 e foco automático com sistema de detecção por fase. Já a câmera frontal oferece 8 megapixels e, novamente, abertura f/2,0. A HMD também destaca o áudio, que possui tecnologia Dolby Atmos.

Nokia 6

Para dar conta de tudo, a HMD optou por um singelo processador octa-core Snapdragon 430 de 1,4 GHz (núcleos Cortex-A53) com GPU Adreno 505. A capacidade da bateria ainda não foi confirmada pela empresa, mas, segundo o GSMArena, é de 3.000 mAh.

No comunicado oficial, a HMD explica que escolheu lançar o Nokia 6 inicialmente na China porque o país fechou 2016 com 552 milhões de usuários de smartphones e deve elevar esse número para 593 milhões em 2017. A companhia também deu a entender que, explorando o mercado chinês, conseguirá compreender os anseios dos usuários de smartphones nos mais diferentes países (oi?).

O Nokia 6 será comercializado no JD.com, site de comércio eletrônico que é tido como um dos principais rivais do AliExpress. O preço sugerido é de 1.699 iuanes, valor que corresponde a US$ 245, aproximadamente. Não há previsão de lançamento do modelo em outros mercados.

Mais sobre: , , , ,
  • Júlio Vasel

    podiam manter o design e as câmeras dos lumia né? achava lindo

    • jvmag

      Isso você só terá se adquirir um smartphone da Microsoft. A qualidade e design Nokia/ Lumia agora é da Microsoft.

      • Júlio Vasel

        eu já tive dois windowsphone e adorava, mas alguns pontos incomodam pra caralho, infelizmente. tomara que com o win10 se torne bom

        • jvmag

          O Windows 10 Mobile já foi lançado, e não se parece em nada com o Windows Phone. Agora é um sistema de verdade, com multitarefa, personalização, mais e melhores aplicativos (alguns transferidos do iPhone como o Instagram e o Facebook). O único problema é o sistema ter melhorado tanto, mas ser quase impossível achar um Lumia nas lojas do Brasil. Eu importei o meu e estou muito satisfeito.

          • Bruno Pinho

            Então conte as novidades lá no Snapchat… Hehehe Brincadeira, eu nem uso isso tb.

          • Gnull

            Pelo menos ele pode responder pelo app do discus rsrsrs

          • Edvan Suzarth

            Deveria portar o WhatsApp do iOS também !!!
            O do Windows 10 Mobile é ridículo

          • B4klaudio

            Tem Gerenciador de arquivos ?

  • David

    Paradoxo do navio de Teseu, é nokia mas não é.

  • Willian Nobuo

    Um pouco caro se comparar com os smarts da xiami, que apresentam config melhores.

    • Yago Oliveira

      Config você diz processador, né?

      • Willian Nobuo

        Principalmente.

  • Tales

    Tava animadão até a hora que vi que ele terá um Snapdragon 430. Os caras colocam configurações de alto nível em todo o aparelho, e cagam na hora do processador?
    Achei o preço muito alto também. Tem Xiaomi melhor custando menos ou a mesma coisa.

    • Bruno ✔

      Custa menos, mas você leva uns Spyware de brinde.
      Celular chinês é barato, mas tem fatores por traz disso que pouca gente vê.

      • Juliotenorio

        Não viaja, foram poucos os que tiveram spyware, e nem Xiaomi foi. E nada que baixar a ROM pelo site da Xiaomi não resolva, ou custom ROM.

        • Gnull

          Pois é, comprei um Mi5 e a primeira coisa que fiz foi trocar a rom pela Oficial que tem no site.

        • Bruno ✔

          Nop. http://thehackernews.com/2015/09/android-smartphone-malware.html
          O texto diz que pode ser algo implementado por terceiros, mas com o histórico de denuncias de Spywares da Xiaomi eu duvido, melhor pagar mais no Nokia e usar tranquilo sem o datamining da galera do pastel de flango.

          • Juliotenorio

            Quem garante a Nokia está livre? Esses celulares vendidos na China vêm com shop ROM, até hoje não vi falarem da ROM global da Xiaomi, baixada do site dela, eu não confio na chinesa, o mesmo vale para outras fabricantes. E tem custom rom pra isso, caso não confie nas fabricantes, desenvolvedores tem um nome a zelar, e tem muita gente na comunidade que fuça tudo na ROM.

          • Bruno ✔

            Ai que esta, ninguém garante que a Nokia não tenha isso, mas até que alguém revire os celulares dela eu prefiro acreditar que esta limpo, de todo modo, ja que o governo chinês adora revirar a vida dos outros eu concordo que as roms chinesas são inseguras em qualquer fabricante, mas no caso da BLU que é americana e estava distribuindo spywares pra todo lado, isso me diz que o problema esta mais nestes telefones com preços anormais (subsidiado com estes softwares) do que por ser chines.

          • Gertrudes, a Lhama

            iPhone não é de marca chinesa e muito menos barato e também já teve várias denúncias de spyware, umas até recentes (sobre gravar áudio de ligações, se não me engano).

            Enfim, é tudo uma questão de escolher quem vai te “espionar”. A Apple, a Google, a Microsoft, os EUA, a China, ou todo mundo… A diferença é que em alguns você paga caro pra ser “espionado”.

          • Helena Rodrigues

            Adorei essa conclusão!
            Já que seremos espionados de qualquer forma,
            O que importa é ter ao menos um aparelho Mais em conta para comprar e satisfaça o nosso sonho de Smartphone não?
            Gertrudes a Lhama.

    • Wellington Gabriel de Borba

      Em outro site li que ele concorre com a linha Moto G e Samsung J. Ou seja, gama média.

  • Juliotenorio

    Ainda não entendi o porque ser Nokia 6, não tem nada de 6 nele.

    • Thiago Duarte

      Deve ser a sexta tentativa de relançar a Nokia

    • Natthan Fruche Terzi

      Também não intendi, sem contar que vem com android 7, pra isso virar uma confusão não é nada difícil.

  • Barbosa

    Nokia/Foxconn – Apple/Foxconn – Samsung/Samsung

  • Bruno Pinho

    Mistura de iPhone 7 com Galaxy S7. Nenhuma novidade para o já saturado setor. Precisamos de alguém corajoso para fazer algo diferente, pensar fora da caixa, enfim…

  • José Saulo

    Meu primeiro celular foi o Nokia 3120… Meu primeiro smartphone também foi Nokia, o N8. Naquela época os aparelhos pareciam incríveis, acredito que seja porque hoje, basicamente, todos os aparelhos fazem as mesmas coisas.

  • David Diniz

    Capaz de nem vir para o Brasil…

  • Helena Rodrigues

    Acho que Deus ouviu as minhas preces! Ainda hoje eu estava olhando para o meu Nokia. Que ganhei usado já, no ano de 2008.
    A tela é muito pequena, Mais a bateria dele agora em 2017 arreou ainda porque esqueci dentro do aparelho em uma gaveta que infelizmente a chuva molhou…
    Mais o interessante é que meu aparelho está funcionando corretamente tenho 280mensagens nele, 258 fotos e ainda têm espaço para muito mais…
    Perguntei para minha filha porque um fabricante tão excepcional como a Nokia sumiu do mercado?
    Se um com 9 anos de uso ainda está em perfeitas condições de uso! Porque não vejo em lugar algum um Nokia para comprar?
    Por acidente esbarrei nessa matéria ágora e espero ansiosamente por um smartphone Nokia novamente…
    Só estou preocupada se a fabricação será a mesma, com durabilidade, designer lindo e perfeito. Visto que estarão apenas usando o nome da Nokia.
    Gostaria que fosse a Nokia o fabricante de novo!
    Porque na Nokia eu confio e conheço.
    No mais só me resta torcer para que a novidade chega logo ao Brasil e com a mesma seriedade da Nokia.
    Parabéns aos desenvolvedores.
    Um grande abraço…

  • Helena Rodrigues

    Microsoft dói neh

  • Thiago Silva

    Bonito designer!