Nokia 6 é o primeiro smartphone da nova fase da Nokia

O aparelho será comercializado pela HMD Global e fabricado pela Foxconn

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 9 meses
Nokia 6

Quem sonhava com o retorno da Nokia ao mercado de smartphones já pode comemorar. O Nokia 6, primeiro smartphone da marca em quatro anos, foi anunciado oficialmente. O dispositivo tem tela de 5,5 polegadas e roda Android 7.0 Nougat. Só há um pequeno problema: não será tão fácil comprá-lo.

É importante esclarecer desde já que o novo smartphone não é um produto 100% Nokia, embora tenha em seu DNA alguma coisa da empresa: como explicamos aqui, a marca Nokia foi licenciada para a HMD Global, que é comandada por antigos executivos da Nokia.

Pelo acordo firmado, a HMD poderá utilizar a marca por dez anos. Durante esse período, a companhia espera disponibilizar aparelhos com o selo Nokia em vários países. O Nokia 6, porém, será disponibilizado somente no mercado chinês, pelo menos inicialmente.

A fabricação é de responsabilidade da Foxconn que, por ter atuação global, poderá ajudar a HMD em seu plano de lançar dispositivos móveis em vários países. Nesse ponto, vale lembrar que a Nokia chegou a ter fábricas próprias, mas todas foram vendidas para a Microsoft.

Não deixa de ser uma estreia interessante, de qualquer forma. O Nokia 6 tem tela de 5,5 polegadas (IPS), como já dito, com resolução full HD (403 ppi) e vidro 2,5D Gorilla Glass. O corpo é de alumínio anodizado que, se não servir para deixar o smartphone tão resistente quanto os antigos celulares Nokia, ao menos o faz ter visual sóbrio e bonito (e também deve ajudar na pegada, imagino).

No interior do aparelho encontramos 4 GB de RAM e 64 GB para armazenamento interno de dados expansíveis com microSD de até 256 GB. A câmera traseira possui 16 megapixels com abertura f/2,0 e foco automático com sistema de detecção por fase. Já a câmera frontal oferece 8 megapixels e, novamente, abertura f/2,0. A HMD também destaca o áudio, que possui tecnologia Dolby Atmos.

Nokia 6

Para dar conta de tudo, a HMD optou por um singelo processador octa-core Snapdragon 430 de 1,4 GHz (núcleos Cortex-A53) com GPU Adreno 505. A capacidade da bateria ainda não foi confirmada pela empresa, mas, segundo o GSMArena, é de 3.000 mAh.

No comunicado oficial, a HMD explica que escolheu lançar o Nokia 6 inicialmente na China porque o país fechou 2016 com 552 milhões de usuários de smartphones e deve elevar esse número para 593 milhões em 2017. A companhia também deu a entender que, explorando o mercado chinês, conseguirá compreender os anseios dos usuários de smartphones nos mais diferentes países (oi?).

O Nokia 6 será comercializado no JD.com, site de comércio eletrônico que é tido como um dos principais rivais do AliExpress. O preço sugerido é de 1.699 iuanes, valor que corresponde a US$ 245, aproximadamente. Não há previsão de lançamento do modelo em outros mercados.

Receba mais sobre Nokia na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados