Início » Curiosidades » Estas são as gigantes de tecnologia que mais ajudam o meio ambiente

Estas são as gigantes de tecnologia que mais ajudam o meio ambiente

Pela terceira vez seguida, Apple fica no topo da lista, seguida de Facebook e Google

Jean Prado Por

Todo ano, o Greenpeace libera um relatório sobre as empresas de tecnologia que adotam políticas favoráveis ao meio ambiente, contribuindo para a redução do aquecimento global e outros problemas ambientais. Pela terceira vez, a Apple ficou no topo da lista, com nota A e pontuação de 83% no índice de energia limpa. Google e Facebook também tiveram boas notas, enquanto Netflix e Amazon não se saíram tão bem.

No relatório, disponível em PDF, o Greenpeace enfatiza a importância da preocupação com o meio ambiente no meio tecnológico, principalmente na manutenção de datacenters e produção de eletrônicos. A avaliação leva em conta tanto as políticas de uso de energia renovável já implementadas quanto o comprometimento e transparência das empresas em disponibilizar informações sobre o assunto.

Muitas companhias conhecidas não tiveram exatamente uma boa nota no relatório. Destaques negativos ficaram para empresas de cloud computing e streaming de vídeo, com o último tipo sendo responsável por 63% do tráfego global da internet em 2015. Nomes como HBO, Netflix e Vimeo receberam nota F no relatório, como mostra a imagem abaixo.

A Netflix pontuou 17% no índice de energia limpa, com nota mínima (F) nas seções de transparência e comprometimento com políticas renováveis. Me surpreendeu o fato de a empresa ter 26% de energia nuclear em sua matriz energética, criticada pelo Greenpeace, por oferecer “risco inaceitável ao meio ambiente e à saúde humana”.

Ela também recebeu nota F no setor de advocacia por energia renovável, enquanto Apple e Google foram elogiadas no relatório. Segundo o Greenpeace, ambas as companhias utilizam a sua influência para pressionar governos e outros setores de TI a se importarem com energia renovável em suas operações.

No entanto, o Greenpeace expressou preocupação na presença cada vez maior da computação na nuvem em prol da local, por conta da demanda por datacenters cada vez mais gastões para armazenar e transferir grandes quantidades de dados. A organização enfatizou no relatório que o comprometimento com políticas renováveis é muito importante porque a transição para a nuvem também significa um aumento no consumo de carvão e outros combustíveis fósseis.

Uma das empresas mais criticadas, além da Netflix, é a Amazon Web Services (AWS), por continuar investindo em datacenters com energia não renovável apesar de ter se comprometido a adotar políticas de energia renovável. Não é à toa que o índice de energia limpa da empresa caiu em relação ao ano passado, pontuando em 17% no relatório, também com uso de 26% de energia nuclear.

Por fim, o Greenpeace ressalta no relatório que o setor de TI é responsável por 7% do uso de toda a energia elétrica global, com expectativa de continuar crescendo. A organização completa que, felizmente, a adoção de energia renovável vem sendo priorizada por grandes empresas do setor.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

George Schildth
Ufa, depois de conseguirem terceirizar este probleminha com a ecologia do planeta, vão finalmente se livrar também das acusações de trabalho escravo de uma vez por todas!
George Schildth
Ufa, depois de conseguirem terceirizar este probleminha com a ecologia do planeta, vão finalmente se livrar também das acusações de trabalho escravo de uma vez por todas!
Tom Lobato
com seu argumento irônico, entendi que vc entendeu q falou merda :)
Tom Lobato
com seu argumento irônico, entendi que vc entendeu q falou merda :)
Carlos Felipe
Bom precisamos investir mais em energia eólica e solara!!
Carlos Felipe
Bom precisamos investir mais em energia eólica e solara!!
Lucas Sandoval
Pesquisem sobre o baixo capacity factor das energias eólica e solar. Não existe nenhuma wind farm ou solar plant que não esteja conectada ao grid convencional. Por que? Já viu solar gerar eletricidade à noite? Mesmo durante o dia a produção média é muito baixa. O problema das turbinas eólicas é que ela geralmente geral bastante eletricidade fora de horários de pico. Ou vc paga pra alguém absorver ou enfrente um blackout. Empresas de carvão e gás natural apoiam abertamente energia solar/eólica pois sabem que nunca pederão market share significativo.
Lucas Sandoval
Pesquisem sobre o baixo capacity factor das energias eólica e solar. Não existe nenhuma wind farm ou solar plant que não esteja conectada ao grid convencional. Por que? Já viu solar gerar eletricidade à noite? Mesmo durante o dia a produção média é muito baixa. O problema das turbinas eólicas é que ela geralmente geral bastante eletricidade fora de horários de pico. Ou vc paga pra alguém absorver ou enfrente um blackout. Empresas de carvão e gás natural apoiam abertamente energia solar/eólica pois sabem que nunca pederão market share significativo.
Danilo Cursino
Fonte: Arial 12
Danilo Cursino
Fonte: Arial 12
Rodrigo Brim
Tem fontes para pautar essa afirmação?
Rodrigo Brim
Tem fontes para pautar essa afirmação?
biutas
Lembre-se que a Foxconn não fabrica apenas Apple, portanto divida a culpa para todos os clientes da Foxconn.https://en.wikipedia.org/wi...
Gabriel Lopes
Lembre-se que a Foxconn não fabrica apenas Apple, portanto divida a culpa para todos os clientes da Foxconn.

https://en.wikipedia.org/wiki/Foxconn#Major_customers
biutas
não da não, quem paga os impostos da Foxconn é a Apple? A Foxconn fabrica apenas para a Apple?https://en.wikipedia.org/wi...divida essa culpa da Foxconn entre todas essas empresas que são clientes.
Gabriel Lopes
não da não, quem paga os impostos da Foxconn é a Apple? A Foxconn fabrica apenas para a Apple?

https://en.wikipedia.org/wiki/Foxconn#Major_customers

divida essa culpa da Foxconn entre todas essas empresas que são clientes.
JOSE HAROLDO SENA DE O. FILHO
A principal foi essa regra clássica. Já trabalhei muito com suporte e mesmo trabalhando com desenvolvimento atualmente o que até hoje vejo é má vontade de usuários em aprender o mínimo. Então meu colega de TI vamos revisitar esta regra.
JOSE HAROLDO SENA DE O. FILHO
A principal foi essa regra clássica. Já trabalhei muito com suporte e mesmo trabalhando com desenvolvimento atualmente o que até hoje vejo é má vontade de usuários em aprender o mínimo. Então meu colega de TI vamos revisitar esta regra.
NoobIsrael
Empresas que abusam demais da obsolescência programada e ainda ajudam o meio ambiente, essa é nova kkkkkkkkkkk
Lucas Sandoval
É claro que é mentira. Energia solar e éolica, na maior parte do tempo, produzem zero ou quase zero energia. Por isso toda usina solar ou eólica sempre estão conectadas à meios convencionais de geração de eletricidade. Na china, o carvão impera. O avião que transporta os iPhones da China até o país onde será vendido usa petróleo. Os caminhões tbm. Se existe algo verde na apple, é só a alta grana que ela cobra por seus produtos.
Lucas Sandoval
É claro que é mentira. Energia solar e éolica, na maior parte do tempo, produzem zero ou quase zero energia. Por isso toda usina solar ou eólica sempre estão conectadas à meios convencionais de geração de eletricidade. Na china, o carvão impera. O avião que transporta os iPhones da China até o país onde será vendido usa petróleo. Os caminhões tbm. Se existe algo verde na apple, é só a alta grana que ela cobra por seus produtos.
e-Chaos from Brazil
Serviços de streaming decepcionaram, com grande quantidade de notas D e F. Apenas o YouTube obteve nota verde (A).
e-Chaos from Brazil
Serviços de streaming decepcionaram, com grande quantidade de notas D e F. Apenas o YouTube obteve nota verde (A).
e-Chaos from Brazil
C falhou miseravelmente. Pior empresa no geral.
e-Chaos from Brazil
C falhou miseravelmente. Pior empresa no geral.
Baidu feat MC Brinquedo
Como você trabalha há 16 anos com T.I e nunca te pediram pra ajustar o cabo do WiFi ou até mesmo trocar pilhas de um controle remoto?E sem essa, pois todo mundo tem uma tia gorda ou um tio mala que nos vê como meninos do computador.Tenho metade do seu tempo de profissão, sendo 4 de suporte, e colecionei inúmeras pérolas.
Baidu feat MC Brinquedo
Como você trabalha há 16 anos com T.I e nunca te pediram pra ajustar o cabo do WiFi ou até mesmo trocar pilhas de um controle remoto?


E sem essa, pois todo mundo tem uma tia gorda ou um tio mala que nos vê como meninos do computador.


Tenho metade do seu tempo de profissão, sendo 4 de suporte, e colecionei inúmeras pérolas.
JOSE HAROLDO SENA DE O. FILHO
Meu aparelho de aerosol também tem botão de liga/desliga. Trabalho há 16 anos em TI e essa "regra clássica" é novidade. É bom estar sempre lendo!
JOSE HAROLDO SENA DE O. FILHO
Meu aparelho de aerosol também tem botão de liga/desliga. Trabalho há 16 anos em TI e essa "regra clássica" é novidade. É bom estar sempre lendo!
Thiago Sabaia
quando eu conheci a Tesla nem sabia que ela fabricava carro, achava que era apenas uma empresa de pesquisa de TI.
Thiago Sabaia
quando eu conheci a Tesla nem sabia que ela fabricava carro, achava que era apenas uma empresa de pesquisa de TI.
Rafael
Não duvide sem pesquisar.

https://www.technologyreview.com/s/601208/foxconn-wants-to-become-a-global-force-in-clean-energy/
Rafael
https://www.technologyreview.com/s/601208/foxconn-wants-to-become-a-global-force-in-clean-energy/
Rafael
Não é só éolica, é também solar. E não é só na fabricação de iPhones, mas em todo o resto, nos data centers, sedes e outros. O ranking acima é de greenpeace mas as fontes de informação são publicadas em relatórios governamentais. Você acha que o greenpeace manda questionários e eles respondem? Você acredita nisso?

Muitas delas estão engajadas nisso. Há tempos.

http://there100.org/companies
Leon
HAHA
Leon
HAHA
Artur Domingues
A Apple ganha dinheiro com o que é fabricado na Foxconn, dá no mesmo que a fábrica ser própria
Artur Domingues
A Apple ganha dinheiro com o que é fabricado na Foxconn, dá no mesmo que a fábrica ser própria
Baidu feat MC Brinquedo
Eu, como moderador do site, colocaria esse comentário em destaque.hhahahaha
Baidu feat MC Brinquedo
Eu, como moderador do site, colocaria esse comentário em destaque.


hhahahaha
Baidu feat MC Brinquedo
A regra é clássica:Se tem botão liga/desliga, então pertence ao departamento de T.I.
Baidu feat MC Brinquedo
A regra é clássica:
Se tem botão liga/desliga, então pertence ao departamento de T.I.
Will
Entendo o seu lado, no caso ela é terceirizada pela culpa, podendo cobrar melhores condições de trabalho para os caras e energia verde.Mas se você pensar de forma macro, ela não tem culpa, mas se jogar para o mciro, sim.
Weller Santibanez
Entendo o seu lado, no caso ela é terceirizada pela culpa, podendo cobrar melhores condições de trabalho para os caras e energia verde.

Mas se você pensar de forma macro, ela não tem culpa, mas se jogar para o mciro, sim.
Tom Lobato
nope, automotivo é automotivo, ti é ti. Não interessa o q o dono (propaganda) diz.
Tom Lobato
nope, automotivo é automotivo, ti é ti. Não interessa o q o dono (propaganda) diz.
🧙‍♂️ Mago Erudito® ᴾᴿᴱᴹᴵᵁᴹ
Claro, terceiriza o problema que ele desaparece!Sei que é bom para você acreditar nisso, mas a Apple tem culpa no cartório sim, agora estão automatizando as fábricas para não precisar mais de trabalho escravo. :)
Mago Erudito®
Claro, terceiriza o problema que ele desaparece!

Sei que é bom para você acreditar nisso, mas a Apple tem culpa no cartório sim, agora estão automatizando as fábricas para não precisar mais de trabalho escravo. :)
Will
A empresa vende diversos produtos, mas não é ela quem fabrica, logo isso não é problema dela, o que ela pode cobrar da empresa é ser verde...
Weller Santibanez
A empresa vende diversos produtos, mas não é ela quem fabrica, logo isso não é problema dela, o que ela pode cobrar da empresa é ser verde...
Marco Antonio
eu sei, eu sei, uma imagem!!!! certo?
🧙‍♂️ Mago Erudito® ᴾᴿᴱᴹᴵᵁᴹ
Então me diga, o que essa empresa Apple vende?
Mago Erudito®
Então me diga, o que essa empresa Apple vende?
Will
A foxconn não é a Apple, agora considerar as Apple Store, eu concordo.
Weller Santibanez
A foxconn não é a Apple, agora considerar as Apple Store, eu concordo.
Will
pq?
Will
Apple ≠ Foxconn
Weller Santibanez
Apple ? Foxconn
Weller Santibanez
pq?
Artur Domingues
O """estudo""" provavelmente levou em conta apenas a sede da Apple, duvido que as inúmeras Apple Store ou quem sabe as fábricas da Foxconn usem energia renovável
Artur Domingues
O """estudo""" provavelmente levou em conta apenas a sede da Apple, duvido que as inúmeras Apple Store ou quem sabe as fábricas da Foxconn usem energia renovável
Pio ♙
Não,mas,foristas dirão q sim☝🏻
Pio ?
Não,mas,foristas dirão q sim??
Leon
A Tesla por si só é mais inclinada para o setor tecnológico do que o automotivo, e quem disse isso não foi eu, e sim o próprio Elon Musk...
Leon
A Tesla por si só é mais inclinada para o setor tecnológico do que o automotivo, e quem disse isso não foi eu, e sim o próprio Elon Musk...
ochateador
O título fala "gigantes de tecnologia".Tesla é setor automotivo :P
ochateador
O título fala "gigantes de tecnologia".
Tesla é setor automotivo :P
Louis
Pura armação essa lista!
Louis
Pura armação essa lista!
Zé das Covi
peço-lhe gentilmente que não convoque para cá essas mizeras do giz, o povão lá só sabe comentar piruletas e sua mãe, nem parece um bando de véi ...
Leon
Esqueceram de colocar a Tesla na lista... Greenpeace, né.
Leon
Esqueceram de colocar a Tesla na lista... Greenpeace, né.
Wellington Gabriel de Borba
To vendo o dia que vão colocar usinas solares no deserto do Saara.
Wellington Gabriel de Borba
To vendo o dia que vão colocar usinas solares no deserto do Saara.
Wellington Gabriel de Borba
Que?
Wellington Gabriel de Borba
https://uploads.disquscdn.c... Tadinha da Mac, tão oprimida...
Wellington Gabriel de Borba
https://uploads.disquscdn.com/images/d76e6f1d2ac526fafedf7be78623d48de39c5e113237393434010c105a449e11.jpg
Tadinha da Mac, tão oprimida...
Bruno ?
Site errado champs.
Gaba
Macfag detected.
Gaba
Macfag detected.
Diogo
E o que você realmente sabe sobre a Apple?
Diogo Nóbrega
E o que você realmente sabe sobre a Apple?
Diogo
Difícil de acreditar né?Poderiam ter incluído a FoxConn na lista, certeza que ganharia nota F.
Gustavo Michels
Isso só mostra o quanto que as pessoas que falam ruim da Apple não entende BUFUNFA nenhuma. Entre outras marcas que estão na lista, muita gente fala coisas que é tão simples ir no Google e pesquisar. Só que pesquisam apenas o que querem realmente saber e no fundo não sabem é de nada..
Gustavo Michels
Isso só mostra o quanto que as pessoas que falam ruim da Apple não entende BUFUNFA nenhuma. Entre outras marcas que estão na lista, muita gente fala coisas que é tão simples ir no Google e pesquisar. Só que pesquisam apenas o que querem realmente saber e no fundo não sabem é de nada..
Diogo Nóbrega
Difícil de acreditar né?
Poderiam ter incluído a FoxConn na lista, certeza que ganharia nota F.
🧙‍♂️ Mago Erudito® ᴾᴿᴱᴹᴵᵁᴹ
Então quer dizer que 83% da energia utilizada na fabricação de Iphones na China é eólica???Alguém acredita nisso?
Mago Erudito®
Então quer dizer que 83% da energia utilizada na fabricação de Iphones na China é eólica???

Alguém acredita nisso?
BernardoMadoff
Essa notícia é muito legal, mas vamos mudar de assunto, vamos falar da Raposa do Giz que anda espalhando HIV desde a época da pernet !

Piruletando e dando!