Início » Aplicativos e Software » Opera Neon transforma o seu navegador em um mini desktop

Opera Neon transforma o seu navegador em um mini desktop

Projeto experimental mostra a visão da Opera sobre o futuro da navegação na web

Diego Melo Por

A Opera lançou hoje (12) o Opera Neon, um navegador experimental com conceitos e ideias que a companhia acredita serem parte do futuro da navegação na web. E eu não me lembro de ter ficado tão empolgado por um navegador desde que usei o Google Chrome pela primeira vez.

O Opera Neon traz conceitos e funcionalidades realmente inovadores, que fogem quase que completamente do tradicional formato de “abas e páginas” a que estamos acostumados. E a proposta de repensar a navegação na internet é perceptível logo ao abrir o programa.

A aparência do Opera Neon lembra um pequeno desktop, o que é reforçado pela utilização do papel de parede do computador como a imagem de fundo do navegador. As abas dão lugar a ícones redondos do lado direito, que se organizam entre os mais e menos acessados em um sistema que “simula a gravidade”: as páginas mais visitadas ficam no topo; as menos acessadas caem para as últimas posições.

No lado esquerdo, há uma barra menor, onde é possível controlar a reprodução de áudio e vídeo de sites como YouTube e SoundCloud sem interromper a navegação em outras páginas, além de também conter uma ferramenta de screenshot e um gerenciador de downloads. Acessando a mesma barra, é possível assistir a vídeos em uma pequena janela separada, que fica sobre as outras páginas — recurso que já existe no Opera tradicional, mas que também foi incluído no Neon.

Outro recurso interessante é a possibilidade de colocar duas janelas lado a lado, similar ao multitasking dos smartphones. Essa função pode ser combinada com a reprodução de vídeos citada acima, com as janelas divididas ao meio e o player tocando ao mesmo tempo. Quando fiz esse teste, a primeira coisa que pensei foi em quanto isso seria útil para quem estuda no computador. Alguns sites, como Twitter, ainda não se adaptam bem a esse formato, mas outros, como o Messenger, ficam perfeitos.

Por ser um projeto experimental, a Opera deixou bem claro no post de anúncio que o objetivo do Neon não é substituir o navegador principal da empresa, mas servir como um teste para identificar quais são as funcionalidades mais interessantes para serem incorporadas ao Opera ainda este ano. Por isso, o Neon não oferece suporte a algumas ferramentas importantes, como VPN e bloqueador de anúncios nativos, barra de favoritos, plugins e extensões.

O Opera Neon está disponível gratuitamente para Windows e macOS, e pode ser baixado neste link. A Opera não divulgou se lançará uma versão do navegador experimental para Linux.

Mais sobre: , , ,

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Edson
Então, Wilson... Eu gostei tanto do Opera Neon que, exatamente por ser diferente, e, claro, por esse diferente ser um design do qual eu gostei muito, passei a usar ele para as coisas mais "fúteis" (redes sociais e navegação descompromissada na internet). O Firefox, por sua vez, sempre me agradou muito e tem tantas extensões que (realmente) quebram galhos, que é o meu browser para trabalho e pesquisa acadêmica. O que eu quero dizer com isso? Que te recomendo muito o Firefox, seja pela qualidade, seja pela ideologia por trás dele (você pode saber mais em https://www.mozilla.org). Sempre tive essa mesma relação de amor e ódio com o Chrome. Nunca entendi bem a popularidade dele, exceto, claro, por conta do marketing todo que gira ao redor dele. Se você tiver alguma resistência ao Firefox, mas for um usuário mais avançado, te recomendo muito o Vivaldi Browser. Ele é muito personalizável e pode ter certeza, você vai se encontrar dentro de algum design. É isso, dê uma olhada nos dois: Firefox e Vivaldi
Rodrigo Justi
Basicamente isso.
Thiago Lopes
Ver vídeo fora da janela? PIP mode?
CK
Rapaz, como gostei. Uso somente o Opera há mais de 3 anos e amo os recursos daquele navegador, mas quando instalei o Neon viciei. É bom demais e muito bonito! Só está faltando o AdBlock aqui pra ficar perfeito, e ficar em português claro... Aguardando mais atualizações! Fiquem com Deus!
Doug
Bem bom! Me surpreendi.
Molinex
Já tava na hora de alguém mudar a forma tradicional de navegar na internet... Só faltou a versão pro Linux...
Henrique Picanço
O recurso do print screen me parece que já nasceu muito melhor que o aplicado no Microsoft Edge. O visual não me chama lá tanta atenção, mas espero que esse recurso do print chegue ao Opera comum daqui a umas versões!
Luis Cesar
O recurso de compartilhar um print também funcionou bem com o Whatsapp web.
Rodrigo Justi
É, depois de um tempo acabei achando. Valeu
Daniel Affonso
Lembrei bastante do projeto Aurora da Mozilla...
Paulo Schaper
É impressionante como aqui na empresa a gente tem que usar navegadores homologados para a empresa que solicitou o serviço, mas em TODOS os casos, o Opera se sai melhor. Último exemplo é a versão 40 do Chrome que deveria ser a utilizada e cá estou eu no Opera. :p
Gnull
Eu tbm estou usando a um bom tempo e adorando. O Chrome faz muito tempo que abandonei, e já tentei substituir por vários "chromes" mais leves e tal, como o comodo dragon, vivaldi... até que dei uma chance nova pro Opera e está perfeito. O Firefox está muito bom tbm, mas deixei ele pra usar somente pra trabalho (usar os sistemas dos tribunais e peticionar)
Matheus Alexandre
Tem essa opção de ver o vídeo do yotube fora da janela.
Matheus Alexandre
O Firefox sempre foi lerdo aqui! No Linux E no Windows. Prefiro o Opera
Matheus Alexandre
Uso o Opera já há um bom tempo. Na minha opinião é o melhor navegador do mundo. Com direito a VPN, bloqueador de anúncios nativo. Sem contar na nova ferramenta de poder "minimizar" os vídeos do YouTube e assistir ao mesmo tempo que está em outra página. Ou até mesmo com o navegador minimizado.
Rodrigo Justi
Eu particularmente gostei da idéia. A idéia de ver o conteúdo da página pelos links parece bem interessante. Só poderia ter alguns recursos, como avançar e retroceder um vídeo do YouTube, ou ver o vídeo fora da janela por exemplo, assim como já tem no Opera comum.
Ramon Gonzalez
É um bom ponto de partida. Espero que de certo
Armando Augustus Freire
Passivo-agressividade?! Hahaha! Se formos analisar o tom do teu comentário, quem demonstra "passivo-agressividade" é você, que numa análise pífia de um app que acabou de ser lançado, prefere despejar um monte de argumento bizarro tentando comparar um browser que sequer se assemelha a um SO, à um SO, o que não faz o menor sentido (compare SOs com SOs e Browsers com Browsers). Basta reler o que você escreveu e vai entender o motivo de eu ter fragmentado o teu post: todas as premissas são patéticas para analisar um App e o resultado é este teu post com argumentação fraca, superficial e com visível baixo conhecimento quando se trata do entendimento de um App lançado com propósitos experimentais. Acho melhor vc procurar um psicólogo e tratar estes mecanismos de defesa que estão funcionando o tempo todo e sem a menor necessidade! Bjs. EDIT: e por favor, não me peça para entender funções e métodos: sei muito bem como eles funcionam, hehe ;)
Armando Augustus Freire
Uff, obrigado!
Wilson Moreira
Ansioso pra testar! Tô numa relação de amor e ódio com o Chrome, mas ainda não consegui me familiarizar a nenhum outro browser, quem sabe agora?
Marcogro
Instalei aqui e gostei da velocidade, como é rápido. As demais funções terei que me adaptar aos poucos. Me parece que essa forma de navegação, priorizando uma única aba, será adotada em definitivo.
Hail Hidra
Na verdade a venda não até o final http://www.hardware.com.br/noticias/2016-07/venda-do-opera-para-grupo-chines-nao-se-concretiza-porem-havera-uma-nova-investida.html
Sócrates Bastos
Se não me engano, o Chrome OS já faz isso muito bem no seu Chrome OS que vem embarcado nos Chromebooks...
Fabiano Forte
Testando. Realmente, parece muito bom! A única coisa é que ele deu uma travada, depois de algum tempo de uso, mas, francamente, isso é até esperado.
Cazalbé
Realmente eu não sabia dessa informação. Obrigado pela atulização.
Louis
Acho que você não sabe que o Opera foi vendido há pouco tempo para um grande conglomerado chinês.
Louis
Pura verdade. Mas, os outros navegadores do Windows são tao ruins que nem sobram opções. Pela não ter nada leve como o Safari no Windows (a versão velha lançada há anos e sem atualização não conta).
Marcello Corrêa
Opera: o melhor navegador que ninguém usa. Até gosto, mas acabo voltando para o Chrome...
Emanuel Schott
Gostei.. mas poderia aproveitar melhor a tela ficando em tela cheia.
Emanuel Schott
Como se o Google se importasse com o infimo market share do Opera.
Keaton
Acabei de instalar, vamos ver como funciona ou se funciona... Edit: É quase a mesma m que Opera... Só que com um speed dial pentelho, animações bestas e icones gigantes ao invés das barrinhas pras abas. Nenhuma opção própria (só as do chromium mesmo). E como citado, sem recursos antigo do Opera: email, gestos, bloqueador de endereços, etc... A idéia é interessante, mas por enquanto está mal executada pacas... Navegador para quem gosta de frufru inútil, não para os fans do antigo Opera... Em resumo, um chrome enfeitado e nada mais.
André Silva
Acho que você não entendeu. Ele não substitui o Desktop, ele é uma aplicação que cobre a tela toda, mas lá no alto, no cantinho tem um botão minimizar. Dentro desta janelona ele "simula" um desktop - este é o conceito experimental - ele organiza pela gravidade os ícones conforme vão sendo usados. Não os dos programas que vc já tem, ele trata as páginas como ícones, por isso não tem abas. E ele está em testes, não será um produto novo, ou seja, pode ser bagunçado, ter bugs, e nem ter para Linux. É beta!
Cøb?1to
""pegou o Chromium OS" - Pq é idêntico ao Chrome OS" Um browser que imita um desktop. Sua frase nem soa como passivo-agressividade porque é exatamente isso. ""botou uma área de trabalho nele completamente bagunçada" - Pq as funcionalidades e features são idênticas mesmo a um Desktop (que por sinal tem opção pra arrumar os ícones coisa que o Neon sequer pensou em implementar)" Área de trabalho, ícones, aplicativos como janelas... sabe, nem sei a ultima vez que você usou um computador, mas lembra, viu. O fato de não ter tudo que um desktop atual faz é só mais um dos problemas, ele ainda é atrasado. 2a tentativa de passivo-agressividade que soou literal. ""empacotou tudo como se fosse um aplicativo" - Mas é um aplicativo uai" Eu estava descrevendo um problema nesse momento, você entendeu mas tentou fingir que não, tudo bem. ""para rodar em cima de outro sistema operacional" - Aplicativos precisam de um OS" Outra tentativa de se fazer de besta que fica meio vergonhosa. Até o Chromium OS não tem esse problema porque ele de fato utiliza a parte OS do nome pra... isso, agir como um. ""duplicar função e devorar recurso" - Tem os resultados do bench aí? :)" Eu tenho A que executa uma função F() consumindo X recurso. Eu tenho B, que roda em cima de A, executa a função F() e sozinho consome Y recurso. Eu tenho uma função F() duas vezes e consumindo X+Y. Procure um psicólogo. "Pelamor..." Digo eu.
Cazalbé
Sim, podem, por isso o meu comentário... Compram a Opera e tiram ela do mercado. Usam suas patentes e "melhoram" o produto atual deles que já tem uma ampla aceitação.
Armando Augustus Freire
"pegou o Chromium OS" - Pq é idêntico ao Chrome OS "botou uma área de trabalho nele completamente bagunçada" - Pq as funcionalidades e features são idênticas mesmo a um Desktop (que por sinal tem opção pra arrumar os ícones coisa que o Neon sequer pensou em implementar) "empacotou tudo como se fosse um aplicativo" - Mas é um aplicativo uai "para rodar em cima de outro sistema operacional" - Aplicativos precisam de um OS "duplicar função e devorar recurso" - Tem os resultados do bench aí? :) Pelamor...
André G
Eles tem um negócio chamado Chrome, onde eles podem criar algo semelhante.
André G
Baixando... Adoro o Firefox, uso desde 2007 mas nessa última atualização está uma carroça.
Cazalbé
Logo a Alphabet deve comprar a Opera...
Cøb?1to
Deixa eu ver se eu entendi: A Opera, que agora usa o Chromium como base do navegador padrão, pegou o Chromium OS, botou uma área de trabalho nele completamente bagunçada e empacotou tudo como se fosse um aplicativo para rodar em cima de outro sistema operacional pra duplicar função e devorar recurso? Nossa a empolgação com esse projeto tomou conta do meu ser.
palatoqueimado
Dá pra instalar o Opera Neon dentro desse desktop do Opera Neon? :v http://media.tumblr.com/tumblr_l94gkd8HBx1qc2dnk.png
Anakin
Olha, vou baixar =D
Willian Nobuo
A empresa que inova em navegadores. Por isso é minha favorita.
Ibrahim Hadi
Já me apaixonei, pena que ele ainda da umas travadas
Amarildo
Muito legal, os recursos apresentados no vídeo parecem ser empolgantes, além de ter inovação.
Renan Rufino
Bacana ein! Alguns recursos me lembram o Vivaldi