Início » Aplicativos e Software » Opera Neon transforma o seu navegador em um mini desktop

Opera Neon transforma o seu navegador em um mini desktop

Projeto experimental mostra a visão da Opera sobre o futuro da navegação na web

Diego Melo Por

A Opera lançou hoje (12) o Opera Neon, um navegador experimental com conceitos e ideias que a companhia acredita serem parte do futuro da navegação na web. E eu não me lembro de ter ficado tão empolgado por um navegador desde que usei o Google Chrome pela primeira vez.

O Opera Neon traz conceitos e funcionalidades realmente inovadores, que fogem quase que completamente do tradicional formato de “abas e páginas” a que estamos acostumados. E a proposta de repensar a navegação na internet é perceptível logo ao abrir o programa.

A aparência do Opera Neon lembra um pequeno desktop, o que é reforçado pela utilização do papel de parede do computador como a imagem de fundo do navegador. As abas dão lugar a ícones redondos do lado direito, que se organizam entre os mais e menos acessados em um sistema que “simula a gravidade”: as páginas mais visitadas ficam no topo; as menos acessadas caem para as últimas posições.

No lado esquerdo, há uma barra menor, onde é possível controlar a reprodução de áudio e vídeo de sites como YouTube e SoundCloud sem interromper a navegação em outras páginas, além de também conter uma ferramenta de screenshot e um gerenciador de downloads. Acessando a mesma barra, é possível assistir a vídeos em uma pequena janela separada, que fica sobre as outras páginas — recurso que já existe no Opera tradicional, mas que também foi incluído no Neon.

Outro recurso interessante é a possibilidade de colocar duas janelas lado a lado, similar ao multitasking dos smartphones. Essa função pode ser combinada com a reprodução de vídeos citada acima, com as janelas divididas ao meio e o player tocando ao mesmo tempo. Quando fiz esse teste, a primeira coisa que pensei foi em quanto isso seria útil para quem estuda no computador. Alguns sites, como Twitter, ainda não se adaptam bem a esse formato, mas outros, como o Messenger, ficam perfeitos.

Por ser um projeto experimental, a Opera deixou bem claro no post de anúncio que o objetivo do Neon não é substituir o navegador principal da empresa, mas servir como um teste para identificar quais são as funcionalidades mais interessantes para serem incorporadas ao Opera ainda este ano. Por isso, o Neon não oferece suporte a algumas ferramentas importantes, como VPN e bloqueador de anúncios nativos, barra de favoritos, plugins e extensões.

O Opera Neon está disponível gratuitamente para Windows e macOS, e pode ser baixado neste link. A Opera não divulgou se lançará uma versão do navegador experimental para Linux.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Edson

Então, Wilson... Eu gostei tanto do Opera Neon que, exatamente por ser diferente, e, claro, por esse diferente ser um design do qual eu gostei muito, passei a usar ele para as coisas mais "fúteis" (redes sociais e navegação descompromissada na internet). O Firefox, por sua vez, sempre me agradou muito e tem tantas extensões que (realmente) quebram galhos, que é o meu browser para trabalho e pesquisa acadêmica.

O que eu quero dizer com isso? Que te recomendo muito o Firefox, seja pela qualidade, seja pela ideologia por trás dele (você pode saber mais em https://www.mozilla.org). Sempre tive essa mesma relação de amor e ódio com o Chrome. Nunca entendi bem a popularidade dele, exceto, claro, por conta do marketing todo que gira ao redor dele.

Se você tiver alguma resistência ao Firefox, mas for um usuário mais avançado, te recomendo muito o Vivaldi Browser. Ele é muito personalizável e pode ter certeza, você vai se encontrar dentro de algum design.

É isso, dê uma olhada nos dois: Firefox e Vivaldi

Edson
Então, Wilson... Eu gostei tanto do Opera Neon que, exatamente por ser diferente, e, claro, por esse diferente ser um design do qual eu gostei muito, passei a usar ele para as coisas mais "fúteis" (redes sociais e navegação descompromissada na internet). O Firefox, por sua vez, sempre me agradou muito e tem tantas extensões que (realmente) quebram galhos, que é o meu browser para trabalho e pesquisa acadêmica. O que eu quero dizer com isso? Que te recomendo muito o Firefox, seja pela qualidade, seja pela ideologia por trás dele (você pode saber mais em https://www.mozilla.org). Sempre tive essa mesma relação de amor e ódio com o Chrome. Nunca entendi bem a popularidade dele, exceto, claro, por conta do marketing todo que gira ao redor dele. Se você tiver alguma resistência ao Firefox, mas for um usuário mais avançado, te recomendo muito o Vivaldi Browser. Ele é muito personalizável e pode ter certeza, você vai se encontrar dentro de algum design. É isso, dê uma olhada nos dois: Firefox e Vivaldi
Rodrigo Justi

Basicamente isso.

Rodrigo Justi
Basicamente isso.
Thiago Lopes

Ver vídeo fora da janela? PIP mode?

Thiago Lopes
Ver vídeo fora da janela? PIP mode?
CK

Rapaz, como gostei. Uso somente o Opera há mais de 3 anos e amo os recursos daquele navegador, mas quando instalei o Neon viciei. É bom demais e muito bonito! Só está faltando o AdBlock aqui pra ficar perfeito, e ficar em português claro... Aguardando mais atualizações!

Fiquem com Deus!

CK
Rapaz, como gostei. Uso somente o Opera há mais de 3 anos e amo os recursos daquele navegador, mas quando instalei o Neon viciei. É bom demais e muito bonito! Só está faltando o AdBlock aqui pra ficar perfeito, e ficar em português claro... Aguardando mais atualizações! Fiquem com Deus!
Doug

Bem bom! Me surpreendi.

Doug
Bem bom! Me surpreendi.
Molinex

Já tava na hora de alguém mudar a forma tradicional de navegar na internet... Só faltou a versão pro Linux...

Molinex
Já tava na hora de alguém mudar a forma tradicional de navegar na internet... Só faltou a versão pro Linux...
Henrique Picanço

O recurso do print screen me parece que já nasceu muito melhor que o aplicado no Microsoft Edge. O visual não me chama lá tanta atenção, mas espero que esse recurso do print chegue ao Opera comum daqui a umas versões!

Henrique Picanço
O recurso do print screen me parece que já nasceu muito melhor que o aplicado no Microsoft Edge. O visual não me chama lá tanta atenção, mas espero que esse recurso do print chegue ao Opera comum daqui a umas versões!
luiscesarfc

O recurso de compartilhar um print também funcionou bem com o Whatsapp web.

Exibir mais comentários