Início » Telecomunicações » Este ranking mostra qual operadora tem o 4G mais rápido do Brasil

Este ranking mostra qual operadora tem o 4G mais rápido do Brasil

A Vivo, campeã nas medições passadas, perdeu o posto para a Claro

Emerson Alecrim Por

Periodicamente, a OpenSignal disponibiliza um relatório com análises sobre a cobertura das redes móveis no Brasil. Uma nova edição foi liberada nesta quarta-feira (18). O estudo destaca que o 4G melhorou bastante por aqui, mas que ainda há muito o que ser feito para alcançarmos um padrão de qualidade geral realmente bom.

Parte do avanço obtido ocorreu por conta de investimentos feitos para a realização dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. A OpenSignal constatou que houve incremento de velocidade nas redes 4G. Em contrapartida, a cobertura por esse tipo de tecnologia permanece deficiente.

Velocidade

No aspecto da velocidade, a operadora que se sobressaiu foi a Claro. De modo geral, o Brasil registrou taxa média de 19,7 Mb/s (megabits por segundo) no download, um número bem bom se levarmos em conta que a média mundial é de 2 Mb/s a menos. A Claro, porém, surpreendeu ao apresentar média de 27,45 Mb/s no 4G. A companhia também foi a mais rápida no 3G: 3,91 Mb/s.

A Vivo, vencedora das medições passadas, ficou em segundo lugar: 21,29 Mb/s no 4G (3,39 Mb/s no 3G). A Oi ficou na terceira posição com média de 14,61 Mb/s no 4G (2,63 Mb/s no 3G), deixando a TIM na lanterna com 12,05 Mb/s (3G: 3,46 Mb/s).

OpenSignal: a Claro é a mais rápida

O predomínio da Claro é resultado dos altos investimentos que a operadora fez em sua cobertura, explica a OpenSignal. Mas essa também é a realidade das demais companhias: todas apresentaram acréscimo substancial de velocidade em relação às medições passadas por conta da ampliação do serviço.

Latência

Outro aspecto avaliado pela OpenSignal é a latência. Aqui também houve avanços em relação à medição anterior. Mas, sim, dá para melhorar mais.

Você sabe, quanto menor a latência, melhor. Nesse quesito, a Oi foi a melhor no 4G (embora tenha apanhado no 3G):

  1. Oi: 52,78 ms (153,86 ms no 3G);
  2. TIM: 57,04 ms (118,07 ms no 3G);
  3. Claro: 57,87 ms (106,80 ms no 3G);
  4. Vivo: 62,69 ms (113,52 ms no 3G).

Vale dizer que a Nextel aparece com latência de 87,84 ms no 3G (é a vencedora aqui, portanto), mas não figura na medição do 4G por não ter cobertura ampla nessa tecnologia. A empresa está expandindo a sua cobertura 4G, entretanto.

Tem, mas daquele jeito

A OpenSignal também analisa a disponibilidade do serviço. Mas, desta vez, a metodologia foi diferente: em vez de mensurar a cobertura geográfica de cada operadora, a empresa rastreou as porcentagens de tempo que os usuários de sua ferramenta de medição tiveram no acesso às redes 4G. Os resultados foram os seguintes:

  1. TIM: 59,21%;
  2. Vivo: 56,76%;
  3. Claro: 49,45%;
  4. Oi: 43,35%.

OpenSignal - ranking 4G, janeiro de 2017

Esses números indicam que, em termos gerais, o 4G no Brasil melhorou de maneira perceptível, mas ainda fica devendo em alguns pontos, especialmente em disponibilidade. Agora, é esperar para ver se as operadoras manterão o ritmo de investimentos ao longo de 2017. Há indícios de que sim. Mas se não, é sinal de que as coisas só avançaram mesmo de maneira sensível por aqui por causa dos Jogos Olímpicos.

Para realizar o estudo, a OpenSignal avaliou 770 milhões de informações coletadas de 39.471 usuários que usam o seu app móvel no Brasil (para Android e iOS). A coleta de dados aconteceu entre 1º de setembro e 30 de novembro de 2016.

Mais sobre: , , , , , , , ,

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Victor Angelo
Eu uso a Porto Conecta e nao tenho o que reclamar da internet dela!
italo
Após diversos testes que fiz com as operadoras, cheguei a conclusão que a VIVO é realmente a melhor... Pelo menos no RJ. Velocidade incrivelmente absurda! Não troco a Vivo por nada. Fiquei espantado quando cheguei nessa velocidade ( 75Mb ), porém a média por aqui é de ( 45Mb ) em ambos os lugares. Não tenho nada o que reclamar dela. https://uploads.disquscdn.com/images/5d14f2397bfcb0e001cc214ef885e4c5b0fc623f0978a4c3713b06ee3f9b5695.jpg
Felipe Garrido
Eita! Quer dizer que se eu, que sou Beta Lab, quiser enviar um convite para a patroa, que já tem Tim pós, ela pode mudar de plano e manter o número??
Leandro Gonçalves
Veremos o impacto com o tempo...O fato é que para alguns usuários não é possível viver com pacotes de dados tão limitados.Se o preço do Tim Beta foge daquilo que a maioria considera uma média de preço ideal,por outro lado,compensa em muito pela farta quantidade de dados a uma velocidade ( até o momento) satisfatória. Vou me segurar mais um pouco com a vivo,que tem uma qualidade aceitável dentro da nossa realidade,mas que oferece uma quantidade de dados que se esvai muito rápido e que tem preço abusivo,tendo em vista a franquia de dados...
Mickey Sigrist
Não sei avaliar isso, porém faz todo o sentido a TIM trabalhar para melhorar sua qualidade de conexão devido ao aumento de usuários. O TIM beta ainda é, ao meu ver, um plano restrito a usuários mais assíduos e bem mais popular entre quem gosta de tecnologia. A burocracia existente pra adesão também retarda um pouco esse aumento na base de usuários. Eu mesmo demorei quase 10 dias pra conseguir ativar o serviço, contando o tempo necessário pra portabilidade entre operadoras, ativação do meu chip na promoção etc. Acho que a maioria dos usuários, que possuem perfil de consumo mais "comum", ainda prefere planos pré pagos mais simples ou planos pós, dependendo da necessidade.
Theo Queiroz
De que adianta a Claro ser campeã na velocidade de download se quando abro o Instagram, lá se vai todo o meu pacote de dados? Só velocidade e qualidade de sinal não vão bastar se o serviço continuar custando caro.
Rodrigo Fogagnolo
No LTE de lá
Emanuel Schott
Mas isso no 4G ou no LTE? As operadoras americanas chamam o HSPA+ de 4G (aqui elas chamam de 3G+) e o nosso 4G elas chamam de LTE.
Emanuel Schott
Nas minhas experiencias no 4G, nunca vi oscilação de sinal. Fica 100% do tempo em 4G. Uma coisa que pode estar acontecendk ai é que as redes 4G do Brasil não suportam voz, o sinal cai automaticamente pra 3G em ligações e o app acusa que a rede 4G ficou indisponível.
Leandro Gonçalves
Verdade.Aqui em Fortaleza a vivo é soberana em qualidade de dados.Tive a claro e minha experiência hoje é bem mais satisfatória com a vivo...
Leandro Gonçalves
Como me arrependo de não ter feito o TIM beta à época da campanha que teve recentemente.... Mas será que a médio/longo prazo esse acréscimo de usuários não vai impactar negativamente na qualidade das conexões?
Leandro Gonçalves
Gostaria muito de saber os números por estado...Aqui em Fortaleza,por exemplo, a vivo é soberana na transmissão de dados.Tive claro por 2 meses e passei para a vivo,há mais ou menos 1 ano....Achei melhor...No entanto,reconheço que após a fusão da vivo com a GVT,estou percebendo uma leve deterioração.Vou passar a testar a claro mais uma vez...
Leandro Gonçalves
Sem falar na burocracia e legislação que as empresas enfrentam para se instalar uma antena,Rodrigo...
Mickey Sigrist
Não vou vir com esse papo de "sou cliente Tim Beta e pago XX por mês pra Y GB de internet" porém a verdade é que o plano é fantástico. Recomendo à todos que puderem aderir! Estou utilizando a modalidade mensal 10GB/mês com Deezer Premium gratuito sem desconto de franquia. Muito bacana!
Leandro Nascimento
pra economizar espaço na hospedagem, usa sempre a mesma imagem hehehehehehe
Leandro Nascimento
Nada a reclamar do 4G com 20GB e 10~15Mb/s no Tim Beta hehehe
Jorge Luis
Legal isso. Então provavelmente teremos velocidades maiores que os EUA, chegando a mais de 10Mbs.
Gabriel
Obrigado Tecnoblog pelo meu Tim Beta. Por causa das matérias hoje sou cliente fiel do plano.
Pedro Henrique Araújo
É foda né? hahahaha. Morava aqui na Raposo Tavares e cabo só chegava 2 megas.
Pedro Henrique Araújo
https://uploads.disquscdn.com/images/48a59ee6d72631bf1f5598d2f6d7f2feeae5d9e146d3ecd959a7c886f9f4d674.png Eu sempre achei o 4G da Claro inferior ao da Vivo e até mesmo ao da TIM. Hoje tenho TimBeta e me surpreendo com a qualidade, sério. Já foi muito ruim a ponto de não funcionar no Terminal Pinheiros! hahahaha (quem é de São Paulo conhece). Só pra ilustrar o comentário, acabei de medir aqui a velocidade aqui no Morumbi e estou beem satisfeito. A taxa de down dá um pau no netvirtua que eu tenho em casa. A de up então....
Fábio Moser
Aqui em Balneário Camboriú, consigo sempre em torno de 28 Mb no 4G da Claro.
Marcos
Meu ponto é experiência própria, e a julgar por outros comentários acredito que não sou só eu que tive essa experiência. Bom lembrar que a qualidade não é a mesma no Brasil inteiro, de repente onde tu mora pode ser melhor a Claro, onde eu moro não é.
Eduardo Alvim
Claro: 57,87 ms (106,80 ms no 3G); Vivo: 62,69 ms (113,52 ms no 3G). Não entendi seu ponto.
emersonalecrim
Sim, patrocinado. Me prometeram 72 virgens no paraíso. O problema é que, com o meu histórico, vai ser difícil ir pro paraíso. Mas vamos resolver uma coisa de cada vez, né?
Gertrudes, a Lhama
Postar o resultado de uma pesquisa anual agora é porque post foi pago?
Jefferson Rodrigues
A TIM me oferece uns 8 MB, no 4G. Me atende muito bem essa velocidade! Até para assistir a filmes.
evefavretto
Vale a pena também analisar os resultados à luz do que se sabe, ou que se acha que se sabe: a TIM obviamente tem mais disponibilidade pela rede 4G maior e mais uso de 1800(aka banda 3), mas também é o que provavelmente está prejudicando a média de velocidade deles, já que nas cidades menores, estão usando SÓ banda 3 com 5+5Mhz, com pouquíssima banda total em relação a banda 7 que, no caso da TIM, tem o dobro da capacidade. E numa cidade pequena, provavelmente só uma ou duas ERBs tem LTE. Nas cidades maiores, pelo visto, o que arrastou as médias pra cima é uso, na surdina, de Carrier Agregation e banda 3. TIM, Claro e Vivo anunciaram testes disso e tem cara de que estão usando em alguns lugares. Por aqui, até o 3G da Claro é bem rápido e tem boa latência, mas como sempre, não deve ser o caso de todo mundo.
evefavretto
Pra isso tem Carrier Agregation. Você "junta" a capacidade dos 700, dos 1800 e dos 2600 pra ter mais velocidade(e aumentar a eficiência da rede, que é o que interessa pra operadora). Win-win. Fora que os blocos de 700Mhz vendidos aqui foram de 10+10Mhz, então dá pra fazer velocidades bem razoáveis
Renan Birck Pinheiro
Peguei 22 Mbps de download e 18 de upload na Tim aqui em Florianópolis. Pena que o 4G só funciona direito em lugares abertos.
emersonalecrim
Er... Então, tá calor hoje, né?
Weller Santibanez
Pq seria? Mas creio que não, pois não tem nenhum indicativo.
Weller Santibanez
Alecrim, pediu permissão pro Higa para usar essa imagem? Hahahah
Leonardo Spricigo
Eu mudei pra claro uns anos atrás por causa do dobro de velocidade de internet tanto no celular quanto no virtua por causa do combo. Quando tem 4G é realmente impecável a velocidade, mas quase nunca tem 4G. No Centro de Curitiba funciona muito bem, mas sempre que eu viajava ficava com internet ruim ou sem sinal na estrada. Aí preferi ir pra vivo que, embora não me traga esses benefícios, pelo menos funciona bem e não me deixa na mão.
João Luiz
É, também tenho essa sensação. Já tive Vivo, hoje estou na Claro, e comigo acontece exatamente o que você falou!
rjlgarcia
patrocinado?
Jorge Luis
Também estive em Orlando e Miami mês passado. Velocidade não passava dos 3MB no 4G. Mas tinha em todo lugar. Segundo já li, quando vierem as antenas de 700 o alcance vai aumentar, mas a potência do sinal(velocidade) vai diminuir.
Marcos
A Claro pode até ser mais rápida no 4G, mas quando o sinal cai pra 3G é um lixo. Na Vivo o 4G é bom e o 3G também, não tenho problema com sinal e velocidade a mais de 2 anos.
Zé das Covi
Moro na periferia de sp e lá tenho em média 20~25mb/s via 4g tim , no meu trabalho na região do Morumbi não chega a 5mb ... Via cabo em casa o maximo é 5mb, se não fosse a franquia de 20gb no meu plano eu já teria cancelado a tempos esse plano de internet fixa . Até latencia fica boa abaixo dos 40ms em jogos .
David Diniz
Amigo meu disse algo semelhante quando ele ficou 6 meses no EUA a trabalho. O serviço é barato e tem boa cobertura mas a qualidade consegue ser pior que aqui no Brasil. As operadoras aqui no Br estão começando a fazer o refarming do 1800MHz para o 4G, complementando assim, o 2600MHz.
Rodrigo Fogagnolo
No quesito velocidade do 4G, o Brasil realmente está bem. Em Nova York eu peguei 3Mb/s na rede da AT&T em outubro, e aqui em SP consigo 30-35Mb/s na rede da TIM. Já na cobertura, realmente ainda falta muito o que fazer, mas não é 100% culpa das operadoras. Cobrir um país do tamanho do Brasil com rede 2.6GHz é inviável, e a culpa é que ainda não foi desligada a TV analógica. Nos EUA desde 2008 desligaram o sinal analógico e usam os 700MHz para cobertura LTE, por isso o país já está bem coberto