Início » Computador » Asus Tinker Board é o mais novo rival do Raspberry Pi

Asus Tinker Board é o mais novo rival do Raspberry Pi

Por
3 anos atrás

Tinker Board

O Raspberry Pi é usado no aprendizado de programação, em projetos do tipo “faça você mesmo”, na criação de sistemas simples de automação e por aí vai. Não é por acaso que esse tipo de computador continua ganhando adeptos e atraindo o interesse de cada vez mais empresas. A mais recente é a Asus: a companhia anunciou o Tinker Board para concorrer com o Raspberry Pi. Ou quase isso.

A novidade vem com processador quad-core Rockchip RK3288 de 1,8 GHz (núcleos Cortex-A17, 32 bits), GPU Mali-T764, 2 GB de RAM DDR3L, quatro portas USB 2.0, micro-USB para alimentação elétrica, HDMI, suporte a microSD, Ethernet Gigabit, Wi-Fi 802.11n (com antena acoplável), Bluetooth 4.0, conexão de áudio de 3,5 mm e interface GPIO 3.0 de 40 pinos.

No que diz respeito ao sistema operacional, o Tinker Board é compatível com o Debian Linux, mas a versão que foi preparada para o Kodi, uma plataforma de código aberto própria para aplicações multimídia. A Asus já trabalha para deixar o dispositivo compatível com distribuições como Ubuntu.

Tinker Board

Pela configuração, a gente percebe que o Tinker Board tem um apelo menos educacional e mais maker, sendo uma opção interessante para quem pretende montar um media center, por exemplo. O suporte à resolução 4K e o bom desempenho da GPU em testes de benchmark (3.925 pontos no Geekbench) reforçam esse aspecto.

Fazendo uma comparação, o Raspberry Pi 3 Model B — a versão mais recente — tem quatro núcleos Cortex-A53 de 1,2 GHz (64 bits), GPU VideoCore IV com suporte à resolução 1080p, 1 GB de RAM LPDDR2 e interface GPIO 2.0.

Como dá para perceber, o Tinker Board leva vantagem em alguns aspectos. Mas não há milagres aqui. O reflexo das especificações um pouco mais generosas é sentido no bolso: a Asus ainda não tem informações oficiais sobre preços, mas o dispositivo já pode ser encontrado em pré-venda por um valor equivalente a US$ 60 mais despesas de envio.

Vale relembrar, o Raspberry Pi 3 tem preço sugerido de US$ 35.

Mais sobre: , , , , ,