Clientes da Nextel que estiverem na capital paulista e demais pontos da Grande São Paulo já podem utilizar a rede 4G da operadora. O serviço foi anunciado oficialmente nesta terça-feira (24), mas está em funcionamento desde o final de 2016.

Até então, somente clientes na região metropolitana do Rio de Janeiro tinham acesso à rede 4G própria da Nextel. Por lá, a operadora conseguiu obter, nos cerca de dois anos de funcionamento da rede, quase 20% do market share nessa modalidade. Nas palavras da empresa, o plano é repetir esse sucesso em São Paulo.

Com quase um mês de funcionamento, o serviço está plenamente apto a atender à base de 425 mil clientes com aparelhos compatíveis que a Nextel tem na região, segundo a própria. A rede opera na faixa de 1,8 GHz — arrematada pela companhia no final de 2015 por R$ 455 milhões —, tem largura de banda de 15 MHz e utiliza antenas com sistema MIMO 4×4.

Além da cobertura outdoor, que atende grandes áreas abertas, a Nextel se preocupou em oferecer o serviço em locais que concentram grande número de pessoas, como shoppings, estádios e aeroportos.

Ainda de acordo com a companhia, todos os clientes que utilizam planos de dados e têm aparelhos compatíveis com 4G podem acessar o serviço. Usuários nas regiões que não possuem cobertura própria da Nextel — ou seja, tirando o Rio de Janeiro, o restante do país — continuam sendo atendidos pela empresa a partir do compartilhamento da infraestrutura da Vivo.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Daniela A
No bairro do Jaguaré não apareceu 4G :-(
Daniela A
Faz bem. Pois a nextel nao oferece nada de tão especial para aceitar 12 meses de fidelidade. So aceitei porque tenho 4 linhas isentas anexa à minha linha principal (5), plano de 10GB pagando 149
Daniela A
Sou cliente nextel é a operadora é um lixo. Atendimento é pessimo. De todas a melhor continua sendo a Vivo, e custo-beneficio a Tim.
Bruno Ribeiro da Silva
Resumindo, querer 4G no interior de SP ainda é um sonho. Uso o 4g da vivo em Sorocaba (100 km de Sampa) e o mesmo vai muito bem.
Yago G.
Porque é uma alternativa que as pessoas têm em relação às 4 que nunca funcionam ou que já prejudicaram. A Nextel ainda tem essa confiança do consumidor médio, isso que sustenta ela.
Ramon Gonzalez
eita
Alberto Prado
Vai acaba virando uma MVNO.
evefavretto
Se bobear já tem. Aparece no Portas Abertas umas torres de banda 3(1800), mas como aquilo só foi atualizado com dados de outubro, vai saber.
David Diniz
Entendi @evefavretto:disqus Estou no aguardo da TIM lançar a rede 1800MHz aqui em SP para o 4G. Vamos ver se sai ainda nesse trimestre
Saulo Benigno
Nextel ainda existe? Porque?? Porque???
evefavretto
Mais ou menos. A licença da Unicel(aeiou) era de "banda D", era pro DDD 11 e consistia de dois blocos: um de 900Mhz, 2,5+2,5Mhz de largura, que foi "emprestado" em caráter secundário pra TIM(e que é encostado nos 2,5+2,5 que a TIM já tinha, permitindo operar 3G WCDMA, que usa 5Mhz) e um de 15+15 em 1800Mhz, licitado pra Nextel recentemente. A TIM provavelmente vai ter que comprar em um leilão de sobras que venha a acontecer ou desocupar e voltar a usar os 1900/2100Mhz que, ela reclama, tem interferência de telefones sem fio(com razão, modelos DECT que não são adaptados pro Brasil podem causar isso)
David Diniz
@paulormp:disqus @evefavretto:disqus A Licença que a Nextel comprou era da extinta aeiou e é só para o DDD 011 igual a licença de 900MHz também da aeiou que a TIM comprou para colocar o 3G.
evefavretto
Regulamento de MVNO nem existia ainda em 2010 quando compraram as licenças de banda H. Além disso, provavelmente ficariam reféns do preço que a Vivo fizesse pro uso da rede dela. E, bem, a Nextel fez acordo de RAN Sharing com a Vivo.
Danillo Campos
Hunnnn, olha, talvez mesmo com essa gambiarra valha a pena! Eu dei uma olhada aqui nos sites das operadoras e o Happy semanal de 1GB eh o melhor plano de todas! (Só não bate o Tim beta).
Danillo Campos
Mas vem cá, será que se a Nextel tivesse alugado a rede da Vivo como se fosse uma MVNO ao invés de só roaming, pra agariar clientes no Brasil todo, não teria sido mais inteligente!?
Exibir mais comentários