Facebook testa cópia do Instagram Stories que é cópia do Snapchat

Sem muita surpresa, o recurso é chamado de Facebook Stories

Jean Prado
Por
• Atualizado há 1 semana

Não contente em copiar o Snapchat no Instagram, o Facebook agora testa o recurso Stories em seu próprio app oficial, que ganhou o nome de… sim, Facebook Stories. A revelação é do Business Insider, que descobriu que a novidade vem funcionando para alguns usuários da Irlanda.

O funcionamento, como é de se imaginar pela imagem acima, é igualzinho ao Instagram Stories que, por sua vez, é igualzinho ao Snapchat. As histórias dos seus amigos ficam no topo do aplicativo. Basta clicar ali para ver as fotos e vídeos que foram adicionados. Como de praxe, esse conteúdo também desaparece depois de 24 horas.

Ainda segundo o Business Insider, as histórias do Facebook não aparecem no feed de notícias ou na timeline do seu perfil: elas ficam restritas à posição superior. Imagino que deve ser como no Instagram: se a story de uma pessoa estiver disponível, você pode visualizá-la clicando na foto de perfil. No Instagram, isso funciona mesmo se você não seguir a pessoa, mas acredito que no Facebook alguma configuração de privacidade deve aparecer.

Também dá para responder à story por mensagem logo na visualização. É de se imaginar que o Facebook aproveite aqui a compra do app MSQRD, que coloca filtros no rosto das pessoas. A rede social já havia integrado filtros, máscaras e desenhos à câmera do Facebook, mas essa experiência de uso bem similar ao Snapchat e Instagram ainda não tinha aparecido.

No final, a estratégia do Facebook também é de investir em fotos e vídeos, fazendo os usuários usarem mais suas próprias câmeras. Mark Zuckerberg já disse em algumas entrevistas que a câmera será o ponto de partida principal para compartilhar algo no serviço em complemento ao texto, usado primariamente no Facebook e em várias outras redes sociais.

Ainda não se sabe quando o recurso aparecerá no aplicativo do Facebook para todo mundo, mas a previsão é que mais países recebam o Facebook Stories nos próximos meses. O engraçado é que o Facebook já tem um hotsite chamado Facebook Stories, mas que serve para compartilhar histórias, literalmente, de como a rede social impactou a vida das pessoas. Quero só ver como vão deixar os dois serviços de mesmo nome.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Jean Prado

Jean Prado

Ex-autor

Jean Prado é jornalista de tecnologia e conta com certificados nas áreas de Ciência de Dados, Python e Ciências Políticas. É especialista em análise e visualização de dados, e foi autor do Tecnoblog entre 2015 e 2018. Atualmente integra a equipe do Greenpeace Brasil.

Relacionados