Início » Aplicativos e Software » Windows 10 Cloud é a resposta da Microsoft ao Chrome OS

Windows 10 Cloud é a resposta da Microsoft ao Chrome OS

Emerson Alecrim Por

A Microsoft parece cada vez mais determinada a basear o seu futuro no ecossistema do Windows 10. Indícios que surgiram nos últimos dias apontam que, além do pacote de atualizações Creators Update, a companhia está trabalhando em uma versão da plataforma que poderá fazer frente ao Chrome OS: o Windows 10 Cloud.

Os primeiros sinais da existência dessa versão surgiram na build 15019 do Windows 10. Pouco se sabe sobre esse novo sistema. Porém, segundo fontes ouvidas por Mary Jo Foley, jornalista da ZDNet que tem um longo histórico de informações confiáveis sobre a Microsoft, o Windows 10 Cloud é uma versão simplificada do sistema operacional. A novidade será capaz apenas de rodar os aplicativos universais pré-instalados ou disponíveis na Windows Store.

Por ser uma versão mais simples, o Windows 10 Cloud poderá ser oferecido a fabricantes de computadores com preços bem baixos. Dessa forma, a Microsoft conseguiria ampliar a participação do ecossistema do Windows 10 no segmento de equipamentos de baixo custo.

build 15019

Esse nicho já foi explorado antes com o Windows 8.1 with Bing e o Windows RT, por exemplo, mas a Microsoft não obteve sucesso nessas incursões. Agora, é bastante provável que a companhia esteja tentando fazer frente aos Chromebooks, que podem até não vender muito aqui no Brasil, mas são relativamente populares nos Estados Unidos.

O nome “Cloud” faz a gente suspeitar que essa versão será permanentemente dependente de acesso à internet ou alguma coisa assim, mas não. De acordo com as apurações de Foley, o Windows 10 Cloud até poderá ter alguma ligação importante com as nuvens — para integração com a Cortana, por exemplo —, mas nada muito diferente do que já é feito no Windows 10 “normal”.

Se é assim, por que “Cloud” aí? A gente vai ter que esperar para saber. Não está claro quando a Microsoft irá lançar essa versão, mas as referências ao sistema no Creators Update sugerem que não demorará muito. Talvez até abril já tenhamos os detalhes.

Sim, a Microsoft foi contatada, mas disse não ter nada para comentar a respeito.

Mais sobre: , , , ,

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Sckillfer
Em nenhuma parte do texto tá dizendo que ele depende da internet, na vdd tá escrito exatamente o contrário.
Sckillfer
Eu sei, por isso: "Meu sonho era a MS lançar uma versão assim pra forçar os devs ***(inclusive a própria MS)***" Fora que se ela portar pra Windows Store, acaba com isso de tu ter que instalar o inútil do PowerPoint, Skype for Business, OneDrive for Business, etc. quando só quer o Word e o Excel.
Tácio Andrade
Será um Windows 10 Moble em um aparelho x86, ou seja um WindowsRT para x86, que ao meu ver está fadado ao fracasso.
Isaias Freitas
Hmmm...
David Logam
aplicativos android sem o touch 90% não funcionam
Felipe Chierighini
prefiro meu chromebook
JN Marcos
E o Android? Pois todos sabem que quem manda e desmanda é a Google (essas alterações bobas que OEMs fazem não desfazem nenhum um pouco o poderio da Google). E não há qualquer outro que consiga quebrar isso. Monopólio puro e em um SO. E, olha, no computador, você pode alterar de boa seu SO (há pouquíssima exceções de bloqueio), já no celular... E o smartphone hoje em dia, o dispositivo que as pessoas mais usam, o dispositivo pessoal, ninguém se preocupa com isso? Só com os computadores? Substitua Windows por Android e Microsoft por Google: (tchanrã) "E o Android por causa do poder financeiro da Google pode controlar esse mercado por meio de exclusividade". PS.: o monopólio que você fala dos navegadores está ocorrendo novamente, mas agora com o Chrome, mas como é da Google, é um monopólio bom. Pera, né!
brunocabral
Netscape, é só um bom exemplo do monopólio da Microsoft, que até o Firefox e Chrome chegarem era basicamente como vc falou em relação ao Windows. Quem não queria uma versão do internet explorer acabava usando outra pq era só o que conhecia ou o que eram adaptados. Foi difícil sair disso. Com sistema operacional é ainda pior, pq o sistema depende de Device Drivers e programas. E o Windows por causa do poder financeiro da Microsoft pode controlar esse mercado por meio de exclusividade.
JN Marcos
kkkkk Que monopólio não mata a concorrência? Google que já possui muitos mercados com predomínio (muitos monopólio ou já virando), como Youtube (maior monopólio de todos existentes atualmente), Chrome (já é), Gmail. Sai dessa! Obs.: veja que nesses monopólios a Google não matou a concorrência né!? kkk Vimeo, Daylimotion que o diga. Opera, Mozilla e Edge estão muito bem obrigados (só queda de marketshare praticamente). Não viaja! Ninguém vai trocar um sistema inacabado pelo popular Windows. É melhor Ubuntu que isso, por exemplo. Veja que mesmo que não quer Windows 10 troca por... outro Windows. Como disse, não afeta quase ninguém comparado ao universo Windows 10 (nem conto os que usam 7, 8, 8.1 e XP). E ainda é quase todos (isso já sabia).
brunocabral
Vai chegar pra QUASE TODOS. E entre monopólio da Microsoft e Google, fico com a Google. Monopólio por monopólio, pelo menos a Google não mata a concorrência.
Ronaldo
Dificil a MS convencer alguem enquanto ela mesmo nao coloca nem o Office lá (que é dela), com funcionalidades identicas a versao Win32, ao inves de uns apps capados.
JN Marcos
A informação de que se está abandonando UWP é incorreta. Vêm-se adotando-o mais, na verdade. Muitos que abandonam a loja da Microsoft eram apenas apps da versão para celular (e grande maioria não UWP).
JN Marcos
Isso afeta os poucos usuários desse sistema, para a maioria... Sem contar que deve haver uma mudança nos apps para que se adéque à telas maiores. Já basta o monopólio do Google nos smartphones, navegadores, e-mails, buscadores...
Anderson Antonio Santos Costa
Será um novo e requentado Windows RT. Não gostei da capacidade de somente rodar apps UWP (já q o UWP é a DRM mais segura atualmente para jogos, superando a Denuvo), O ruim é que há poucos apps na Windows Store e, aos poucos, os devs estão abandonando o UWP... Leve em consideração a capacidade de o Windows para processadores ARM rodar via emulação os apps Win32. Se for apps Win32 convertidos para UWP apenas, passo...
Ramon Gonzalez
nota totalmente off-topic: surpreendentemente esse artigo nao foi escrito pelo "guru para assuntos Microsoft", Vitor Mikaelson :D
Gustavo
É bom a Microsoft correr mesmo, pois esse ano parece ser o ano dos Chromebooks. Os novos aparelhos estão muito bem construídos, bem mais potentes e com a promessa de rodas Apps de android ( coisa que a apple já deveria ter feito com MacOS/IOS). Se os Chromebooks começarem a ter apps como Photoshop Fix/Mix ou algo do tipo, que seja possível fazer algumas tarefas "quase profissionais", será uma revolução e ótimo para o usuário, já que a subida de preço de notebooks convencionais foi absurda.
Glauber Silva
Chromebook rodando aplicativos do Android >>>>> isso aí !
Wellington Gabriel de Borba
Poderia fazer uma versão decente do Office Online pelo menos para quem assina o 365.
Wellington Gabriel de Borba
Peguei o 3 na Magazine Luiza por 999. Deixei o notebook Windows em casa. Depois fui ver um Positivo com 32GB e processador Pentium, mas 14 polegadas.
brunocabral
Peguei a promoção de 10x 84,90. Em tempo, o Negativo do meu pai já está meio mal das pernas, mas o Chromebook dá minha mãe (mesma idade) ainda tá bem.
Sckillfer
Agora até fanboy da MS eu sou... Só porque não vi sentido um comentário mal formulado dividido em 3.
Gnull
Pois é, o Evernote é um deles por exemplo. Eu já usei e ficou muito bom (porém voltei pro onenote rsrsrs)
Bruno ?
Ou seja, é praticamente o continuum renomeado com dependencia da internet.
Rocha
Haha, concordo. Quase comprei um Samsung Chromebook 2 com intel porque tava de R$749 nas americanas com frete grátis, mas esse era o preço à vista. Parcelado subia pra 900 reais, aí era somar mais 100 pra levar um notebook completo (core i3 + win10, era positivo mas era barato). As vantagens são várias, seja peso e tamanho, teclado que a fabricante normalmente capricha um pouco mais, bateria de alta duração. Ideal pra levar pra faculdade ou só usar a internet. Por que intel? Pra instalar um linux maroto e programar :V
brunocabral
Tem tudo a ver. É que fanboy dá Microsoft só enxerga a Microsoft
Sckillfer
Era pra algum desses comentários fazer sentido? Tem nada a ver com o que eu falei.
Sckillfer
Era pra algum desses comentários fazer sentido?
brunocabral
Nem o Chromebook mais barato está tão clouds assim. Eles estão ganhando integração com os apps Android
brunocabral
Para a Microsoft oferecer um produto igual a outro Premium, o preço sempre é Premium.
brunocabral
E será tão bom quanto o wine (Linux + Mac OS) emulando a API do Windows.
Sckillfer
Acompanhou as noticias do Windows esse ano? O Windows para ARM emula x86 e consegue rodar qualquer app Win32. A MS fez isso pra fazer frente aos tablets Android E Chromebooks, justamente o mesmo foco dessa edição "Cloud".
brunocabral
O Google já aprendeu a lição. O Chrome OS virá com integração com os apps Android em março
brunocabral
Só lembrando que os Chromebooks rodarão APPS Android até março.
Isaias Freitas
Ta certo. Tem q funcionar off-line também. Depender sempre de internet eh uma porcaria.
brunocabral
Bota o Chromebook em promoção que não fica nem o cheiro. O povo compra tudo. É apenas uma questão de PREÇO! Não de demanda.
brunocabral
Sinto te decepcionar, mas provavelmente será compatível apenas com os apps universais
brunocabral
Na verdade o Chromebook vende bem no Brasil, desde que seu preço esteja em promoção. O exemplo mais claro disso é o fim do estoque de Chromebooks vendidos a 800 R$ no Natal. Eu quase comprei um. Mas tava sem grana
Sckillfer
E tu já viu algo cloud da MS que seja cloud first?
Sckillfer
Windows Store não tem só UWP, também têm Win32.
Sckillfer
Não, pois a Windows Store agora suporta apps Win32, com a vantagem de ter sandbox (não deixam lixo residual no PC quando tu desinstala = menos necessidade de formatar). Meu sonho era a MS lançar uma versão assim pra forçar os devs (incusive a propria MS) a portarem seus apps pra Store (como a porcaria do Spotify, que até hj não suporta tablets com Windows 8/10).
Ramon Floriano
Sim. E deve morrer tão rápido quanto.
MRJ, The Legend
Biscoito. Sempre.
azardo
WIndows RT requentado...
Jack-Moser
Ai vem o Format c: e piratão....
Denispadua
" A novidade será capaz apenas de rodar os aplicativos universais pré-instalados ou disponíveis na Windows Store." Todos os cinco desenvolvedores de UWP comemoram.
Ricardo - Vaz Lobo
É Cloud mas não é "Cloud". Pode ser névoa? Biscoito ou bolacha?