A Adobe Creative Suite está definitivamente morta

Nem parece, mas a CS6 ainda era vendida pela Adobe (mas agora morreu para sempre) A Adobe Creative Suite está definitivamente morta

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 6 dias

A Creative Suite, que juntava os softwares de criação da Adobe, como Photoshop, Premiere e InDesign, num único pacote, foi oficialmente descontinuada. A versão CS6, lançada em maio de 2012, ainda era comercializada pela empresa até o começo deste ano, mas a Adobe decidiu parar de vendê-la para focar todos os esforços na Creative Cloud.

Segundo o PetaPixel, a Adobe Creative Suite 6 parou de ser vendida no dia 9 de janeiro, mas já faz algum tempo que era meio difícil comprá-la. Uma página antiga do produto dizia “Sim, você ainda pode comprar os produtos CS6 telefonando para o call center da Adobe, mas por que você iria querer isso?”. Agora, a mensagem foi substituída por “Os apps de criação da Adobe estão disponíveis exclusivamente pela Creative Cloud”.

Já discutimos no Tecnocast 040 que o modelo de assinaturas é mais vantajoso para as empresas: em vez de lançar novas versões periodicamente, forçando os usuários a comprarem mais licenças para gerar lucro, as companhias podem melhorar seus softwares aos poucos, distribuindo as atualizações sem custo para os assinantes.

Sem contar que, como o custo é diluído (você paga uma pequena mensalidade em vez de gastar milhares de reais de uma vez só), a pirataria naturalmente diminui e a receita das empresas aumenta. Não é só a Adobe que pensou nisso: a Autodesk tem vendido o AutoCAD por assinatura, e as vendas de caixinha do Office estão sumindo para dar lugar cada vez mais ao Office 365.

Esse negócio de ser “dono” de uma licença de software está cada vez mais no passado.

Tecnocast 040 – Sua assinatura foi renovada com sucesso!

Pagar um valor enorme por um serviço, como fazíamos com a TV a cabo, já não é mais necessário. Por outro lado, estamos assinando tantos outros serviços de internet, que nem nos damos conta do valor deles somados. Você já calculou aí?

Então, será que vale a pena pagar por tudo isso? Nesse programa a gente conversou sobre as nossas escolhas e tentamos justificar o valor que cada uma tem para nós. Dá o play aí e vamos nessa!

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados