A gente brinca que o Instagram Stories é uma cópia na cara dura do Snapchat, mas o clone vem ganhando bons números e atenção dos usuários. Segundo um estudo feito pelo TechCrunch, o impacto do novo recurso do Instagram no Snapchat é bem nítido, com o primeiro só crescendo e o segundo, em queda livre.
Lançado em agosto de 2016, o Instagram Stories não tem nem seis meses e já completa 150 milhões de usuários ativos, mesmo número que o Snapchat tinha no último relatório divulgado, em junho. O Instagram em si tem 600 milhões de usuários ativos, então ainda há bastante público para aderir ao recurso.
Ainda assim, o impacto do Instagram em visualizações tem sido bem mais preocupante para os criadores de conteúdo do Snapchat. Um CEO de uma empresa de conteúdo que gerência famosos em redes sociais revelou ao TechCrunch que a queda média entre seus clientes foi de 20% a 30% desde agosto, quando o Instagram Stories foi lançado, até a metade de janeiro.
Os números não variam muito quando outros especialistas na área são consultados. Nick Cicero, CEO de uma empresa de análise de conteúdo, fez um estudo com 21 mil histórias do Snapchat e percebeu uma queda de 40% entre julho e novembro do ano passado. Charlie Buffin, um gerente de talento social que representa famosos ligados ao Vine no Snapchat, disse que seus melhores criadores tinham por volta de 330 mil visualizações entre 2015 e junho de 2016. Em dezembro do ano passado, no entanto, ficaram entre 205 e 250 mil (!).
É um impacto bem grande, mas o simples lançamento de um serviço que se parece com o do Snapchat não é o único motivo para toda essa queda. As visualizações, por exemplo, também podem ter caído com a remoção do recurso de avançar automaticamente para o próximo snap, o que o Instagram manteve. Com o usuário selecionando só o que quer ver, sem deixar os vídeos rolarem naturalmente, o número de histórias vistas costuma ser menor.
No geral, o Instagram também tem um ambiente mais propício para quem busca mais visibilidade. A aba Explore, que agora mostra as histórias de perfis que estão fazendo sucesso, ajuda bastante perfis pequenos a crescer, o que é difícil no Snapchat. “Influenciadores que não conseguiram uma audiência tão grande no Snapchat praticamente abandonaram a plataforma porque era muito mais fácil para eles crescer dentro de sua própria audiência no Instagram Stories”, disse Mike Albanese, CEO de outra empresa de gerenciamento de talento social.
Segundo Albanese, o único jeito de crescer no Snapchat é promover a conta em outras redes sociais, como o YouTube ou Instagram. Com o produto do Snapchat integrado em outra rede social, como é no Instagram, há mais espaço para crescer. Como o Snapchat não investiu nesse alcance de audiência, se distanciando dos criadores, as agências se frustraram e isso impulsionou a migração para o Instagram.
Estatísticas das redes sociais da personalidade Hannah Stocking, reveladas pelo TechCrunch, mostram que ela viu suas visualizações no Snapchat caírem de 150 mil em agosto para 90 mil agora em janeiro. No mesmo período, o número de seguidores no Instagram cresceu de 1,2 milhão para 4,3 milhões. Como não concentrar naturalmente os recursos dela na rede social que está ganhando?
Sem proximidade com os criadores e com um ambiente mais propício para crescer, “todo mundo esqueceu que o Instagram Stories é um clone do Snapchat”, disse Albanese.
Comentários
Envie uma perguntaOs mais notáveis
Com certeza
Suas previsões podem falhar: Snapchat vai fazer IPO. Dúvido que ñ continue independente.
Pior mesmo é não poder usar o app se tiver root.
Snapchat só irá permanecer por uma coisa: nudez.
O Instagram não aceita nem uma bordinha de mamilo, enquanto o Snapchat é bem menos decoroso nesse caso.
Eu até hoje não consegui entender a lógica de usar o Snapchat... tosqueira pura. O recurso do Stories não me agrada muito também, não curto esse tipo de conteúdo, mas pelo menos é um recurso dentro de um app que já está mais que consolidado em todo o mundo.
Deu pra sentir sua tristeza daqui. 😀😀😀😀
Bem feito pra aqueles esnobes do Snapchat.
já vai tarde, empresa arrogante
Não sei se é um problema só meu, mas parece que tem um delay pra carregar as stories; isso é algo que me incomoda bastante.
Particularmente, não gosto do Stories. Não quero ver o que as 300 pessoas que eu sigo estão fazendo. Gostava mais do Snapchat porque era algo mais restrito, normalmente só com amigos/conhecidos; mas infelizmente o app é pesado demais e trava muito no moto X2.
Me resta lidar com o Stories :/
Nem me fale, um belo dia resolvi instalar esse App e como a maioria dos meus contatos têm mais de 30 anos, era de se esperar que somente uns três tivessem conta ativa, e pra piorar, não me deu opção de adicionar contatos de outras redes sociais que tinham o Snapchat. Pois bem, após identificar essa enorme dificuldade em adicionar pessoas, desinstalei e sigo vivendo feliz usando somente o Instagram.
Darwinismo na prática.
O Vine pelo menos foi vendido pro Twitter andes de fechar.
Perderam a oportunidade de tirar $1Bi do Mark...
Vão acabar fechando igual o Vine.
Pessoal não tem visão do futuro ou são burros por não entregarem o ouro a empresas gigantescas dispostas a pagar bilhões por ideias que eles não tiveram.
Sem falar na experiência de usuário pífia, arrogância e total desrespeito com usuário de Windows Phone.
Que feche e fiquem sem dinheiro pra aprenderem.
Como faz pra mandar nude lá?
só estao colhendo o preço pela arrogancia, demonstrada em varios momentos. Ladeira abaixo seria o resultado natural...
É verdade! Obrigado, vou tentar editar ali.
Correções: Primeiro 6snap e depois 6discover. 6tag eh o cliente instagram
Tempos atrás experimentei o snapchat: além da complexidade no uso (que eu teria saco pra aprender, mas muita gente não tem) meu celular ficou até quente, tal o consumo agressivo de bateria. Resultado: desinstalei com menos de 24h e nunca mais experimentei.
Eu fico tão triste, Snapchat é minha rede social favorita junto com o Twitter, acho que no futuro vai ser como o Twitter e só poucas pessoas usando. Era melhor ter sido comprado pela merda do Facebook do que cair desse jeito.
Que morra logo. Empresa arrogante que boicotou o Windows Phone e fez de tudo pra impedir o trabalho de desenvolvedores independentes, matando o 6Snap. Sem lembrar a grande porcaria que é o app para Android, que tira UM PRINT (isso mesmo, um print) da imagem na tela, o que gera fotos e filmagens de qualidade péssima em comparação ao iOS. Falando em iOS, adivinha que app é lider de crashes no sistema operacional da Apple?
Já vai tarde!
O "clone" conseguiu várias coisas que o Snapchat não conseguiu: ser simples e usual, agregado a uma rede social já consolidada, agora as primordiais acho que são a facilidade em achar amigos ou pessoas sem precisar de code ou nicks, facilidade em atingir o público e ser otimizado tanto pra iOS quanto pra Android, essa, até hoje, o Snapchat não consegue.
Nos últimos meses o aplicativo estava tão lento no Android que desinstalei e pretendo nunca mais voltar. Os developers querem competir mas nem aplicativo decente tem.
Talvez pq o tal clone seja infinitamente melhor e mais usavel, talvez?
Além do Snapchat ser lerdo, pesado, bugado... experiência de uso lastimável.
O Instagram chegou com o recurso de voltar vídeo, segurar pra pausar, tudo funcionando bonitinho.
Vai com Deus, Snapchat.
Exatamente, e poderia apostar que isso vai acontecer ainda em 2017. Veremos.