Razer compra fabricante do smartphone com armazenamento “infinito”

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 1 semana
Nextbit Robin

A Razer é conhecida por lançar notebooks e acessórios gamers, mas, em um futuro próximo, talvez a gente também a conheça por seus smartphones: a companhia acaba de se tornar dona da Nextbit, startup que fez sucesso no Kickstarter com um smartphone que armazena tudo (ou quase tudo) nas nuvens, até aplicativos.

Como a Razer tem um perfil diferentão, a compra da Nextbit faz sentido. A startup foi fundada em 2014 por Tom Moss, que trabalhou durante algum tempo no Google respondendo pela área de negócios do Android. Rich Miner, cofundador do Android, e Scott Croyle, outrora líder de design da HTC, se juntaram à iniciativa mais tarde. Juntos, eles conseguiram criar uma empresa que usa “soluções elegantes” em smartphones.

Foi com essa filosofia que o Robin — o tal do smartphone com armazenamento quase infinito — nasceu. Trata-se de um aparelho com tela de 5,2 polegadas, processador Snapdragon 808, 3 GB de RAM e 32 GB para armazenamento interno de dados.

Nextbit Robin

O aparelho também dá direito a 100 GB para armazenamento de dados nas nuvens. Aqui está o grande diferencial: um software monitora as suas atividades para deixar guardado no aparelho só aquilo que você mais usa; o resto vai automaticamente para as nuvens.

Há algumas desvantagens nessa proposta, como a necessidade de se ter um bom plano de dados para usar o aparelho sem restrições. Mas a ideia convenceu: a meta era US$ 500 mil, mas o Robin arrecadou mais de US$ 1,3 milhão no Kickstarter. Depois, o dispositivo passou a ser comercializado no site da Nextbit.

Com a nova casa, a expectativa é a de a Nextbit consiga lançar mais modelos diferentões. Pelo menos inicialmente, a empresa funcionará como uma divisão independente dentro da Razer.

Nextbit Robin

Veremos smartphones com a marca Razer? É uma possibilidade, mas talvez a empresa tenha algum tipo de dificuldade nessa abordagem por conta da similaridade do nome com a antiga linha Razr, da Motorola. Sob esse ponto de vista, faz sentido mesmo manter a marca Nextbit.

Quando questionada sobre os planos com a aquisição, um representante da Razer se limitou a dizer que a companhia irá se pronunciar quando estiver pronta. Por ora, sabe-se apenas que as vendas do Robin serão encerradas para, aparentemente, a empresa “preparar terreno” para os próximos modelos.

Mas, para quem já é dono de um Robin ou comprou uma unidade recentemente, a empresa promete respeitar a garantia de seis meses e, como prometido, disponibilizar atualizações de software até fevereiro de 2018.

O valor do negócio não foi divulgado.

Com informações: Ars Technica

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Canal Exclusivo

Relacionados