Clientes da Sky podem ter alguns canais a menos em seus televisores nos próximos dias. Isso porque a operadora de TV por assinatura ainda não entrou em acordo com a programadora Fox, responsável pelos canais Fox, FX, Fox Life, Fox Sports, Fox Sports 2, National Geographic, Nat Geo Wild e Fox+.

Com exceção do Fox+, que ainda não está na Sky, os canais são importantes na grade de programação, uma vez que estão presentes em diversos pacotes básicos nas concorrentes. O grupo Fox também conseguiu destaque ao firmar acordo de transmissão exclusiva para alguns jogos da Copa Libertadores no canal Fox Sports.

O motivo do desacordo é o dinheiro. Os bastidores da TV paga dizem que a Fox quer um reajuste significativo para que a operadora entregue os canais para seus clientes. Essa situação ocorreu há pouco tempo com a operadora Oi: a Fox chegou inclusive a ter seus canais retirados por um tempo. Acontece que a situação agora é mais crítica, visto que a Sky é a segunda maior operadora de TV paga do Brasil, com mais de 5 milhões de assinantes — a Oi é bem menor, com 1,1 milhão de assinantes.

Para não passar em branco, a Fox está fazendo diversas campanhas para incentivar que os assinantes pressionem a Sky para chegar a um acordo. A programadora tem veiculado algumas propagandas que comparam o valor de repasse a um cachorro quente, e criou o site Quero Fox com informações sobre a negociação. Segundo o Vcfaz, a Fox adiou o desligamento para sexta-feira (3) na esperança de um novo acordo.

Perder os canais Fox é ruim para a Sky, uma vez que a imagem repassada a seus clientes não será nem um pouco positiva. Ainda assim, talvez seja pior para a programadora: a Sky é importantíssima para a atuação comercial de qualquer canal de TV fechada; caso as partes não firmem acordo, a Sky é obrigada a substituir os canais por outros do mesmo gênero. A Sky chegou a divulgar que trocaria os canais da Fox por concorrentes, mas não disse quais seriam.

Dado o histórico com a Oi, é de se esperar que Sky e Fox cheguem a um acordo, mesmo que tardio. Será que isso acontecerá antes do desligamento?

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lucas Braga

Lucas Braga

Repórter especializado em telecom

Lucas Braga é analista de sistemas que flerta seriamente com o jornalismo de tecnologia. Com mais de 10 anos de experiência na cobertura de telecomunicações, lida com assuntos que envolvem as principais operadoras do Brasil e entidades regulatórias. Seu gosto por viagens o tornou especialista em acumular milhas aéreas.

Relacionados