A Apple deu um passo adiante para acabar com o suporte aos velhos aplicativos de 32 bits no iOS 10.3 beta. Na versão de testes mais recente da plataforma móvel da Apple, ao tentarem instalar softwares obsoletos por meio da App Store, os usuários já estão sendo informados de que o aplicativo “não vai funcionar em futuras versões do sistema”.

A mensagem não impede a conclusão da instalação e nem explica ao usuário o motivo do fim do suporte, mas o Ars Technica afirma que o aviso surge apenas para aplicativos de 32 bits. Além disso, a Apple chegou a incluir um alerta semelhante nos betas do iOS 10.0 citando explicitamente a restrição de arquitetura, mas decidiu removê-lo na versão final do sistema.

Embora a App Store ainda disponibilize aplicativos de 32 bits, você provavelmente não será afetado pela mudança: desde fevereiro de 2015, todos os novos aplicativos enviados para a loja são obrigados a suportar nativamente os processadores de 64 bits da Apple. Em junho do mesmo ano, a exigência passou a valer inclusive para atualizações de aplicativos já existentes.

Com hardware controlado pela Apple, a transição dos 32 para os 64 bits no iOS aconteceu rapidamente, ainda mais quando comparada com as fabricantes de Android: muitos smartphones, mesmo com chips de 64 bits, continuam vindo com Android de 32 bits, provavelmente numa tentativa de economizar RAM. Nos desktops, o Windows de 64 bits existe desde 2005 (faz 12 anos!), mas até hoje a Microsoft disponibiliza o Windows 10 de 32 bits para hardwares mais simples.

Se tudo correr como manda o roteiro, a Apple deve remover o suporte aos aplicativos de 32 bits no iOS 11, o que também pode significar o fim das atualizações para o iPhone 5 (que completa cinco anos de suporte em 2017) e outros gadgets com processadores antigos. O ponto positivo é que, ao remover o código legado, o iOS vai ficar mais enxuto. Vamos aguardar.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados