Facebook também quer estar na sua TV

Com números impressionantes, Zuckerberg anuncia próximos passos do Facebook em vídeo

Jean Prado
Por
• Atualizado há 1 semana

Perto de completar 2 bilhões de usuários no Facebook, Mark Zuckerberg detalhou seus planos para a rede social na conferência de lucros do último trimestre fiscal da empresa. Continuando com a promessa de investir em vídeo, Zuckerberg disse que está pensando em um modelo de negócios para dominar até a sua televisão.

Já com uma aba de vídeos que não aparece para todo mundo, o aplicativo do Facebook recebeu várias atualizações que priorizam e te recomendam cada vez mais conteúdo em vídeo. Tudo indica que essa seção nova vai ganhar mais destaque ao longo do tempo: segundo o jornal Wall Street Journal, a rede social pode lançar um aplicativo que jogue esse conteúdo em vídeo para a Apple TV e outros set-top-boxes.

“Quando as pessoas querem assistir a vídeos ou querem se manter atualizadas sobre sua série favorita ou sobre uma personalidade que elas seguem, quero que elas possam vir em um lugar no Facebook que mostre todo o conteúdo que elas estão interessadas”, declarou Zuckerberg na conferência, como aponta o Re/code.

É uma abordagem diferente do que o Facebook em si é hoje: um lugar para você ver as publicações de seus amigos, de páginas que conseguem aparecer no seu news feed, e de grupos que você participa. Zuckerberg ainda disse que a experiência desse conteúdo em vídeo deve ser baseada na premissa de que você queira acompanhar o conteúdo periodicamente. (Olá, YouTube e Netflix.)

Com planos de botar anúncio no meio dos vídeos, Zuckerberg justificou que grande parte do conteúdo em vídeo lançado periodicamente requer atenção profissional e precisa de recursos que o financie. A atenção ao financiamento faz sentido, considerando que o Re/code revelou em dezembro do ano passado que o Facebook estava conversando com produtoras de vídeo para licenciar séries de TV. Será que algo grande vem por aí?

Números enormes

Enquanto a seção de vídeo parece grande nos planos, o Facebook já se mostra enorme nos números. Na mesma conferência, Zuckerberg colocou os bilhões na mesa e surpreendeu investidores. A rede social já completa 1,86 bilhão de usuários ativos (quase 2 bilhões!), com 1,23 bilhões que usam o Facebook todos os dias.

O crescimento, por incrível que pareça, está em uma taxa maior que antes, com cerca de 280 milhões de novos usuários ativos a cada trimestre. Considerando que o lucro previsto do Facebook estava em US$ 8,51 bilhões e o número real foi de US$ 8,81 bilhões, é, o Facebook continua crescendo e não mostra sinais de desacelerar o ritmo.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Jean Prado

Jean Prado

Ex-autor

Jean Prado é jornalista de tecnologia e conta com certificados nas áreas de Ciência de Dados, Python e Ciências Políticas. É especialista em análise e visualização de dados, e foi autor do Tecnoblog entre 2015 e 2018. Atualmente integra a equipe do Greenpeace Brasil.

Relacionados