Início » Comportamento » Tecnocast 058 – Viciados em Likes

Tecnocast 058 – Viciados em Likes

Thiago Mobilon Por

O algoritmo do Facebook é capaz de diferenciar posts negativos e positivos. Também consegue entender como as pessoas reagem a essas publicações, mas não dá pra dizer que ele se importa muito com isso. Na verdade, entender o que as pessoas sentem é importante, mas por outro motivo: aumentar o tempo de retenção.

Lá dentro, somos como ratos em um laboratório virtual, sendo testados, observados e alimentados com likes, enquanto os donos do laboratório fazem (muito) dinheiro com a nossa presença.

Quais seriam os efeitos colaterais dessas experiências em nós ratos? Dá o play e vem com a gente!

Participantes

Caixa Postal

Mande a sua mensagem: [email protected]

Assistente de Compras do TB

Comprar pelo melhor preço é muito mais fácil com o Assistente de Compras do Tecnoblog. Nossa extensão monitora milhões de produtos em centenas de lojas e te avisa se ele está em seu melhor preço. Ela ainda conta com um módulo Testador de Cupons que coleta e aplica automaticamente cupons de desconto no seu carrinho de compras.

Usando o Assistente de Compras no seu Chrome você também ajuda o TB a produzir o melhor conteúdo de tecnologia do Brasil. Baixe agora!

Assine o Tecnocast

Edição e Sonorização

O Tecnocast é editado por Rádiofobia Podcast e Multimídia.

Arte da Capa

Arte da capa por Ilustrata.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Willian Nobuo
Estou ouvindo o tecnocast somente hoje, mas passei por essa experiência do Mobilon e realmente fez diferença, não perco tanto tempo no Facebook e ainda não fico 'preocupado' com notificações. Recomendo desinstalar o app do face. Kkkkkk
Adriano
O facebook, à princípio foi criado para ser uma rede social, no entanto, como tomou proporções gigantescas e muito lucrativo, as coisas começam a caminhar por caminhos não muito recomendáveis do ponto de vista ético-moral mas, como negócios são negócios, transformou-se em uma ferramenta corporativa para fins de de controle social. Porque o lance do controle social? Porque dá lucro. Simples assim. E muito, então no final das contas, o que há de mais irrelevante pro facebook, são os próprios usuários que são tratados apenas como peças de um jogo de mercado, e que hoje, e isso é fato, já se estendeu para o ambiente governamental, afinal, nada mais interessante pra qualquer governo, que o controle daquilo que seus cidadãos pensam. Infelizmente, da forma com que o facebook é utilizado hoje em dia, se tornou mais maléfico do que benefíco. As pessoas se viciaram em exposição, conteúdo lixo e irrelevante, discussão inócua e por aí vai...
Wizen Dragon
Olha, Oque eu sinto é assim, temos somente uma moeda de troca na vida, que o tempo dedicado a um processo, quanto mais tempo você dedica a isso mais importante esse algo é pra você. Então se você se dedica passear no face durante "x" tempo lá, você tem que reconhecer que esse tempo vs oque você gasta com oque você julga que é importante, então você sabe se esta indo para um caminho certo. Eu simplesmente dei unfollow em todo mundo, ai não gasto mais tempo olhando nada, então se precisar eu vou e clico na pessoa. Abraços
Hugo Cravo
Resolvi sair do Facebook há dois anos, quando suspeitava que: 1) Não preciso ser amigo de todo mundo, porque isso é hipocrisia; 2) Opinar sobre tudo é falar besteira sobre quase tudo; 3) O FB é o caga-regras mais chato do mundo.
Thiago Mobilon
To tentando entender de onde você tirou essa hahaha
Daniel Nogueira
O principio psicológico que nos faz publicar para receber "likes" é o mesmo princípio utilizado por Skinner em laboratório para treinar ratos na psicologia behaviorista. A teoria chama condicionamento operante. Skinner testou o "reforço positivo" fazendo com que os ratos recebessem um prêmio depois que a tarefa fosse executada, da mesma forma que, nós recebemos o prêmio do "like" depois que publicamos um post. Se o comportamento for instaurado, fazemos inconscientemente "sem reclamar" para receber o prêmio. Ratos e humanos são condicionados instintivamente da mesma forma. Marquinho Zuck tb fez curso de psicologia em Harvard junto com TI. Ele sabe disso!
Rafael Pereira
Olá Náthaly, Boa. As vezes prefiro um estilo menos opinativo, por isso citei de primeira a Globo (mais precisamente o Jornal Nacional, que tem um foco bem maior em noticiar e resumir o que aconteceu no país e no mundo). Da Cultura eu já vi algumas vezes os jornais deles, também tem uma boa qualidade de produção (Vou tentar prestar um pouco mais de atenção neste que você indicou). Também gosto da TV Gazeta. Acho que são as três emissoras que menos apelam para o sensacionalismo. Valeu!
Náthaly Ramos
Caro Rafael, Uma pequena sugestão é que você tente assistir o jornal da rede cultura, lá eles abordam temas e noticias sempre com dois pontos de vista o que nos torna questionadores e isso é maravilhoso! Outros jornais que apenas informam o ponto de vista deles acabam nos condicionando apenas a aceitar o que é passado, mas isso vai de cada um. Um grande abraço!
Ricardo Berlim Fonseca
Aproveitando para parabenizar por um excelente episódio, alias, um dos que mais gostei nos ultimos tempos. Também passei a cerca de um ano atrás pelo processo de desinstalar o app do facebook. As notificaçoes, mesmo quando você configura são constante e irritantes e me deixavam muito desconcentrado! Ainda acesso pelo celular, mas só pela pagina, o que já diminui muito o incomodo. O próximo passo e passar a deixa-la fechada no trabalho pra evitar uma maior procastinação. Na verdade, já cheguei a excluir minha conta uma vez, mas hoje em dia ainda a mantenho principalmente para ajudar minha esposa a fazer propaganda do restaurante dela :) E acho que tenho muito mais amigos com unfollow do que realmente os acompanhando em minha timeline. Quando ao futuro, apesar de ser um sucesso bem maior, acho que o facebook enfrenta um processo já velho conhecido nosso, a "orkutização". Nesse caso, imagino que, daqui a algum tempo o pessoal vá começar a troca-lo por outra ferramenta ou por redes sociais de fim específico. Abraços!
Rodrigo

sim, no player do podcast tem um flecha apontada para baixo, assim vc pode baixar em mp3.

https://uploads.disquscdn.c...

Rodrigo
sim, no player do podcast tem um flecha apontada para baixo, assim vc pode baixar em mp3. https://uploads.disquscdn.com/images/05fa54e4515aebd9f62d5c2ea404eec62b43d2a913ba8fd30b820269d3f81abf.png
Mai Neime Is
Não tem a possibilidade de baixar o mp3 do podcast não?
Tiago Freitas
Que bacana a sua experiência. Eu, com muito custo, consegui me livrar do Facebook. Pra mim aquilo era um vício! Nas primeiras semanas crises de ansiedade eram comuns. Parecia até que eu era dependente de alguma substância psicotrópica. Quando eu usava, comecei a notar que meus relacionamentos com amigos, (os de carne e osso), estavam se deteriorando. Praticamente não existiam mais contato físico. Eu sentia falta do som das vozes dessas pessoas. Sentia falta de ouvir risadas de verdade, de uma conversa cara a cara e coisas afins... Eu sentia que o Facebook estava "roubando" de mim e de boa parte das pessoas. Decidi pular fora! Retomei velhos hábitos que eu havia perdido, como o de ler livros, passear mais essas coisas... Hoje eu já não sinto mais falta daquilo. Meu uso do Facebook é 0%. Eu não critico quem ainda usa! O Facebook se usado de maneira correta, tem sim a suas utilidades, (poucas) mas tem. O problema é que boa parte das pessoas fazem mal uso da rede.
Rodrigo
No final do ano passado decidi realizar a mesma experiência: sair do facebook. Desativei minha conta e por 2 meses fiquei fora da rede social. O motivo foi por estar desempregado e ficar procrastinando por lá, rolava e rolava sem motivos. Fora que percebi que só apareciam posts das páginas que curtia e não dos amigos, parecendo uma página de propagandas. Resultado fora do Facebook: lendo mais livros, caminhando diariamente, conheci o mundo dos podcasts e aprendendo coisas novas da minha área (marketing). Reativei a conta, mas não uso diariamente, mas 1 ou 2 vezes por semana. Fiz até um pequeno artigo no meu blog https://rodrigofirminoalves.wordpress.com/2017/01/14/blogdiario-minha-experiencia-sem-acessar-o-facebook/ e espero que possa ajudar mais pessoas a sair mais da bolha.
D' Carvalho
Sério que o Mobilon é um Ancap hahaha?
Exibir mais comentários