Desde meu primeiro emprego de carteira assinada, tenho o costume de marcar item por item do que eu preciso fazer em cadernos, e depois sair rabiscando tudo. Pode parecer bobo, mas a sensação de rabiscar itens no caderninho era tão satisfatória, que às vezes servia até de estímulo para terminar o serviço logo.

Isso se a patroa não arrancasse as minhas orelhas antes.

Infelizmente nunca será possível transferir este contato físico para a tela do computador, nem mesmo em uma touchscreen. É por isso mesmo que minha adaptação com esses sistemas de listas de tarefas, é sempre complicada.

No Mac eu uso um software pago, que se chama TaskPaper. Ele se parece com um bloco de notas, mas dá para riscar os itens (como em todo software de to-do list), utilizar tags, e criar vários projetos diferentes no mesmo arquivo.

Talvez seja exatamente pela simplicidade que eu me adaptei ao TaskPaper, apesar de ainda conciliá-lo com um bom e velho caderno de anotações. Enquanto a minha lista completa fica no PC Mac, as tarefas do dia são marcadas todas as manhãs à mão no caderninho.

Se você é PCzista, não irá conseguir usar o TaskPaper, mas pode usar o TodoPaper. O nome é quase o mesmo, e não é à toa. O segundo -que é um software para Windows– foi desenvolvido baseando-se explicitamente no primeiro. O trabalho aparentemente foi tão bem feito, que tem até uma página de destaque dentro do site da empresa que desenvolve o TaskPaper.

Gerenciar listas de tarefas deve ser um trabalho descomplicado, ou você pode perder mais tempo organizando a mesma, do que fazendo o que anotou.

O TodoPaper necessita de Windows 2000/XP/Vista, 128 MB Ram, e 25 MB de espaço em disco para rodar.

Plus: Existe também uma aplicação web baseada no TaskPaperTasko. Os pontos positivos são que além de ser de graça, sua lista de tarefas ainda fica salva na nuvem. Infelizmente a aplicação parece estar em uma versão bem inicial ainda.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

João Henrique
Olha só, pessoal oportunista, "indo até os consumidores" fazer propaganda. Interessante
Jordan Sherer
Hello Everybody, TodoPaper is currently having a sale! You can grab it for the low, low price of $14.99 (50% off!) for the next few days. Just use this coupon during checkout: TodoPaperFiftyPercent Feel free to contact me if you have any questions or comments: [email protected]
Tio Eder
bem prudente essa colocacao...
Khan
Cara, obrigado! você é um gênio! graças a sua generosa explicação consegui excluir essa maldita conta do msn. Muito obrigado mesmo. Quem sabe um dia poderei retribuir a ajuda! Paz, amigo!
Matheus
Eu costumo usar o Remember The Milk também. É grátis, tem uma ótima interface, é online mas funciona offline (com o Gears) e integra com um monte de outras ferramentas, como iCal e Quicksilver.
Thiago Mobilon
@Thássius V’: Eu falei que o taskpaper é pago, então pra mim que já uso, ficou subentendido.
Thássius V'
Só faltou dizer que o TodoPaper é pago: trinta dólares, depois de um período de testes de 15 dias.
prof.vaz
[...] eu na verdade uso o esquema de lembretes do celular. Vou experimentar a sua sugestão para Windows. Valeu a dica! Vaz
Thiago Mobilon
@Belenos Govannon: E quando a lista começa a ficar grande, você faz como? ehheheh @Rodrigo P. Ghedin: Damn true! Sincronização online é uma coisa que deveria ter, e me seria muito útil neste exato momento. Ontem por exemplo, colei todo o conteúdo do meu TaskPaper no Google docs, para poder acessar hoje. Nada prático/funcional.
Rodrigo P. Ghedin
Boa dica! Particularmente, uso o Remember the Milk para criar to do lists, embora só recorra a elas quando a carga de afazeres é muito grande, de modo que, se não anotar tudo, acabarei esquecendo alguma coisa. Uma jogada interessante que essa empresa poderia fazer é integrar o aplicativo local com o web based, no estilo do Dropbox. Sou heavy user desse serviço de sincronização justamente por isso: mesmo aonde não o tenho (o programa) instalado, posso acessar os arquivos sincronizados através da interface web. Ter essa mesma sistemática numa to do list seria bastante interessante. []'s!
Belenos Govannon
Eu ainda sou adepto do post-it escrito com caneta pincel. Até já usei um aplicativo para desktop, que deixava os post-its flutuando sob as janelas, mas acho que nada substitui o papelzinho amarelo colado ao lado no monitor (ou do touchpad, no caso do meu notebook). hehe