Facebook quer te ajudar a fazer novos amigos

Aba "Encontrar pessoas" mostra quem tem muita coisa em comum com você

Jean Prado
Por
• Atualizado há 1 semana

Não contente em apenas sugerir amigos que talvez você conheça, o Facebook começou a liberar para os usuários uma seção no aplicativo para iOS e Android chamada “Encontrar pessoas”. E é exatamente isso que ela faz: te mostra pessoas que você ainda não tem adicionadas no Facebook e mostra interesses em comum esperando que você adicione-as e comece uma conversa.

Disponível há algum tempo para um seleto número de usuários, a aba fica acessível junto com todas as outras coisas no menu do Facebook, como as páginas de amigos, eventos, grupos, etc. Por lá, você pode acessar a aba de Encontrar pessoas e se deparar com a tela acima, que pede para você manter seu perfil atualizado e recomenda gente para adicionar.

Por aqui, dá para ver pessoas que comparecerão e que comparaceram ao mesmo evento que você, gente que faz parte do mesmo grupo, quem é da mesma cidade, quem trabalha na mesma empresa e quem estuda na mesma faculdade que você. Eis como essa nova aba funciona:

Logo depois de clicar em uma das opções, os resultados são ordenados por prioridade. Dessa forma, o Facebook mostra quem tem mais coisas em “comum”, como o número de amigos em comum, as páginas que vocês curtem, se a pessoa já foi ao mesmo evento que você, se ela estuda no mesmo lugar, se nasceu no mesmo lugar, enfim. Várias coisas que antes eram só vistas no Tinder.

Como o objetivo é fazer novos amigos, é de se esperar que pessoas que você já adicionou não apareçam nessa nova seção. Para quem quer ampliar o círculo de amigos do Facebook, pode ser útil principalmente se você se mudou para uma cidade nova recentemente, quer achar amigos da faculdade ou só quer encontrar gente legal que participa dos mesmos grupos que você.

Ao TechCrunch, o Facebook ressaltou que todas as informações que aparecem aí são públicas ― se você não quer que muita coisa do seu perfil apareça aí, basta mexer um pouco nas configurações de privacidade do aplicativo e restringir detalhes para amigos ou amigos de amigos.

O novo recurso já está aparecendo para alguns usuários do aplicativo no Android ou iOS, mas ainda não chegou a 100% da base de usuários, segundo o Facebook. Você já tem essa aba nova?

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Jean Prado

Jean Prado

Ex-autor

Jean Prado é jornalista de tecnologia e conta com certificados nas áreas de Ciência de Dados, Python e Ciências Políticas. É especialista em análise e visualização de dados, e foi autor do Tecnoblog entre 2015 e 2018. Atualmente integra a equipe do Greenpeace Brasil.

Relacionados