Início » Jogos » Modo turbo do PS4 Pro vai rodar mais rápido até jogos antigos

Modo turbo do PS4 Pro vai rodar mais rápido até jogos antigos

Games que não foram adaptados para o hardware novo já podem usar mais poder de processamento

Por
2 anos e meio atrás

Junto com a possibilidade de salvar jogos em HDs externos, a atualização de número 4.50 vai deixar o PlayStation 4 Pro ainda mais poderoso. O recurso, chamado de Boost Mode (modo turbo, em tradução livre), aproveita todos os recursos de hardware do console para rodar melhor até jogos antigos que ainda não foram adaptados para o novo modelo.

No lançamento, a Sony apresentou uma lista de poucos jogos que já conseguiam aproveitar o novo processador e a nova placa de vídeo, além dos recursos de exibição em HDR e na resolução 4K. Outros games, no entanto, rodavam exatamente como no PS4, já que não aproveitavam totalmente o hardware por serem desenvolvidos para outra configuração.

Com esse modo turbo, jogos que ainda não receberam uma atualização de suporte ao PS4 Pro conseguem aproveitar todos os recursos do console, como um clock maior no processador e na GPU. “Jogos que têm uma taxa de atualização (fps) variável podem rodar em um fps maior, e o tempo de carregamento também pode ser mais rápido em alguns jogos”, explicou um porta-voz da Sony ao The Verge.

Ao Digital Foundry, Mark Cerny, que cuida do hardware do PS4 Pro, detalhou a engenharia que o console faz para adaptar-se aos jogos. A GPU teve seu tamanho dobrado, como se a placa de vídeo original tivesse sido colocada duas vezes. Assim, se o jogo não estiver adaptado ao PS4 Pro, apenas metade da GPU faz todo o trabalho. Não é à toa, aliás, que o PS4 Pro é duas vezes mais poderoso que o modelo original.

Alguns jogadores que já tiveram acesso ao novo recurso postaram vídeos no YouTube comparando os modos de jogo. O vídeo abaixo, que mostra o game The Evil Within, mostra que a diferença é bem visível.

Não são todos os jogos, no entanto, que podem apresentar melhoras tão visíveis. Inclusive, a página de configuração que apresenta o modo turbo recomenda até desativar a ferramenta se o game se comportar inesperadamente. Cerny explica que, como alguns jogos não foram adaptados para o hardware melhor, a CPU com clock maior pode expor bugs dentro do jogo que ainda não haviam sido encontrados.

Para quem faz parte do programa de testes do PlayStation 4, a atualização 4.50 já está disponível. Outros usuários ainda terão que esperar mais um pouco até que a atualização esteja completamente finalizada. Saiba como entrar no programa de beta do PS4 aqui.

Mais sobre: , ,