Início » Brasil » Carros do Uber e outros apps já ultrapassam número de táxis em São Paulo

Carros do Uber e outros apps já ultrapassam número de táxis em São Paulo

Mas o crescimento rápido do Uber também vem acompanhado de críticas à qualidade do serviço

Paulo Higa Por

Pela primeira vez, a Prefeitura de São Paulo divulgou o número de carros particulares que circulam na cidade para oferecer serviço de transporte por aplicativos, como o Uber: são 50 mil, de acordo com o prefeito João Doria, em entrevista à rádio CBN. O número supera de longe o total de taxistas credenciados, que atualmente é de 38 mil.

Os 50 mil veículos estão cadastrados no Uber e outros aplicativos de transporte particular, como Cabify, Easy e 99. Mas a empresa norte-americana detém a maioria deles: de acordo com a Folha, em 2016 a estimativa era de que 9 em cada 10 carros eram do Uber. Na época, a prefeitura chegou a anunciar que aumentaria a tarifa para aplicativos que circulassem mais, com o objetivo de combater o monopólio do Uber.

Sem limite de alvarás, era questão de tempo até que o transporte por carros particulares ultrapassasse os táxis. Em Nova York, onde há menos táxis que em São Paulo, a virada aconteceu em 2015, quando 14.088 carros do Uber percorriam as ruas da cidade, contra 13.587 dos famosos táxis amarelos.

O crescimento do Uber no Brasil foi rápido: em outubro de 2016, a empresa informava que havia 50 mil motoristas parceiros no país inteiro; números mais específicos eram mantidos em sigilo tanto pela empresa quanto pelas prefeituras.

Apesar disso, estão cada vez mais frequentes as críticas ao Uber devido a um crescimento sem qualidade — reclamações comuns dos usuários são a dependência do Waze por motoristas inexperientes, que erram o caminho com frequência; a queda de qualidade nos veículos do uberX (a empresa passou a aceitar carros como Uno e Palio); e a falta de segurança nas viagens desde que o Uber começou a permitir pagamento em dinheiro. Do outro lado, os motoristas se queixam das tarifas baixas demais e da alta comissão, de 20 a 30%, paga por corrida ao Uber.

Você tem notado alguma piora no serviço do Uber?

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Rafael Guimarães Rocha
Como vc´s conseguiram as informações quantitativas de motoristas, estou a procura desses dados para uma pesquisa academica e esta impossivel conseguir
João Paulo Mesquita
Desculpe, não está não. O Uber tinha um padrão no começo e caiu. Ele venceu os taxistas por qualidade e preço, mas infelizmente isto anda mudando.
NoobIsrael
hehehehe
PAULÃO 2017

em S.Paulo, são carros novissimos, todos alugados,
acho que em cidades menores, alugar não cobre os custos, ai os carros proprios são mais antigos mesmo.
carro novo custa 40 mil reais, o mais barato , fora o seguro.

PAULÃO 2017
em S.Paulo, são carros novissimos, todos alugados, acho que em cidades menores, alugar não cobre os custos, ai os carros proprios são mais antigos mesmo. carro novo custa 40 mil reais, o mais barato , fora o seguro.
PAULÃO 2017

com essa tarifa vc quer andar do que?
Toyota Corolla 2017,
só o seguro desse carro trabalhando com transporte, fica mais de 5 mil reais, a tarifa não paga.
tem que andar de 1.0 mesmo, esta muito bom.

PAULÃO 2017
com essa tarifa vc quer andar do que? Toyota Corolla 2017, só o seguro desse carro trabalhando com transporte, fica mais de 5 mil reais, a tarifa não paga. tem que andar de 1.0 mesmo, esta muito bom.
João Paulo Mesquita
Exato. Olha, água e balinhas? Aquele encantamento do começo de namoro já se acabou há tempos!
João Paulo Mesquita
Pois é, no começo os carros eram bons. Mas, a parte a qualidade dos carros, os motoristas são extremamente agradáveis, o que faz com que você faça vista grossa com a qualidade do veículo.
Eduardo Spaki

apenas lembrando que tem a opção de não suar o uber...

Eduardo Spaki
apenas lembrando que tem a opção de não suar o uber...
Jambeiro

Aqui em Brasília tenho notado uma leve piora sim. Já aconteceu de eu pegar um Uber X em que o motorista veio com um Corolla completamente sujo (por fora e por dentro), estava com a roupa mal ajambrada, os vidros todos abertos e não se dignou a perguntar se eu queria ar condicionado ou não, e claro que água e balinha, nem sinal. Dei 1 estrela sem dó.

Mas no geral, digamos 85% das vezes, os carros são limpos, com ar gelando, água e balinha etc e tal. Por outro lado, quando há derrapadas, elas são vergonhosas. Concordo que o Uber tinha que ter mais critérios para

Jambeiro
Aqui em Brasília tenho notado uma leve piora sim. Já aconteceu de eu pegar um Uber X em que o motorista veio com um Corolla completamente sujo (por fora e por dentro), estava com a roupa mal ajambrada, os vidros todos abertos e não se dignou a perguntar se eu queria ar condicionado ou não, e claro que água e balinha, nem sinal. Dei 1 estrela sem dó. Mas no geral, digamos 85% das vezes, os carros são limpos, com ar gelando, água e balinha etc e tal. Por outro lado, quando há derrapadas, elas são vergonhosas. Concordo que o Uber tinha que ter mais critérios para seleção dos carros.
Jambeiro

Comigo já aconteceu de eu chamar um Uber, o motorista aceitar, aparecer os dados dele para mim, e eu acompanhar pelo GPS ele se afastando cada vez mais de onde eu estava. Até que cancelei. E também já iniciaram corrida sem eu estar no carro, no que cancelei imediatamente.

Jambeiro
Comigo já aconteceu de eu chamar um Uber, o motorista aceitar, aparecer os dados dele para mim, e eu acompanhar pelo GPS ele se afastando cada vez mais de onde eu estava. Até que cancelei. E também já iniciaram corrida sem eu estar no carro, no que cancelei imediatamente.
Exibir mais comentários