Apple planeja novo conector para acessórios de iPhones, mas não para substituir o Lightning

Diego Melo
Por
• Atualizado há 1 semana

Segundo apurou o 9to5MAC, a Apple está planejando adotar um novo conector para os acessórios fabricados seguindo o programa oficial de licenças Made for iPhone (Fabricado para iPhone), que certifica que o produto está de acordo com as exigências da empresa para uso em seus dispositivos.

Mas, desta vez, a companhia não pretende substituir completamente um padrão já conhecido do público, como aconteceu com os conectores P2, e muito menos competir com as conexões Lightning ou USB-C. Pelo contrário: chamado de Ultra Accessory Connector (UAC), o novo tipo de conector poderá servir como um complemento para fazer as duas tecnologias trabalharem juntas.

O UAC usa a mesma tecnologia de oito pinos encontrada em conectores similares de câmeras como a Nikon. De acordo com o 9to5MAC, o formato do conector é ligeiramente mais fino que o USB-C, além de ser quase duas vezes menor que este padrão e o Lightning.

Conector de oito pinos ao lado de um USB padrão

Conector de oito pinos ao lado de um USB padrão

O novo conector vai permitir que os fabricantes de acessórios economizem espaço interno nos dispositivos, ao contrário do que ocorreria se fosse utilizado o padrão Lightning e USB-C. A princípio, a Apple está orientando os fabricantes, por meio do programa Made for iPhone, a utilizarem o UAC como um intermediário para cabos de fones de ouvido. Isso permitiria a fabricação de conversores Lightning para UAC, USB-C para UAC e até para os “abandonados” conectores de 3,5 mm, possibilitando que um acessório com uma porta UAC funcione em diversos dispositivos da Apple.

Apesar do foco em fones de ouvido, nada impede que o novo conector seja aproveitado em outros tipos de acessórios, segundo o The Verge. E, tendo em vista que vários fabricantes pretendem abandonar o conector de 3,5 mm até em aparelhos Android, a ideia da Apple pode se tornar uma alternativa interessante para não termos que depender tanto de dongles para fazermos algo que costumava ser tão simples: conectar um fone de ouvido ao smartphone.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Diego Melo

Diego Melo

Ex-redator

Diego Melo é jornalista e cursa Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Escreve sobre tecnologia desde 2011, fez parte da equipe do Tecnoblog entre 2016 e 2022, produzindo pautas sobre programação, guias e tutoriais de programas. Hoje é desenvolvedor full-stack e trabalha diariamente com tecnologias como JavaScript (Vue.js), PHP (Laravel) e SQL (MySQL).

Relacionados