Início » Celular » Apple planeja novo conector para acessórios de iPhones, mas não para substituir o Lightning

Apple planeja novo conector para acessórios de iPhones, mas não para substituir o Lightning

Diego Melo Por

Segundo apurou o 9to5MAC, a Apple está planejando adotar um novo conector para os acessórios fabricados seguindo o programa oficial de licenças Made for iPhone (Fabricado para iPhone), que certifica que o produto está de acordo com as exigências da empresa para uso em seus dispositivos.

Mas, desta vez, a companhia não pretende substituir completamente um padrão já conhecido do público, como aconteceu com os conectores P2, e muito menos competir com as conexões Lightning ou USB-C. Pelo contrário: chamado de Ultra Accessory Connector (UAC), o novo tipo de conector poderá servir como um complemento para fazer as duas tecnologias trabalharem juntas.

O UAC usa a mesma tecnologia de oito pinos encontrada em conectores similares de câmeras como a Nikon. De acordo com o 9to5MAC, o formato do conector é ligeiramente mais fino que o USB-C, além de ser quase duas vezes menor que este padrão e o Lightning.

Conector de oito pinos ao lado de um USB padrão

Conector de oito pinos ao lado de um USB padrão

O novo conector vai permitir que os fabricantes de acessórios economizem espaço interno nos dispositivos, ao contrário do que ocorreria se fosse utilizado o padrão Lightning e USB-C. A princípio, a Apple está orientando os fabricantes, por meio do programa Made for iPhone, a utilizarem o UAC como um intermediário para cabos de fones de ouvido. Isso permitiria a fabricação de conversores Lightning para UAC, USB-C para UAC e até para os “abandonados” conectores de 3,5 mm, possibilitando que um acessório com uma porta UAC funcione em diversos dispositivos da Apple.

Apesar do foco em fones de ouvido, nada impede que o novo conector seja aproveitado em outros tipos de acessórios, segundo o The Verge. E, tendo em vista que vários fabricantes pretendem abandonar o conector de 3,5 mm até em aparelhos Android, a ideia da Apple pode se tornar uma alternativa interessante para não termos que depender tanto de dongles para fazermos algo que costumava ser tão simples: conectar um fone de ouvido ao smartphone.

 

Mais sobre: , ,

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Ricardo Bahia
Apple querendo ter mais receita com vendas de conectores e adaptadores do que com smartphones...
Lucas Zanella
Apple colocando mais conectores no iPhone? Duvido MUITO, tem que ter algo errado, não é possível. O iPhone está caminhando pra ser a prova d'água por ser totalmente selado
John Smith
E quando a gente vê o micro USB tão difundido em tantos dispositivos, otimistas com o USB-C que vem pra melhorar tudo ainda mais... vem a Apple com mais padrões próprios pra ferrar tudo.
John Smith
Apple fazendo applezice.
Marcus Araújo
"Mancada nossa ter tirado os conectores de fones de ouvido..." "É, agora nossos clientes reclamam da dificuldade de realizar tarefas simples como ouvir um música, já que quase todos os fones do mercado utilizam a P2." "E agora, o que faremos?" "Criaremos um novo padrão mágico e revolucionário de entradas para fones de ouvido!"
palatoqueimado
Mais padrões, por um mundo menos padronizado. ®
Maxnoob
Ela quer ser diferentona
Murilo Rafael De Mello
Eu, ingenuamente, achei que o mundo tinha dado as mãos para seguir o mesmo caminho para paz mundial do padrão de formatos de conectores. Oh my sweet summer child...
Marcos
Vários formatos: USB-C e Lightning, podendo ser só USB-C se a Apple não fosse tão cabeça dura.
LekyChan
de quem foi a ideia de acabar com um padrão mundial para dar lugar a vários formatos diferentes mesmos?