Se você usa o Gmail e o Google Calendar (Google Agenda no Brasil) com certa frequência, essa notícia é especialmente para você. O pessoal de Mountain View adicionou ao Gmail agora há pouco uma nova ferramenta que permite uma integração maior entre o Gmail e o serviço de calendários do Google.

Agora, em vez de ter que ir ao Calendar para enviar convites para eventos, festas, cafés (um Starbucks cairia muito bem agora, por sinal…) e sessões de cinema, basta abrir o Gmail e escrever o conteúdo da mensagem. Depois disso, é só clicar em Insert: Invitation (Inserir: Convite) e adicionar informações referentes ao evento para o qual o destinatário da mensagem está sendo convidado.

Nós testamos a ferramenta:

Infelizmente ela não funcionou como deveria: escrevi uma mensagem a partir do meu Gmail e tendo outro Gmail como destinatário. Depois, fui ao Insert: Invitation, coloquei os dados sobre nome do evento e quando ele aconteceria. O problema é que, ao escolher uma agenda compartilhada pelos dois, aparece o seguinte recadinho: Calendar doesn’t exist or isn’t shared (Calendário não existe ou não é compartilhado).

De qualquer forma, o convite foi enviado com sucesso. Quando o destinatário o recebe, tem a opção de confirmar que vai, negar que vai ou ainda marcar como Talvez. Funciona de forma semelhante ao Google Apps, solução do Google para empresas.

Outro problema que nós encontramos foi com relação ao horário do convite. Eu inseri o horário de 14h30, mas quando o destinatário recebeu a mensagem, constava 11h30. Isso aconteceu porque o Google entendeu que 14h30 era o horário dentro do fuso horário GMT, que está horas à frente do brasileiro. Como meu Gmail está em inglês, refiz o teste, dessa vez com ele configurado para português. Mais uma vez, outro fuso horário é usado como parâmetro.

Visto que o recurso já está disponível no Gmail para o Brasil, poderia ser um problema caso a mensagem fosse séria, marcando uma reunião importante.

Veredito: parabéns, Google! Gostei da ideia, mas precisa melhorar os problemas abordados no post.

[Mashable]

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Relacionados