Embaixada americana quer pedir sua senha do Facebook para emitir visto

Quem se recusar a entregar o acesso pode ser barrado de entrar no país

Jean Prado
Por
• Atualizado há 1 semana

Aparentemente, os Estados Unidos acreditam que ainda não têm informações suficientes do que acontece no resto do mundo para emitir vistos. O secretário de segurança interna dos EUA, John Kelly, afirmou em sessão no Congresso que a embaixada americana pode ser orientada a pedir a senha das contas em redes sociais de quem solicitar um visto americano.

O motivo, segundo ele, é adicionar outra camada de segurança no processo de veto para visitantes dos Estados Unidos. Essa medida tem direta relação com a ordem executiva do presidente Donald Trump de suspender o acolhimento de refugiados de sete países muçulmanos, incluindo Iraque, Irã, Síria, Líbia e Iêmen.

“Quando alguém diz que vive em tal cidade e trabalha com tal coisa, [os agentes] são obrigados a acreditar na palavra deles. Francamente, não acho que é o suficiente, e certamente o presidente Trump também não. Então precisamos adicionar algumas camadas [de verificação]”, disse Kelly. Quem se recusar a entregar o acesso vai ser barrado de entrar no país, segundo o secretário.

É verdade que o recrutamento pelas redes sociais tem sido muito usado por grupos terroristas, como o Estado Islâmico, para se comunicar com membros sem deixar muitos rastros. A medida, no entanto, não se limita a refugiados, e reforça o endurecimento das políticas de visto dos Estados Unidos, inclusive para turismo.

Caso entre em vigor, a medida poderá ser usada arbitrariamente em qualquer embaixada americana, inclusive no Brasil. Ela também deixa redes sociais, como o Facebook, de mãos atadas. Se o governo americano não conseguir justificar legalmente o acesso a uma conta de alguém para o Facebook, basta pedir a senha à pessoa, com a ameaça de negar a entrada no país.

“Nós queremos acessar as redes sociais deles [quem se candidata para obter o visto], com senha. É bem difícil verificar todas as informações das pessoas desses sete países. Se eles quiserem vir [aos Estados Unidos], nós queremos ver os sites que eles visitam e pedir a senha deles. Assim conseguimos ver o que eles fazem na internet”, completou Kelly.

Essa medida até chegou a ser considerada por alguns agentes do governo Obama, como aponta a MSNBC, mas nunca foi implantada. O assunto ainda está em discussão e não tem previsão para começar a valer.

(Ainda bem que eu já garanti o meu visto no ano passado.)

Com informações: NBC, Fox News.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Jean Prado

Jean Prado

Ex-autor

Jean Prado é jornalista de tecnologia e conta com certificados nas áreas de Ciência de Dados, Python e Ciências Políticas. É especialista em análise e visualização de dados, e foi autor do Tecnoblog entre 2015 e 2018. Atualmente integra a equipe do Greenpeace Brasil.

Relacionados