Início » Computador » Futuros SSDs da Western Digital terão muito mais capacidade graças a este chip

Futuros SSDs da Western Digital terão muito mais capacidade graças a este chip

Emerson Alecrim Por

Western Digital

O dia em que será comum termos SSDs de 1, 2 ou mais terabytes nos laptops está longe, mas não muito. A capacidade de armazenamento das memórias Flash está aumentando progressivamente. E os avanços são bem significativos. A mais recente prova disso vem da Western Digital, que revelou que começará a produzir em breve chips para SSD com o dobro da capacidade atual.

Sim, a capacidade de armazenamento está sendo duplicada, mas as dimensões físicas do componente não foram alteradas. A bruxaria está em um novo tipo de chip 3D NAND desenvolvido em parceria com a Toshiba que apresenta densidade de 512 gigabits. O padrão nos SSDs mais sofisticados são chips com 256 gigabits.

Esse "3D" no nome da tecnologia ajuda a explicar o que está sendo feito. O termo faz alusão ao empilhamento vertical de múltiplas camadas de células de armazenamento, como se estas formassem cubos ou blocos. A gente tem encontrado no mercado unidades com chips de até 32 camadas, embora tecnologias de 48 camadas já estejam disponíveis.

Os novos chips da Western Digital têm empilhamento de 64 camadas. Essa é grande novidade. Na comparação com às atuais memórias de 32 camadas, temos o dobro de densidade, consequentemente.

BiCS

Nenhuma das fabricantes explicou como foi possível alcançar 64 camadas nos chips 3D NAND. Mas sabe-se que tanto a Western Digital quanto a Toshiba trabalham atualmente com uma tecnologia chamada BiCS (Bit Cost Scaling) que, essencialmente, difere de outros padrões nos materiais usados na construção dos chips. Nas unidades de 512 gigabits, a fabricante irá implementar uma revisão da tecnologia batizada como BiCS3.

Em 2015, a Toshiba chegou a anunciar chips BiCS de 48 camadas, mas o projeto só ficou na fase de testes. Os chips 3D NAND de 512 gigabits também estão em fase "piloto", mas, desta vez, a intenção de levar a tecnologia ao mercado parece mais forte: a Western Digital espera que os primeiros SSDs baseados na novidade cheguem no segundo trimestre.

Faz bastante sentido, pois a concorrência também está se mexendo. A Samsung também pretende lançar unidades com chips semelhantes neste ano (aqui, vale frisar que a companhia coreana chamada seu padrão 3D NAND de V-NAND).

Os lançamentos demoram porque não é tão simples adotar uma tecnologia nova. É necessário, por exemplo, saber como os novos padrões se saem no quesito confiabilidade. Mas é só questão de tempo para que o mercado de SSDs fique ainda mais interessante, mesmo que esse tempo passe mais lentamente do que a gente gostaria.

Com informações: Digital Trends

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Zé das Covi
Eita porra, faz um tempo que não vejo, lembro só da promoção da kabum tava um preço parecido, mais era na ~~black friday~~ ... Acho que vou pegar 2 pra fazer um raid 0 *-*
Denis Belo
Comprei no ML por uns 500 temers mesmo, só procurar um vendedor com boa reputação.
Master Chief
não desmereci nada..... pra que fique claro ;)
David Diniz
Aguardando o dia do HD ir para o museu e o SSD ficar tão acessível quanto.
André G
Comprei um de 240gb há quase um ano por 300 reais e não é dos piores, mas tbm não é dos melhores.
Dayman Novaes
Puts, se eles soubessem disso antes...
ghccalanzani
Importei um SSD Crucial MX300 de 525GB pela DX e custou R$500,00.
Roman Grishanov
Eu vi no boadica.com.br (lojas fisicas no Rio), mas certamente tem na sta. Ifigênia em SP e no Mercado Livre costuma ter preço similar, as vezes até menos.
Vinícius Silva
onde?
Roman Grishanov
Tá 550 reais de 480gb, realmente nao consegue comprar hj? Isso é meio salario minimo...
Master Chief
Ué. O funcionamento, em teoria, (e em um menor escopo) desses 3D NAND são simples não? Não é só a disposição de forma inteligente dos transistores em três dimensões? O método de produção deve ser* (edit: deve ser, é) complicado, mas na fase de projeto e ignorando o caminho do transistores no eixo z... Não é simples? Para o chip controlador (onde o driver pede informações), não é como se o circuito fosse "2d" ou ele [o chip] teria mais informações (fora a posição dos transistores). Acho que está confuso e posso estar equivocado.
Zé das Covi
Quando os ssd's de 2tb se tornarem comuns , talvez eu consiga colocar um de 480 no meu pc .