Início » Computador » Processadores Intel Core de 8ª geração chegam ainda em 2017, mas não espere muita coisa

Processadores Intel Core de 8ª geração chegam ainda em 2017, mas não espere muita coisa

Paulo Higa Por

A oitava geração de processadores Intel Core vai chegar antes do esperado: em conferência para investidores, a fabricante anunciou que os chips Coffee Lake serão lançados ainda em 2017. Mas não espere nenhuma grande mudança: eles continuarão sendo fabricados em 14 nanômetros e deverão ter ganho modesto de desempenho em relação à geração atual.

Os lançamentos da Intel não estão tão previsíveis quanto antigamente porque a empresa abandonou a famosa estratégia tick-tock: em uma geração, a fabricante implantava uma nova tecnologia de miniaturização (tick); na geração seguinte, o mesmo processo de fabricação era utilizado em uma nova arquitetura (tock). Mas Broadwell (5ª geração), Skylake (6ª geração), Kaby Lake (7ª geração) e Coffee Lake (8ª geração) são todos fabricados em 14 nanômetros. É um tick-tock-tock-tock.

Não há muitos detalhes sobre os chips Coffee Lake. Por enquanto, a Intel se limita a dizer que os novos processadores terão mais de 15% de aumento de performance em relação aos atuais Kaby Lake (que, por sua vez, tiveram ganho de 15% em relação ao Skylake). Mas, como nota o Ars Technica, o “ganho” dos Kaby Lake, na verdade, foi apenas um aumento de clock nos processadores para desktops.

A expectativa é que a linha de processadores Core de 8ª geração inclua um Core i7 de seis núcleos para pessoas menos ricas — atualmente, a empresa só coloca mais de quatro núcleos de CPU nos caríssimos chips Core i7 Extreme Edition ou Xeon. As primeiras máquinas com o próximo lago da Intel serão lançadas no segundo semestre de 2017.

Enquanto a Intel demora para apresentar sua arquitetura de 10 nanômetros (os Cannon Lake, de 9ª geração, ainda não têm nenhuma previsão de lançamento), o novo processo de fabricação está pronto para chegar aos smartphones — Qualcomm e Samsung já começaram a fabricar o Snapdragon 835, que será lançado ainda na primeira metade do ano.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

André Luiz
Esse i5 de oitava geração vai ser paulada pra games viu maravilha
Felipe Godinho
Eu tô no xeon x3450 rodando a 4.0Ghz que dá 75~83% no single e no multi core de um 7700K... faz 32mb no throttle stop em 10s, sem previsão de troca... tendo em vista o investimento de comprar memorias novas placa mãe e processador para ter menos de 100% a mais de desempenho é dinheiro no lixo. e eu preso pela performace multi core em renderização e tals..
Osiris Dark DiGiTaL*
Eu irei CHEIO DE FOME nessa nova geração aí. Ainda tenho um Core2 Quad láááá do socket 775 ainda!! UEHueheuheuehe!!! Tô precisando! KKKkkk!! E sou multi tarefa e tal. Estava só aguardando as DDR4 se consolidarem e a Intel parar com essa miserinha de núcleos em seus processadores. A hora pode ser essa ^^
Osiris Dark DiGiTaL*
UAHuaHUAhauah!!! EXATAMENTE!! KKKkkkkkkkkk!!! Bem isso mesmo!! rsrsrsrss
jhon Mclane
Pra jogos, a intel ainda está no comando... já para produtividade, estúdio e escritório tá levando uma surra feia da AMD e isso com AMD com preços bem melhores!!
rafa
Cada dia que eu penso que preciso de um computador super potente pra trabalhar com o pacote Adobe e Cad
Tiago Pimenta
Tenho um 7700 e só vou trocar se esse chegar com 6 núcleos pelo mesmo preço dos atuais.
Vlad Vostock
Quando a Qualcomm e a Samsung lançarão cpus 10nm para desktops?
Elder Bruno
que mitico isso, não sabia disso. Vou pesquisar sobre pra entender melhor!
Andrew Kohzito

Obrigado pela dica, nesse meio tempo eu vi os testes, melhoraram muito mas para meu uso, o i5 se encaixa melhor, não uso muitos aplicativos que usam o multi core e sim single core(maioria dos jogos)

Andrew Bueno Piolli
Obrigado pela dica, nesse meio tempo eu vi os testes, melhoraram muito mas para meu uso, o i5 se encaixa melhor, não uso muitos aplicativos que usam o multi core e sim single core(maioria dos jogos)
Victor Pascoal Souza
4ª Geração foi uma das melhores e ta atendendo muito bem! Tenho um Dell padrãozão com um i5 4590S e vou te dizer.. QUE MÁQUINA!! Advinha onde está o gargalo? Isso, HD!
Victor Pascoal Souza
Pra quem usa programa de render também é importantíssimo, tendo em vista que nem todos são otimizados pro uso eficiente de placas de vídeo.
Victor Pascoal Souza
Para jogos, leve em consideração o seguinte: A importância do processador é inversamente proporcional a resolução. Ou seja, maior a resolução, menor a necessidade de um bom processador. Resumindo, se for jogar em: FULL HD: Invista em um bom processador (i5+) e em uma placa de vídeo razoável (rx470) 2k: Invista em um processador razoável (i3, i5) e em uma placa de vídeo boa (rx480) 4k: Qualquer processador (Pentium, i3) e um placa de vídeo excelente (1080, 1080ti). Não, não vai "gargalar" o processador, pode buscar reviews na net pra comprovar =)
Victor Pascoal Souza
Chipart fez um review monstruoso dos R7 1700. Vale a pena conferir no canal deles! Comparando com Pentium, i3, i5 e i7!
Exibir mais comentários