A parceria da Apple com a Intel já vem de anos, desde que a empresa de Steve Jobs desistiu de usar os processadores PowerPC e adotou aqueles fornecidos pela Intel. “Um transplante enorme e difícil”, disse o CEO da companhia na MacWorld 2007, um anos depois que a implementação começou a ser feita (e tornou-se um caso de sucesso na indústria de tecnologia).

MacBook: AMD Inside?

Agora talvez a empresa da Maçã esteja revendo os próprios conceitos e considerando trabalhar também com a AMD. É o que informa o AppleInsider. De acordo com o blog, já houve diversas reuniões entre dirigentes da Apple e da fabricante de processadores. Engenheiros já estariam até fazendo testes com processadores da AMD nos laboratórios localizados em Cupertino, para saber como os Macs lidam com a arquitetura de processamento.

A Apple estaria verificando o comportamento dos processadores da AMD tanto em iMacs quanto em MacBooks. A ideia da empresa seria ter outras opções de fornecedores além da Intel, que atualmente tem tido dificuldades para atender à demanda do mercado e da Apple (não custa lembrar que a Intel é a maior fabricante de processadores do mundo, com a AMD em um distante segundo lugar).

Uma vez que a Apple tem sido almejada por cada vez mais consumidores, parece que a empresa chega num patamar no qual não pode ter preços tão elevados de produtos. Tendo isso em vista, criar uma linha de produtos baseada em processadores AMD seria interessante para que os preços caíssem e ainda mais gente comprasse os computadores da empresa. Embora a Intel tenha os melhores processadores, a AMD oferece o hardware a preços mais acessíveis, ainda que o consumo de energia seja maior.

Outro motivo para as repentinas conversas entre AMD e Apple seria a ATI. Hoje em dia a Apple trabalha tanto com processadores gráficos da Nvidia quanto da ATI. No entanto, negociar CPUs e processadores gráficos da ATI diretamente com a AMD, que é dona da ATI, poderia baratear ainda mais os custos.

É esperar para ver. O Gizmodo, no entanto, já deu sua opinião: não acredita que a Apple esteja realmente considerando migrar para a AMD. No máximo, estaria fazendo isso para pressionar a Intel.

O que você acha?

[AppleInsider]

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Relacionados