Quem precisa da tecla Caps Lock?

Patente da Apple mostra teclado com botão de emoji no lugar do Caps Lock

Diego Melo
Por
• Atualizado há 1 semana

No futuro, donos de iPad Pro com o teclado Smart Keyboard TERÃO DIFICULDADES PARA GRITAR NA INTERNET, se a patente descoberta pelo site Patently Apple virar realidade. Segundo as imagens do registro, a companhia de Tim Cook poderia substituir a tecla de Caps Lock por uma tecla de emoji em seu teclado oficial para o tablet.

Nossa ideia para a tecla “emoji” (Foto: Apple / Montagem: Tecnoblog)

A patente, registrada no começo deste mês, descreve como um teclado pareado com uma tela sensível ao toque facilitaria as ações em tarefas como “ver, criar, editar, e compartilhar conteúdo”. Apesar da ideia não ser mencionada diretamente, a substituição da tradicional tecla Caps Lock por uma de emoji aparece em várias imagens que ilustram a patente, o que chamou a atenção de alguns sites.

Outra mudança no layout do teclado (que se assemelha bastante com o Smart Keyboard) mostra a inclusão de uma tecla de “pesquisa” no canto superior direito. Esta e outras teclas funcionariam de acordo com o aplicativo em funcionamento. Ou seja: se utilizada no Word, por exemplo, a tecla de pesquisa permitiria buscar por termos específicos no documento aberto, enquanto que, se utilizada em um app de email, permitiria realizar uma pesquisa em sua conta de correio eletrônico.

Segundo o The Verge, estas e outras funcionalidades descritas na patente já existem no próprio Smart Keyboard da Apple, ainda que de forma diferente. O atalho para emoji, por exemplo, pode ser acessado pela tecla de “globo”, mais ou menos na posição da tecla “Windows” que estamos acostumados.

Apesar da patente ter sido registrada, isto não quer dizer que estas mudanças serão realmente efetivadas algum dia, mas, pelo menos, demonstra o interesse da Apple em tornar a utilização do iPad Pro mais simples. Afinal, quem vai precisar de uma tecla Caps Lock se puder comentar só com emojis nos seus portais favoritos?

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Diego Melo

Diego Melo

Ex-redator

Diego Melo é jornalista e cursa Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Escreve sobre tecnologia desde 2011, fez parte da equipe do Tecnoblog entre 2016 e 2022, produzindo pautas sobre programação, guias e tutoriais de programas. Hoje é desenvolvedor full-stack e trabalha diariamente com tecnologias como JavaScript (Vue.js), PHP (Laravel) e SQL (MySQL).

Relacionados