Início » Celular » Quem precisa da tecla Caps Lock?

Quem precisa da tecla Caps Lock?

Patente da Apple mostra teclado com botão de emoji no lugar do Caps Lock

Diego Melo Por

No futuro, donos de iPad Pro com o teclado Smart Keyboard TERÃO DIFICULDADES PARA GRITAR NA INTERNET, se a patente descoberta pelo site Patently Apple virar realidade. Segundo as imagens do registro, a companhia de Tim Cook poderia substituir a tecla de Caps Lock por uma tecla de emoji em seu teclado oficial para o tablet.

Nossa ideia para a tecla “emoji” (Foto: Apple / Montagem: Tecnoblog)

A patente, registrada no começo deste mês, descreve como um teclado pareado com uma tela sensível ao toque facilitaria as ações em tarefas como “ver, criar, editar, e compartilhar conteúdo”. Apesar da ideia não ser mencionada diretamente, a substituição da tradicional tecla Caps Lock por uma de emoji aparece em várias imagens que ilustram a patente, o que chamou a atenção de alguns sites.

Outra mudança no layout do teclado (que se assemelha bastante com o Smart Keyboard) mostra a inclusão de uma tecla de “pesquisa” no canto superior direito. Esta e outras teclas funcionariam de acordo com o aplicativo em funcionamento. Ou seja: se utilizada no Word, por exemplo, a tecla de pesquisa permitiria buscar por termos específicos no documento aberto, enquanto que, se utilizada em um app de email, permitiria realizar uma pesquisa em sua conta de correio eletrônico.

Segundo o The Verge, estas e outras funcionalidades descritas na patente já existem no próprio Smart Keyboard da Apple, ainda que de forma diferente. O atalho para emoji, por exemplo, pode ser acessado pela tecla de “globo”, mais ou menos na posição da tecla “Windows” que estamos acostumados.

Apesar da patente ter sido registrada, isto não quer dizer que estas mudanças serão realmente efetivadas algum dia, mas, pelo menos, demonstra o interesse da Apple em tornar a utilização do iPad Pro mais simples. Afinal, quem vai precisar de uma tecla Caps Lock se puder comentar só com emojis nos seus portais favoritos?

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Theo Queiroz
O teclado dos Chromebooks não tem a tecla Caps lock e sim a de pesquisa (lupa) no local. Os teclados do Android e iOS também não tem Caps lock. Daí a Apple vai lançar esse novo Smart keyboard sem a tecla e "gritar" (no pun intended) pra todo mundo que é uma inovação.
Tiago Celestino
Depois do Touch Bar com emojis, não espero mais nada da Apple.
Breno Chamie
Eu fiz metade do meu tcc num ipad. Nada a ver isso aí. É um teclado. É pra escrever.
Renato Oliveira
Pensei em um sistema de dois toques rápidos, similar ao smartphone, ou alguma deslocação milimétrica, mas ao ser pressionada apenas uma vez ela seria apenas um Shift comum.
Hetai-Na
A geração raiz tem as máquinas de escrever e os computadores de seus tempos.
Hetai-Na
É para um iPad, não é para um Macbook.
Hetai-Na
Mas espera-se que não dê problema. Geralmente shift tem dois. No meu teclado ao menos, um em cada lado.
Thiago Sabaia
Só colocar um LED no shift e adicionar o recurso onde ao apertar duas vezes habilita do Caps Lock, igual acontece em teclados virtuais.
Keaton
Ou isso, ou tá virando patent troll...
Ramon Gonzalez
Programadores as vezes não tem como fugir dela...
Wellington Gabriel de Borba
Coisa de quem não tem um TCC pra digitar.
LessTech
SEM CAPSLOCK A VIDA NÃO TERIA GRAÇA E COMENTARISTAS DO G1 SOFRERÃO COM A ESCRITA.
Valter
Melhor deixar a tecla Caps Lock, se tecla SHIT travar e sua senha for em letras minúsculas vai complicar um pouco.
Kursk™
Os Chromebooks nunca contaram com a tecla para Caps Lock. No lugar existe a tecla de pesquisa de apps e web. Mas é possível ativar/desativar o Caps.
DumbSloth87
Evolução essa que será acelerada pelo uso do câncer emoji.
Exibir mais comentários