Um dos temas mais complicados quando se fala da evolução da tecnologia é a substituição de pessoas por robôs no mercado de trabalho. Além de criar desemprego no curto prazo, parte dos impostos arrecadados com o trabalhador comum é perdida, já que o robô não contribui diretamente com os tributos. Bill Gates, em entrevista ao Quartz, sugeriu uma solução: cobrar imposto dos robôs.

É claro, a empresa que fabrica os robôs paga alguns impostos, mas Bill Gates vê que ainda falta raciocínio na situação. Ele defende que o imposto arrecadado poderia ser aplicado em setores nos quais os robôs não podem substituir os humanos, ou em necessidades sociais, como a área da saúde.

“O mundo quer usufruir essa oportunidade de aproveitar todas as mercadorias e serviços que temos hoje e desobstruir o espaço de trabalho ― então deixe-nos fazer um trabalho melhor em ajudar os idosos, ter salas de aula menores e ajudar crianças com necessidades especiais”, argumentou o fundador da Microsoft. Segundo ele, precisamos de pessoas em espaços de trabalho como esses em que a empatia humana é necessária e que faltam pessoas para ajudar.

O raciocínio aqui é mover as pessoas que foram substituídas pela automação do trabalho para outras áreas em que os humanos sejam mais úteis que robôs. O treinamento e o custo do trabalhador, defende ele, seriam financiados pelos impostos que os robôs pagariam, o que hoje nós “abrimos mão”.

A ideia não é nova: a União Europeia analisou uma proposta de cobrar impostos de empresas para indenizar os funcionários que perderam o emprego por causa da automação na indústria, mas a ideia foi rejeitada. Segundo os parlamentares, influenciados pela Federação de Robótica, cobrar imposto em cima da automação criaria barreiras para a inovação.

Em contraponto, Bill Gates explicou que o imposto poderia ser uma forma de tirar o medo que a inovação traz às pessoas que provavelmente serão substituídas por um robô em poucas décadas. A discussão sobre impostos e financiamento também deixa a transição no mercado de trabalho mais lenta, dando tempo para discussões bem complicadas como esta se desenrolarem. E cobrar imposto seria melhor que simplesmente banir a automação.

Será que daria certo?

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Fabio Montarroios
Analfabetismo político a gente encontra até num Zuckerberg, mas um 'analfabeto econômico' bilionário é algo ainda a ser descoberto no cosmos... Ainda bem q esse jovem apareceu pra explicar as coisas!
Matheus Gonçalves
hahahaahah pessoal viaja. Das duas uma, ou eles não sabem o que é socialismo, ou não sabem que você pode ser capitalista e usar o capital para fins sociais.
Hugo Ernesto Braga
E adivinhem quem vai pagar esse imposto lá no final da cadeia comercial: Sim, é você mesmo "abiguinho" estatista, que vai pagar o imposto embutido no custo final do produto, seu otário. Eles vão tirar dinheiro de você mesmo pra garantir seus benefícios governamentais "grátis". Socialistas tendo ideias idiotas desde 1848...
Fabio Montarroios
Bill Gates socialista!? Uma pergunta honesta: qual o problema dessas pessoas? Sério...
Mago Erudito®
Acredito que a sociedade como um todo vai mudar com a automação em massa e para que isso dê certa será sim necessário redistribuir renda isso é inevitável. Agora o no meu ponto de vista o mais crítico é que as benesses da automação vão trazer muito mais riqueza para países já desenvolvidos e que possuem muito capital para investimento em P&D, enquanto que países em desenvolvimento como Brasil, China, Índia e etc vão sofrer com a escassez de empregos qualificados. Resumindo: A automação pode gerar ao mesmo tempo um nível de bem estar nunca antes alcançado em países ricos e condenar países ao subdesenvolvimento eterno.
Deilan Nunes
https://www.youtube.com/watch?v=JUk8g7XnmkM
PPKX XD ?????????
Hahahhahaha, não é piada, é serio cara... não estou tirando uma com a sua cara, tenho uma micro empresa no simples
Guilherme
Se você é empresário, eu sou comunista.
PPKX XD ?????????
Não, sou empresário, mas pago meus impostos em dia...
Guilherme
Só pode ser funcionário público... Nesse caso eu entendo ;)
Higo
Cuidado com essa ideia no Brasil! Aqui vão querer cobrar imposto até de bot do mIRC...
PPKX XD ?????????
Só li: "Eu cometo um crime mas tenha uma boa desculpa pra isso".
Ricardo Rj
Você não tem cérebro.
Guilherme
Sonegação é roubo no seu ponto de vista e do Estado. No meu, é uma defesa contra o roubo do Estado. Não importa se ele vai precisar de dinheiro sempre, ele não deveria nem existir para começo de conversa. Não tô entendendo essa sua lógica
PPKX XD ?????????
Hahahhaha era você mesmo...sonegação é roubo, ponto final, gostemos do estado ou não, e uma administração sempre vai precisar de dinheiro, por menor que ela seja, então sempre haverá imposto, mesmo que mínimo.
Exibir mais comentários